Missão do Curso

      Desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, favorecendo a formação de filósofos e filósofas que, refletindo criticamente a realidade em seus múltiplos aspectos, atuem na edificação de uma sociedade orientada por valores humanos e cristãos.

       

      Objetivo Geral

      Desenvolver atividades acadêmicas em que os grandes problemas filosóficos a respeito do mundo, do ser humano e do transcendente, sejam tratados de modo histórico e sistemático em diálogo com o debate filosófico-científico atual.

       

      Objetivos Específicos

      ·         Possibilitar aos estudantes uma formação básica filosófica fundamentada no estudo rigoroso dos clássicos em confronto com o debate filosófico-científico atual;

      ·         Dominar a terminologia, os métodos de análise dos problemas filosóficos, as modalidades de argumentação, as técnicas de leitura e interpretação de textos filosóficos e o uso dos instrumentos bibliográficos;

      ·         Desenvolver a habilidade reflexivo-argumentativa no falar e no escrever;

      ·         Desenvolver pesquisas em âmbito filosófico que deem o amadurecimento intelectual suficiente que permita a realização de atividades culturais e de pesquisa de modo autônomo, possibilitando o prosseguimento da formação filosófica em níveis de pós-graduação;

      ·         Capacitar para o conhecimento reflexivo e crítico da História da Filosofia e da metodologia da pesquisa histórica, em confronto com os diversos âmbitos da pesquisa filosófica atual;

      ·         Promover o diálogo da Filosofia com outras áreas do saber, levando em conta âmbitos diversos de conhecimento, visando uma melhor compreensão da realidade;

      ·         Oferecer instrumentos teóricos e metodológicos que habilitem aos estudos teológicos e a outras áreas do saber, visando uma melhor atuação profissional;

      ·         Favorecer a produção de pesquisa em campo filosófico e sua divulgação em publicações e eventos internos e externos;

      ·         Desenvolver a atitude crítico-reflexiva diante da realidade, visando o exercício da cidadania;

      ·         Capacitar para a compreensão crítico-reflexiva dos valores, visando o exercício do agir ético;

      ·         Capacitar ao uso dos principais instrumentos informáticos no âmbito dos estudos filosóficos como consulta a bancos de dados, criação de hipertextos, comunicação eletrônica e outros.

       

      Competências a serem desenvolvidas

      ·         Raciocinar crítica e criativamente;

      ·         Saber problematizar a realidade;

      ·         Refletir sobre a realidade de maneira crítica, radical e total;

      ·         Utilizar técnicas que fomentem hábitos de aprendizagem, de reflexão crítica e criatividade;

      ·         Capacitar para análise, interpretação e comentário de textos teóricos;

      ·         Saber atuar em equipes multidisciplinares;

      ·         Perceber a realidade como um todo complexo nas suas múltiplas dimensões;

      ·         Exercitar o diálogo filosófico respeitando os diferentes saberes e pessoas;

      ·         Desenvolver a pluralidade do pensar no entendimento multicultural;

      ·         Saber escolher as oportunidades de trabalho dentro de um mercado multisetorial;

      ·         Argumentar indutiva e dedutivamente;

      ·         Saber implementar ações educativas fundamentadas no pensar criativo-reflexivo com vista ao desenvolvimento do ser humano numa sociedade sempre renovada.

       

      Campos de Atuação Profissional

      A Faculdade São Luiz está inserida no contexto de um município e de uma região com alta representatividade econômica e social em indústrias têxteis e metalúrgicas, em zona turística marítima e rural, bem como em uma rede educacional vastíssima no ensino infantil, fundamental, médio e superior. Além do campo educacional formal que é vasto estas áreas de produção acima citadas poderão oportunizar ao filósofo formado no curso de filosofia pela Faculdade São Luiz campo de trabalho nas seguintes possibilidades de atuação:

      ·         Assessorar instituições de ensino na criação e implementação de projetos educacionais, sociais e culturais, bem como atuar na área administrativa;

      ·         Encaminhar-se ao estudo da Teologia e dedicar-se às atividades pastorais;

      ·         Cursar pós-graduação em Filosofia ou em áreas correlatas do saber;

      ·         Desempenhar funções administrativas e acadêmicas junto a universidades e instituições de ensino superior, tanto públicas como particulares;

      ·         Atuar junto a instituições que promovam a pesquisa e a produção intelectual, seja através de publicações, seja mediante a organização de seminários voltados ao aprofundamento de questões relevantes às diversas áreas do conhecimento;

      ·         Prestar assessoria a empresas e instituições na implantação e no desenvolvimento de programas comunitários, seja de caráter educativo ou assistencial;

      ·         Trabalhar na prestação de serviços em hotéis, em programas de recreação para crianças e adultos que envolvam educação e cultura;

      ·         Atuar em outros campos, como: jornais, rádio e TV educativas, educação de adultos, educação solidária, órgãos representativos de classe.

      Ao profissional de outras áreas da atividade científica que se gradua também em filosofia, abrem-se novas perspectivas de atuação em seu próprio campo de especialização, mediante o exame crítico de fundamentos a partir do rigor e método adquiridos no estudo da filosofia.

       

      Perfil do Profissional a ser formado

      Nos tempos atuais, frente à grande difusão e prestígio das ciências empíricas e da técnica, se faz necessário uma mentalidade filosófica mais intensa. O ser humano é um ser pensante destinado a viver a vida do espírito criativo. Sendo a filosofia um poderoso fator de cultura e formação pessoal, desenvolve várias habilidades e competências na pessoa do estudante.

      ·         Domínio de conteúdos básicos, históricos e temáticos da filosofia;

      ·         O espírito crítico como uma atitude crítico-reflexiva diante dos acontecimentos pessoais e sociais, levando em conta seus múltiplos aspectos: causa, consequências, soluções;

      ·         O agir como pessoa, livre, reflexiva e criativa no exercício da sua cidadania;

      ·         A percepção na admissão e solução de problemas existenciais;

      ·         A criatividade e a postura ética na apreciação e julgamento dos fatos;

      ·         A percepção dos conhecimentos como possíveis de evolução, assumindo uma posição crítica diante dos mesmos;

      ·         A compreensão da pessoa humana como um todo vivo e criativo nas suas diversas dimensões: somática, psíquica e espiritual;

      ·         Uma estrutura filosófica fundamental que possibilite a compreensão humana do mundo e da realidade histórica;

      ·         A consciência de valores: respeito, solidariedade e responsabilidade para com a vida no cultivo da autonomia crítica e da liberdade;

      ·         O espírito de justiça para o bem-comum, suprimindo qualquer forma de privilégio;

      ·         Os hábitos importantes da leitura, da correção e da precisão da linguagem, de ouvir, de pesquisa e produção do conhecimento;

      ·         A percepção das relações entre a Filosofia e a Ciência;

      ·         A crítica na compreensão da fé integrada à razão;

      ·         A percepção da dimensão religiosa como componente essencial do ser humano;

      ·         A busca da verdade em tudo;

      ·         O respeito e promoção da vida, em todas as suas manifestações.

      O corpo docente possui titulação e habilitação adequada na área de conhecimento específico da disciplina a ser ministrada, objetivando conhecimento teórico e prático.

    • Aléssio da Rosa

      Aléssio da Rosa
      Coordenador
      alessio.rosa@prof.saoluiz.edu.br

    • Adilson Colombi

      Adilson Colombi
      adilson.colombi@prof.saoluiz.edu.br

    • Celso Kraemer

      Celso Kraemer
      celso.kraemer@prof.saoluiz.edu.br

    • Eduardo Dalabeneta

      Eduardo Dalabeneta
      eduardo.dalabeneta@prof.saoluiz.edu.br

    • Jaime Ludwig

      Jaime Ludwig
      jaime.ludwig@prof.saoluiz.edu.br

    • José Francisco dos Santos

      José Francisco dos Santos
      jose.santos@prof.saoluiz.edu.br

    • Lara Emanuele da Luz

      Lara Emanuele da Luz
      lara.luz@prof.saoluiz.edu.br

    • Luiz Carlos Berri

      Luiz Carlos Berri
      luiz.berri@prof.saoluiz.edu.br

    • Nivaldo Alves de Souza

      Nivaldo Alves de Souza
      nivaldo.souza@prof.saoluiz.edu.br

    • Paulo Becher Júnior

      Paulo Becher Júnior
      paulo.becher@prof.saoluiz.edu.br

    • Vitor Galdino Feller

      Vitor Galdino Feller
      vitor.feller@prof.saoluiz.edu.br

      Com o foco em uma formação superior diferenciada para o mercado brasileiro, a Faculdade São Luiz oferece diversas disciplinas que efetivamente resultam no perfil de um Filósofo preparado para os mais complexos desafios do mercado de trabalho.


      Grade de Disciplinas (Confira aqui)

      Entende-se avaliação como um processo contínuo e integrado ao ensino aprendizagem, dentro da articulação teoria-prática e a realidade vivencial do sujeito aprendente e a instituição, na perspectiva de apontar alternativas para a resolução de situações imprevisíveis, transitórias e multidimensionais.

      Na especificidade do ensino são procedimentos didático-pedagógicos diversos, que sob critérios compartilhados de comum acordo entre os sujeitos envolvidos no processo, visam perceber dados qualitativos e quantitativos na relação e na produção efetiva ocorrida nos instrumentos aplicados, visando à formação de um ser humano crítico, criativo e reflexivo que desenvolva o saber pensar, saber fazer, saber conhecer, saber viver com os outros. É feita por disciplina, considerando a frequência e o aproveitamento do aluno. O discente deve recuperar notas, quando não atingir o patamar mínimo necessário na competência ou no bimestre, antes do encerramento do módulo.

       

      Avaliação do rendimento acadêmico

      Resultado em duas notas parciais bimestrais N1 e N2.

      Frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento)

      Média semestral maior ou igual a 6,0 (seis) pontos.

      O Centro Acadêmico de Filosofia (CAF), é o órgão representativo do corpo discente do Curso de Filosofia da Faculdade São Luiz.
       
      São objetivos do CAF:
      Ser o órgão oficial de representação dos acadêmicos de Filosofia.
      Promover eventos sócio-culturais.
      Defender os direitos e reivindicações de seus membros junto à direção, aos professores e à sociedade.
      Convocar os estudantes para debate de seus problemas, visando a busca de solução.


    • Segunda a Sexta-feira

      7h50 - 11h30

      A Faculdade São Luiz realiza anualmente o Simpósio de Filosofia , que começou a adotar o formato de triênio a partir de 2013. O objetivo do simpósio é proporcionar espaço para análises, reflexões e debates sobre as ideias de filósofos, indo além da discussão teórica para buscar uma visão dinâmica das reflexões, resultando em novas perspectivas sobre as ações e relacionamentos humanos no contexto atual.


    • XX (2022) A Originalidade do Pensamento de Edith Stein.
      Mantendo o espírito trienal com o qual os simpósios são realizados em nossa instituição, o 20º Simpósio, em 2022, é dedicado ao núcleo filosófico do pensamento de Edith Stein, àquilo que lhe é próprio e originário. Afinal, ela é filósofa em sua formação universitária, no método de investigação, nos temas e por meio dessa postura a pensadora ilumina regiões epistemológicas distintas com o rigor da reflexão filosófica.

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    • XIX (2021) Por uma Ética Planetária em Hans Jonas
      Por uma ética planetária em Hans Jonas. Este é o tema do XIX Simpósio de Filosofia, que aborda os temas: poluição do meio ambiente, contaminação do solo e da água e as mudanças climáticas, a partir do ponto de vista do pensador Hans Jonas, que apresenta o ser humano como alguém capaz de produzir coisas boas, a partir da tecnologia.

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    • XVIII (2020) Questão de Bioética na Obra de Hans Jonas.
      Em 2020, o XVIII Simpósio de Filosofia tem como fio condutor, o âmbito da pesquisa em Filosofia, tanto no Brasil como também no exterior, o pensamento de Hans Jonas como objeto de investigações, bem como de debates, em eventos de maior ou menor abrangência, dedicados aos mais diversos aspectos de sua obra. Um destes aspectos é a relação de sua ética da responsabilidade com questões práticas no âmbito da pesquisa em medicina e nas demais áreas das ciências naturais.

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    • XVII (2019) O Princípio da Responsabilidade de Hans Jonas e o Desafio Tecnológico na Contemporaneidade.
      O XVII Simpósio de Filosofia, tem como principal objetivo promover um evento científico para refletir acerca das ideias-base do pensamento de Hans Jonas, com objetivo de compreender o princípio da responsabilidade da sua teoria e o desafio tecnológico na contemporaneidade. Além disso, oportunizar um espaço com conferências, comunicações orais para a socialização do conhecimento filosófico e científico sobre o tema, e refletir sobre o uso das novas tecnologias como elemento para uma convivência harmoniosa pautada na responsabilidade jonasiana, serão pautas nesta discussão.

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    • XVI (2018) Alasdair Macintyre: Aristotélico ou Tomista?
      A proposta do XVI Simpósio de Filosofia é de desenvolver reflexões a respeito da construção do pensamento de Macintyre, numa tentativa de compreensão das bases e fases que constituem sua abordagem e de como ele articula suas ideias sendo influenciado pelo aristotelismo e pelo tomismo. Tais reflexões são importantes, na medida em que explicitam o enraizamento teórico da abordagem de MacIntyre, além de convidar os participantes a revisitarem tanto as concepções éticas quanto às concepções políticas de Aristóteles e Tomás de Aquino. O que conduz, a partir da articulação macIntyriana, a reflexões do espaço que conceitos tais como natureza humana, virtude e comunidade têm no contexto contemporâneo. Isso permite novos olhares não somente com relação a tais conceitos, mas também com relação às ações e relacionamentos humanos em geral.

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    • XV (2017) A Política na Perspectiva de Alasdair Macintyre.
      O XIV Simpósio estendeu as reflexões éticas de Tomás de Aquino, bem como direcionou as reflexões da ética tomista para o contexto contemporâneo, tendo em vista a influência aristotélico-tomista na abordagem ética de Alasdair MacIntyre. A proposta do XV Simpósio de Filosofia é analisar as consequências políticas da abordagem de Alasdair MacIntyre. A crítica de MacIntyre à justificação racional impessoal e histórica do projeto ético iluminista se traduz em crítica ao projeto de uma sociedade liberal e individualista. O autor fundamenta sua abordagem numa visão teleológica de ser humano constituído na narrativa histórica que situa as ações morais no quadro de um conjunto de princípios e padrões racionais que resultam de debates internos e externos às tradições

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    • XIV (2016) A Ética das Virtudes de Alasdair Macintyre.
      A Faculdade São Luiz realiza anualmente seu Simpósio de Filosofia. Em 2013, o evento iniciou o formato de triênio, o qual tratou nos anos de 2013, 2014 e 2015 da Filosofia de Santo Tomás de Aquino. Em 2016, em sua XIV edição, teve início o triênio que tratará sobre a Filosofia de Alasdair MacIntyre em três aspectos: Ética, Política e Metafilosofia. No evento que aconteceu de 26 e 28 de outubro de 2016, ocorreram conferências, mesas-redondas e comunicações sobre a “Ética das virtudes” proposta por Alasdair MacIntyre. Esta ética salienta a construção da racionalidade prática em contextos históricos específicos, nos quais as virtudes são definidas como disposições que além de manterem práticas, alcançando os bens internos a estas práticas, conduzem à busca do bem.

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    • XIII (2015) A Ética em Tomás de Aquino
      O XIII Simpósio de Filosofia da Faculdade São Luiz insere-se no triênio acadêmico dedicado à memória da vida, das obras e do pensamento filosófico de Tomás de Aquino (1225-1274). Consagrado agora à antropologia de Tomás de Aquino, o XIII Simpósio estrutura-se em três partes complementares entre si com o duplo desafio de fazer memória de um autor medieval e fazê-lo de modo atual, conforme as exigências filosóficas de nosso tempo. A primeira parte do XIII Simpósio dedica-se a meditar sobre as razões para rememorar atualmente a antropologia de Tomás de Aquino, com atenção aos desafios que enfrentou em seu contexto histórico-doutrinal. A segunda concentra-se na originalidade da metafísica tomista do ser e da pessoa humana para apontar o seu sentido transcendente. A terceira, enfim, apresenta a atualidade da hermenêutica filosófica da pessoa humana como ser capaz para o reconhecimento da dignidade de cada um e de todos os seres humanos. O XIII Simpósio de Filosofia almeja, assim, ser uma ocasião para a meditação sobre a memória e a atualidade da filosofia do ser e da pessoa humana em Tomás de Aquino.

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