Missão do Curso

    Desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, favorecendo a formação de filósofos e filósofas que, refletindo criticamente a realidade em seus múltiplos aspectos, atuem na edificação de uma sociedade orientada por valores humanos e cristãos.

     

    Objetivo Geral

    Desenvolver atividades acadêmicas em que os grandes problemas filosóficos a respeito do mundo, do ser humano e do transcendente, sejam tratados de modo histórico e sistemático em diálogo com o debate filosófico-científico atual.

     

    Objetivos Específicos

    ·         Possibilitar aos estudantes uma formação básica filosófica fundamentada no estudo rigoroso dos clássicos em confronto com o debate filosófico-científico atual;

    ·         Dominar a terminologia, os métodos de análise dos problemas filosóficos, as modalidades de argumentação, as técnicas de leitura e interpretação de textos filosóficos e o uso dos instrumentos bibliográficos;

    ·         Desenvolver a habilidade reflexivo-argumentativa no falar e no escrever;

    ·         Desenvolver pesquisas em âmbito filosófico que deem o amadurecimento intelectual suficiente que permita a realização de atividades culturais e de pesquisa de modo autônomo, possibilitando o prosseguimento da formação filosófica em níveis de pós-graduação;

    ·         Capacitar para o conhecimento reflexivo e crítico da História da Filosofia e da metodologia da pesquisa histórica, em confronto com os diversos âmbitos da pesquisa filosófica atual;

    ·         Promover o diálogo da Filosofia com outras áreas do saber, levando em conta âmbitos diversos de conhecimento, visando uma melhor compreensão da realidade;

    ·         Oferecer instrumentos teóricos e metodológicos que habilitem aos estudos teológicos e a outras áreas do saber, visando uma melhor atuação profissional;

    ·         Favorecer a produção de pesquisa em campo filosófico e sua divulgação em publicações e eventos internos e externos;

    ·         Desenvolver a atitude crítico-reflexiva diante da realidade, visando o exercício da cidadania;

    ·         Capacitar para a compreensão crítico-reflexiva dos valores, visando o exercício do agir ético;

    ·         Capacitar ao uso dos principais instrumentos informáticos no âmbito dos estudos filosóficos como consulta a bancos de dados, criação de hipertextos, comunicação eletrônica e outros.

     

    Competências a serem desenvolvidas

    ·         Raciocinar crítica e criativamente;

    ·         Saber problematizar a realidade;

    ·         Refletir sobre a realidade de maneira crítica, radical e total;

    ·         Utilizar técnicas que fomentem hábitos de aprendizagem, de reflexão crítica e criatividade;

    ·         Capacitar para análise, interpretação e comentário de textos teóricos;

    ·         Saber atuar em equipes multidisciplinares;

    ·         Perceber a realidade como um todo complexo nas suas múltiplas dimensões;

    ·         Exercitar o diálogo filosófico respeitando os diferentes saberes e pessoas;

    ·         Desenvolver a pluralidade do pensar no entendimento multicultural;

    ·         Saber escolher as oportunidades de trabalho dentro de um mercado multisetorial;

    ·         Argumentar indutiva e dedutivamente;

    ·         Saber implementar ações educativas fundamentadas no pensar criativo-reflexivo com vista ao desenvolvimento do ser humano numa sociedade sempre renovada.

     

    Campos de Atuação Profissional

    A Faculdade São Luiz está inserida no contexto de um município e de uma região com alta representatividade econômica e social em indústrias têxteis e metalúrgicas, em zona turística marítima e rural, bem como em uma rede educacional vastíssima no ensino infantil, fundamental, médio e superior. Além do campo educacional formal que é vasto estas áreas de produção acima citadas poderão oportunizar ao filósofo formado no curso de filosofia pela Faculdade São Luiz campo de trabalho nas seguintes possibilidades de atuação:

    ·         Assessorar instituições de ensino na criação e implementação de projetos educacionais, sociais e culturais, bem como atuar na área administrativa;

    ·         Encaminhar-se ao estudo da Teologia e dedicar-se às atividades pastorais;

    ·         Cursar pós-graduação em Filosofia ou em áreas correlatas do saber;

    ·         Desempenhar funções administrativas e acadêmicas junto a universidades e instituições de ensino superior, tanto públicas como particulares;

    ·         Atuar junto a instituições que promovam a pesquisa e a produção intelectual, seja através de publicações, seja mediante a organização de seminários voltados ao aprofundamento de questões relevantes às diversas áreas do conhecimento;

    ·         Prestar assessoria a empresas e instituições na implantação e no desenvolvimento de programas comunitários, seja de caráter educativo ou assistencial;

    ·         Trabalhar na prestação de serviços em hotéis, em programas de recreação para crianças e adultos que envolvam educação e cultura;

    ·         Atuar em outros campos, como: jornais, rádio e TV educativas, educação de adultos, educação solidária, órgãos representativos de classe.

    Ao profissional de outras áreas da atividade científica que se gradua também em filosofia, abrem-se novas perspectivas de atuação em seu próprio campo de especialização, mediante o exame crítico de fundamentos a partir do rigor e método adquiridos no estudo da filosofia.

     

    Perfil do Profissional a ser formado

    Nos tempos atuais, frente à grande difusão e prestígio das ciências empíricas e da técnica, se faz necessário uma mentalidade filosófica mais intensa. O ser humano é um ser pensante destinado a viver a vida do espírito criativo. Sendo a filosofia um poderoso fator de cultura e formação pessoal, desenvolve várias habilidades e competências na pessoa do estudante.

    ·         Domínio de conteúdos básicos, históricos e temáticos da filosofia;

    ·         O espírito crítico como uma atitude crítico-reflexiva diante dos acontecimentos pessoais e sociais, levando em conta seus múltiplos aspectos: causa, consequências, soluções;

    ·         O agir como pessoa, livre, reflexiva e criativa no exercício da sua cidadania;

    ·         A percepção na admissão e solução de problemas existenciais;

    ·         A criatividade e a postura ética na apreciação e julgamento dos fatos;

    ·         A percepção dos conhecimentos como possíveis de evolução, assumindo uma posição crítica diante dos mesmos;

    ·         A compreensão da pessoa humana como um todo vivo e criativo nas suas diversas dimensões: somática, psíquica e espiritual;

    ·         Uma estrutura filosófica fundamental que possibilite a compreensão humana do mundo e da realidade histórica;

    ·         A consciência de valores: respeito, solidariedade e responsabilidade para com a vida no cultivo da autonomia crítica e da liberdade;

    ·         O espírito de justiça para o bem-comum, suprimindo qualquer forma de privilégio;

    ·         Os hábitos importantes da leitura, da correção e da precisão da linguagem, de ouvir, de pesquisa e produção do conhecimento;

    ·         A percepção das relações entre a Filosofia e a Ciência;

    ·         A crítica na compreensão da fé integrada à razão;

    ·         A percepção da dimensão religiosa como componente essencial do ser humano;

    ·         A busca da verdade em tudo;

    ·         O respeito e promoção da vida, em todas as suas manifestações.

    O corpo docente possui titulação e habilitação adequada na área de conhecimento específico da disciplina a ser ministrada, objetivando conhecimento teórico e prático.

  • Aléssio da Rosa

    Aléssio da Rosa
    Coordenador
    alessio.rosa@prof.saoluiz.edu.br

  • Adilson Colombi

    Adilson Colombi
    adilson.colombi@prof.saoluiz.edu.br

  • Antonio Clovis Gartner

    Antonio Clovis Gartner
    antonio.gartner@prof.saoluiz.edu.br

  • Celso Kraemer

    Celso Kraemer
    celso.kraemer@prof.saoluiz.edu.br

  • Eduardo Dalabeneta

    Eduardo Dalabeneta
    eduardo.dalabeneta@prof.saoluiz.edu.br

  • Halina Macedo Leal

    Halina Macedo Leal
    halina.leal@prof.saoluiz.edu.br

  • José Francisco dos Santos

    José Francisco dos Santos
    jose.santos@prof.saoluiz.edu.br

  • Luiz Carlos Berri

    Luiz Carlos Berri
    luiz.berri@prof.saoluiz.edu.br

  • Marcio Huber

    Marcio Huber
    marcio.huber@prof.saoluiz.edu.br

  • Nivaldo Alves de Souza

    Nivaldo Alves de Souza
    nivaldo.souza@prof.saoluiz.edu.br

  • Rubens Rieg

    Rubens Rieg
    rubens.rieg@saoluiz.edu.br

  • Vitor Galdino Feller

    Vitor Galdino Feller
    vitor.feller@prof.saoluiz.edu.br

  • Paulo Becher

    Paulo Becher
    paulo.becher@prof.saoluiz.edu.br

    Com o foco em uma formação superior diferenciada para o mercado brasileiro, a Faculdade São Luiz oferece diversas disciplinas que efetivamente resultam no perfil de um Filósofo preparado para os mais complexos desafios do mercado de trabalho.


    Grade de Disciplinas (Confira aqui)

    Entende-se avaliação como um processo contínuo e integrado ao ensino aprendizagem, dentro da articulação teoria-prática e a realidade vivencial do sujeito aprendente e a instituição, na perspectiva de apontar alternativas para a resolução de situações imprevisíveis, transitórias e multidimensionais.

    Na especificidade do ensino são procedimentos didático-pedagógicos diversos, que sob critérios compartilhados de comum acordo entre os sujeitos envolvidos no processo, visam perceber dados qualitativos e quantitativos na relação e na produção efetiva ocorrida nos instrumentos aplicados, visando à formação de um ser humano crítico, criativo e reflexivo que desenvolva o saber pensar, saber fazer, saber conhecer, saber viver com os outros. É feita por disciplina, considerando a frequência e o aproveitamento do aluno. O discente deve recuperar notas, quando não atingir o patamar mínimo necessário na competência ou no bimestre, antes do encerramento do módulo.

     

    Avaliação do rendimento acadêmico

    a) 1° Bimestre: as provas escritas, orais e práticas, exercícios, trabalhos, seminários e outros instrumentos avaliativos, formarão uma nota (N1).

    N1 (Média de um conjunto de avaliações, cujo peso é determinado livremente pelo(a) professor(a)).

    b) 2° Bimestre: as provas escritas, orais e práticas, exercícios, trabalhos, seminários e outros instrumentos avaliativos.

    N2 (Média de um conjunto de avaliações, cujo peso é determinado livremente pelo(a) professor(a)).

    (N1 + N2) / 2 = M1

    c) Final do semestre: prova escrita que compreende o conjunto dos conteúdos da disciplina.

    N3 (Nota da Prova escrita)

    (M1 + N3) /2 = M2

    (5,0) Para ser aprovado

    O Centro Acadêmico de Filosofia (CAF), é o órgão representativo do corpo discente do Curso de Filosofia da Faculdade São Luiz.
     
    São objetivos do CAF:
    Ser o órgão oficial de representação dos acadêmicos de Filosofia.
    Promover eventos sócio-culturais.
    Defender os direitos e reivindicações de seus membros junto à direção, aos professores e à sociedade.
    Convocar os estudantes para debate de seus problemas, visando a busca de solução.


  • Segunda-feira

    7h20 - 11h40

  • Terça-feira

    7h20 - 11h40

  • Quarta-feira

    7h20 - 11h40

  • Quinta-feira

    7h20 - 11h40

  • Sexta-feira

    7h20 - 11h40

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