Faculdade São Luiz

A Faculdade São Luiz, credenciada pelo MEC em 2004, insere-se em uma longa tradição de ensino de Filosofia em Brusque (SC). A Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, com o objetivo de atender às necessidades formativas de seus membros, criou um curso de Filosofia, em 1933. Iniciava assim a sua atuação no campo dos estudos filosóficos que perdura até os dias atuais.
Em 1973, por iniciativa dos professores do Curso de Filosofia, foi criada a Fundação Educacional de Brusque (FEBE) e a Escola Superior de Estudos Sociais (ESES) que habilitava professores para o ensino de Educação Moral e Cívica através do Curso de Estudos Sociais. Atendia tanto à necessidade de preparação de professores para a rede de ensino municipal e estadual na região, como também aos estudantes da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.
No ano de 2000, por razão de remanejamento interno de seu sistema formativo, a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus resolveu criar sua própria Instituição de Ensino Superior, que veio a se chamar Faculdade São Luiz, com a finalidade de oferecer um curso livre de Filosofia para seus estudantes.
Em 2003 a popularidade do ensino e o reconhecimento da comunidade possibilitaram à instituição dar mais um importante passo na construção da sua história. levou a instituição a um novo patamar. Neste mesmo ano a Faculdade São Luiz entrou com o pedido de credenciamento para oferta de ensino superior e autorização de funcionamento do curso de Filosofia, e no dia 18 de novembro de 2004 foi credenciada pelo MEC, dando início ao seu primeiro Processo de Seleção, com 78 alunos matriculados.
Com o padrão de Ensino Superior consolidado, a Faculdade São Luiz começou seu processo de expansão. No dia 7 de novembro de 2013, obteve autorização de funcionamento do Curso de Administração (Bacharelado) pelo MEC Conceito de Curso nota 4 (de 1-5).

 
Não basta fazer bem aquilo que fazemos, é preciso fazê-lo com amor
[ Pe. Dehon ]
  • Objetivos Gerais

    Como instituição confessional católica, a Faculdade São Luiz alicerça toda a sua atividade em uma visão integral e cristã de pessoa humana, considerada em suas dimensões corporal, psíquica e espiritual e em suas relações consigo mesma, e com o mundo: • Buscar, por um processo avaliativo permanente, níveis de elevada qualidade de ensino, pesquisa e extensão; • Formar profissionais de nível superior que, pela competência teórica e prática, contribuam eficazmente para o desenvolvimento da sociedade; • Promover atividades de investigação que visem o conhecimento da realidade regional e que resultem em soluções criativas para a comunidade e o meio; • Estender à comunidade, sob forma de cursos e serviços especiais, as atividades de ensino e de pesquisa.

 
 
  • Ato Regulatório
  • CPA
  • Regimento
  • Egressos

Institucional

Recredenciamento: Portaria nº 762 de 18/09/2020 / D.O.U 21/09/2020.
Credenciamento: Portaria MEC 3.830 de 18/11/2004 / D.O.U. 19/11/2004.

Administração
Renovação de Reconhecimento de Curso: Portaria nº 208 de 25/06/2020 / D.O.U 07/07/2020.
Reconhecimento de Curso: Portaria nº 520 de 26/07/2018 / D.O.U. 31/07/2018.
Autorização: Portaria 567 de 07/11/2013 / D.O.U. 08/11/2013.

Filosofia
Renovação de Reconhecimento de Curso: Portaria nº 917 de 07/12/2018 / D.O.U 28/12/2018..
Reconhecimento de Curso: Portaria nº 384 de 19/03/2009 / D.O.U. 20/03/2009.
Autorização: Portaria MEC 3.831 de 18/11/2004 / D.O.U. 19/11/2004.


Avaliação Institucional
O processo de avaliação interna na Faculdade São Luiz, começa orientado pelo SINAES, Lei 10.861 de 09 de julho de 2004, que prevê a criação e implantação da CPA para criar, organizar, implementar e desenvolver a avaliação institucional interna como um processo educativo, crítico e auto regulador de toda a Comunidade Educacional interna e externa, visando efetiva elevação da qualidade da educação dentro de uma prática social coparticipativa, corresponsável e de respeito às diferenças e especificidades.

Concepção de Avaliação
É um processo formativo contínuo de coparticipação ativa e efetiva de todos os sujeitos da comunidade interna e externa da IES, que busca informações de autoconhecimento e tomada de decisões de caráter político-pedagógico-administrativo, oportunizando a auto regulação da gestão na efetivação da missão e das políticas institucionais.

As Dimensões da Auto-avaliação
• Missão e o Plano de Desenvolvimento da Instituição;
• O Ensino, a Pesquisa e a Extensão na Graduação e na Pós-Graduação;
• A Responsabilidade Social;
• A comunicação com a Sociedade;
• As Políticas de Pessoal: Corpo Docente e Técnico-Administrativo;
• Organização e Gestão Organizacional;
• Infraestrutura física;
• Planejamento e Avaliação;
• Sustentabilidade Financeira

Atribuições da CPA
• Sensibilizar a comunidade acadêmica para o processo de auto avaliação;
• Elaborar proposta de auto avaliação institucional;
• Validar tal proposta no âmbito da comunidade acadêmica e nos conselhos superiores da IES;
• Implementar a proposta discutida e adotada na IES;
• Formular relatório preliminar para debate institucional;
• Envolver a comunidade acadêmica no processo de avaliação institucional;
• Elaborar metodologia que permita observar a coerência entre o projeto institucional e a prática concreta;
• Estabelecer estratégias que propiciem a participação na realização da proposta;
• Recolher as informações pertinentes;
• Interpretar os dados coletados à luz da missão e finalidades institucionais;
• Diagnosticar os problemas e as potencialidades;
• Indicar prioridades de intervenção;
• Consolidar relatório final e ser remetido às instâncias competentes.

Objetivo Geral

Criar e implementar um processo de avaliação integrado à globalidade da instituição juntamente com a sociedade que permita conhecer, analisar e refletir a Faculdade São Luiz, para ampliar e consolidar a consciência crítica, política e pedagógica, visando ao contínuo repensar a efetivação da missão institucional.

Etapas da Avaliação

Preparação: sensibilização e elaboração da proposta de auto avaliação.

Desenvolvimento: levantamento de dados e informações.

Consolidação: elaboração de relatórios, divulgação e balanço crítico.




 
O Regimento da Faculdade São Luiz rege os princípios, finalidades, dispõe estruturas administrativas e acadêmicas, além de comunicar, ademais, outros parâmetros para o funcionamento da instituição.

Regimento

O São Luiz é uma instituição confessional e observadora dos valores fundamentais ao desenvolvimento humano. Desde 2017, está oportunizando a formação de novos profissionais, bacharéis e especialistas, para a sociedade. É motivo de orgulho contribuir na formação de cidadãos imbuídos de princípios éticos e comprometidos  com a vida e a sociedade, e que fazem a diferença na atividade profissional que desempenham.

Egresso, de graduação e pós-graduação, continue fazendo parte desta história!

Fique por dentro do que acontece por aqui, conheça os cursos de formação continuada e mantenha contato conosco.

Você será sempre muito bem-vindo!

Clique aqui e mantenha seu cadastro atualizado.


ENTRAR EM CONTATO
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.