Faculdade São Luiz promove XIX Simpósio de Filosofia

Evento aberto e gratuito contará com a presença de conferencista internacional

Ensino Superior

29.09.2021 - 15:15:22 | 3 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Faculdade São Luiz promove XIX Simpósio de Filosofia

Na noite da próxima quarta e quinta-feira, 6 e 7 de outubro, o Colégio e Faculdade São Luiz realiza o XIX Simpósio de Filosofia, com o tema “Por uma Ética Planetária em Hans Jonas”. O evento será virtual, transmitido pelo canal do Youtube da instituição, aberto e gratuito à comunidade.
“É um momento de encontro para a discussão de um tema importante e atual, que se trata de uma ética mais expandida, planetária. E, seguindo os dois anos anteriores, escolhemos como reflexão o pensador Hans Jonas, de ascendência judaica, que apresenta o ser humano como alguém capaz de produzir coisas boas, a partir da tecnologia. No entanto, surge a pergunta: até onde isso nos conduz para um caminho bom? A tecnologia melhora a humanidade ou existe um limite?”, comenta o vice-diretor do Colégio e Faculdade São Luiz, padre Aléssio da Rosa. 
A poluição do meio ambiente, contaminação do solo e da água e as mudanças climáticas serão abordadas no encontro, que inicia na quarta-feira, às 19h30, com a abertura do diretor da instituição, Padre Silvano João da Costa. Na sequência, o Bispo de Rio Grande (RS), Dom Dom Ricardo Hoepers, apresenta o tema “A ética de Hans Jonas e a ecologia integral da “Laudato Si”, do Papa Francisco”. “Será traçado um paralelo entre a encíclica sobre ecologia e a obra do pensador escolhido”, detalha padre Aléssio. 
Na quinta-feira, 7 de outubro, o XIX Simpósio de Filosofia será retomado às 19h30, com transmissão ao vivo. Nesta segunda noite, o evento receberá dois conferencistas, cujo primeiro é um convidado internacional: Dr. Luca Valera, do Chile, que apresentará a tese “Genoma Humano e o paradigma “homem objeto da técnica”. 
“No segundo momento teremos o professor Jelson de Oliveira, que é alguém de importância nas redes sociais e na mídia. Ele, inclusive, já esteve conosco no primeiro ano do simpósio, em que discutimos Hans Jonas. Sua palestra será “Princípio Responsabilidade de Jonas e os desafios para uma Ética Planetária””, pontua o vice-diretor. 
Às 21h inicia o debate, estando previsto o encerramento do Simpósio para as 21h50.
As inscrições antecipadas, que oferecem certificação de presença, podem ser feitas no link https://saoluiz.jacad.com.br/academico/eventos/quero-me-inscrever/53. Para quem não precisa de certificado, basta acessar o canal do Youtube do Colégio e Faculdade São Luiz nos dias do evento.
Mais informações pelo telefone (47) 3351-1200. 

Programação
Por uma Ética Planetária em HANS JONAS

6 de outubro, quarta-feira
19h30 - Abertura do XIX Simpósio de Filosofia (Prof. Me. Pe. Silvano João da Costa - Diretor (FSL e CSL)
Memória – Simpósios em Hans Jonas 2019-2021 na FSL
Prof. Dr. Aléssio da Rosa (FSL)
20h - Conferência com Dom Ricardo Hoepers – Bispo de Rio Grande – RS
Tema: A ética de Hans Jonas e a ecologia integral da ‘Laudato Si’ do Papa Francisco

7 de outubro, quinta-feira
19h30 – Abertura dos trabalhos
19h35 – Conferência 1 - Genoma Humano e o paradigma “homem objeto da técnica”
Prof. Dr. Luca Valera (PUC, Chile)
20h15 – Conferência 2 - Princípio Responsabilidade de Jonas e os desafios para uma Ética Planetária
Jelson de Oliveira – (PUCPR)
21h00 – Debate aberto
21h40 – Apresentação do autor (a) para os próximos Simpósios (Prof. Me. Eduardo Dalabeneta);
21h50 - Encerramento do XIX Simpósio

Outros de Imprensa
Mais em Ensino Superior
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.