Missão do Curso
Desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão,
favorecendo a formação de filósofos e filósofas que, refletindo criticamente a
realidade em seus múltiplos aspectos, atuem na edificação de uma sociedade
orientada por valores humanos e cristãos.
Objetivo Geral
Desenvolver atividades acadêmicas em que os grandes
problemas filosóficos a respeito do mundo, do ser humano e do transcendente,
sejam tratados de modo histórico e sistemático em diálogo com o debate filosófico-científico
atual.
Objetivos Específicos
·
Possibilitar aos estudantes uma formação básica
filosófica fundamentada no estudo rigoroso dos clássicos em confronto com o
debate filosófico-científico atual;
·
Dominar a terminologia, os métodos de análise
dos problemas filosóficos, as modalidades de argumentação, as técnicas de
leitura e interpretação de textos filosóficos e o uso dos instrumentos
bibliográficos;
·
Desenvolver a habilidade reflexivo-argumentativa
no falar e no escrever;
·
Desenvolver pesquisas em âmbito filosófico que
deem o amadurecimento intelectual suficiente que permita a realização de
atividades culturais e de pesquisa de modo autônomo, possibilitando o
prosseguimento da formação filosófica em níveis de pós-graduação;
·
Capacitar para o conhecimento reflexivo e
crítico da História da Filosofia e da metodologia da pesquisa histórica, em
confronto com os diversos âmbitos da pesquisa filosófica atual;
·
Promover o diálogo da Filosofia com outras áreas
do saber, levando em conta âmbitos diversos de conhecimento, visando uma melhor
compreensão da realidade;
·
Oferecer instrumentos teóricos e metodológicos
que habilitem aos estudos teológicos e a outras áreas do saber, visando uma
melhor atuação profissional;
·
Favorecer a produção de pesquisa em campo
filosófico e sua divulgação em publicações e eventos internos e externos;
·
Desenvolver a atitude crítico-reflexiva diante
da realidade, visando o exercício da cidadania;
·
Capacitar para a compreensão crítico-reflexiva
dos valores, visando o exercício do agir ético;
·
Capacitar ao uso dos principais instrumentos
informáticos no âmbito dos estudos filosóficos como consulta a bancos de dados,
criação de hipertextos, comunicação eletrônica e outros.
Competências a serem
desenvolvidas
·
Raciocinar crítica e criativamente;
·
Saber problematizar a realidade;
·
Refletir sobre a realidade de maneira crítica,
radical e total;
·
Utilizar técnicas que fomentem hábitos de
aprendizagem, de reflexão crítica e criatividade;
·
Capacitar para análise, interpretação e
comentário de textos teóricos;
·
Saber atuar em equipes multidisciplinares;
·
Perceber a realidade como um todo complexo nas
suas múltiplas dimensões;
·
Exercitar o diálogo filosófico respeitando os
diferentes saberes e pessoas;
·
Desenvolver a pluralidade do pensar no
entendimento multicultural;
·
Saber escolher as oportunidades de trabalho
dentro de um mercado multisetorial;
·
Argumentar indutiva e dedutivamente;
·
Saber implementar ações educativas fundamentadas
no pensar criativo-reflexivo com vista ao desenvolvimento do ser humano numa
sociedade sempre renovada.
Campos de Atuação
Profissional
A Faculdade São Luiz está inserida no contexto de um
município e de uma região com alta representatividade econômica e social em
indústrias têxteis e metalúrgicas, em zona turística marítima e rural, bem como
em uma rede educacional vastíssima no ensino infantil, fundamental, médio e
superior. Além do campo educacional formal que é vasto estas áreas de produção
acima citadas poderão oportunizar ao filósofo formado no curso de filosofia
pela Faculdade São Luiz campo de trabalho nas seguintes possibilidades de
atuação:
·
Assessorar instituições de ensino na criação e
implementação de projetos educacionais, sociais e culturais, bem como atuar na
área administrativa;
·
Encaminhar-se ao estudo da Teologia e dedicar-se
às atividades pastorais;
·
Cursar pós-graduação em Filosofia ou em áreas
correlatas do saber;
·
Desempenhar funções administrativas e acadêmicas
junto a universidades e instituições de ensino superior, tanto públicas como
particulares;
·
Atuar junto a instituições que promovam a
pesquisa e a produção intelectual, seja através de publicações, seja mediante a
organização de seminários voltados ao aprofundamento de questões relevantes às
diversas áreas do conhecimento;
·
Prestar assessoria a empresas e instituições na
implantação e no desenvolvimento de programas comunitários, seja de caráter
educativo ou assistencial;
·
Trabalhar na prestação de serviços em hotéis, em
programas de recreação para crianças e adultos que envolvam educação e cultura;
·
Atuar em outros campos, como: jornais, rádio e
TV educativas, educação de adultos, educação solidária, órgãos representativos
de classe.
Ao profissional de outras áreas da atividade científica que
se gradua também em filosofia, abrem-se novas perspectivas de atuação em seu
próprio campo de especialização, mediante o exame crítico de fundamentos a
partir do rigor e método adquiridos no estudo da filosofia.
Perfil do
Profissional a ser formado
Nos tempos atuais, frente à grande difusão e prestígio das
ciências empíricas e da técnica, se faz necessário uma mentalidade filosófica
mais intensa. O ser humano é um ser pensante destinado a viver a vida do
espírito criativo. Sendo a filosofia um poderoso fator de cultura e formação
pessoal, desenvolve várias habilidades e competências na pessoa do estudante.
·
Domínio de conteúdos básicos, históricos e
temáticos da filosofia;
·
O espírito crítico como uma atitude
crítico-reflexiva diante dos acontecimentos pessoais e sociais, levando em
conta seus múltiplos aspectos: causa, consequências, soluções;
·
O agir como pessoa, livre, reflexiva e criativa
no exercício da sua cidadania;
·
A percepção na admissão e solução de problemas
existenciais;
·
A criatividade e a postura ética na apreciação e
julgamento dos fatos;
·
A percepção dos conhecimentos como possíveis de
evolução, assumindo uma posição crítica diante dos mesmos;
·
A compreensão da pessoa humana como um todo vivo
e criativo nas suas diversas dimensões: somática, psíquica e espiritual;
·
Uma estrutura filosófica fundamental que
possibilite a compreensão humana do mundo e da realidade histórica;
·
A consciência de valores: respeito,
solidariedade e responsabilidade para com a vida no cultivo da autonomia
crítica e da liberdade;
·
O espírito de justiça para o bem-comum,
suprimindo qualquer forma de privilégio;
·
Os hábitos importantes da leitura, da correção e
da precisão da linguagem, de ouvir, de pesquisa e produção do conhecimento;
·
A percepção das relações entre a Filosofia e a
Ciência;
·
A crítica na compreensão da fé integrada à
razão;
·
A percepção da dimensão religiosa como
componente essencial do ser humano;
·
A busca da verdade em tudo;
·
O respeito e promoção da vida, em todas as suas
manifestações.
O corpo docente possui titulação e habilitação adequada na área de conhecimento específico da disciplina a ser ministrada, objetivando conhecimento teórico e prático.
Aléssio da Rosa
Coordenador
alessio.rosa@prof.saoluiz.edu.br
Adilson Colombi
adilson.colombi@prof.saoluiz.edu.br
Celso Kraemer
celso.kraemer@prof.saoluiz.edu.br
Eduardo Dalabeneta
eduardo.dalabeneta@prof.saoluiz.edu.br
Jaime Ludwig
jaime.ludwig@prof.saoluiz.edu.br
José Francisco dos Santos
jose.santos@prof.saoluiz.edu.br
Lara Emanuele da Luz
lara.luz@prof.saoluiz.edu.br
Luiz Carlos Berri
luiz.berri@prof.saoluiz.edu.br
Nivaldo Alves de Souza
nivaldo.souza@prof.saoluiz.edu.br
Paulo Becher Júnior
paulo.becher@prof.saoluiz.edu.br
Vitor Galdino Feller
vitor.feller@prof.saoluiz.edu.br
Com o foco em uma formação superior diferenciada para o mercado brasileiro, a Faculdade São Luiz oferece diversas disciplinas que efetivamente resultam no perfil de um Filósofo preparado para os mais complexos desafios do mercado de trabalho.
Entende-se avaliação como um processo contínuo e integrado
ao ensino aprendizagem, dentro da articulação teoria-prática e a realidade
vivencial do sujeito aprendente e a instituição, na perspectiva de apontar
alternativas para a resolução de situações imprevisíveis, transitórias e
multidimensionais. Na especificidade do ensino são procedimentos
didático-pedagógicos diversos, que sob critérios compartilhados de comum acordo
entre os sujeitos envolvidos no processo, visam perceber dados qualitativos e
quantitativos na relação e na produção efetiva ocorrida nos instrumentos
aplicados, visando à formação de um ser humano crítico, criativo e reflexivo que
desenvolva o saber pensar, saber fazer, saber conhecer, saber viver com os
outros. É feita por disciplina, considerando a frequência e o aproveitamento do
aluno. O discente deve recuperar notas, quando não atingir o patamar mínimo
necessário na competência ou no bimestre, antes do encerramento do módulo. Avaliação do
rendimento acadêmico Resultado em duas notas parciais bimestrais N1 e N2. Frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) Média semestral maior ou igual a 6,0 (seis) pontos.
Segunda a Sexta-feira
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