Proposta Pedagógica

Referência em educação de qualidade

A Proposta Pedagógica do São Luiz promove a formação do ser humano e a construção da cidadania, de acordo com valores dehonianos, produzindo e socializando o saber científico, tecnológico e filosófico. Nossa Proposta observa a legislação nacional e foi elaborada de forma participativa, em conformidade com os princípios éticos, políticos e sociais, honrando o compromisso com a caminhada coletiva junto à nossa comunidade.

O São Luiz prioriza um atendimento completamente personalizado aos pais e alunos, oferecendo uma avançada metodologia educacional e um corpo docente qualificado. Os alunos contam com uma formação diversificada e integral, aliando o conhecimento científico e os valores humanos.

O Colégio São Luiz apresenta em sua proposta pedagógica um ensino contextualizado e multidisciplinar. Há o exercício constante da criatividade e da pesquisa, e são desenvolvidos projetos sobre Cidadania e Formação de Valores, sendo a produção do aluno altamente valorizada.

A ação pedagógica está pautada nos princípios dehonianos, visando a formação do aluno como cidadão crítico e atuante:

"A proposta pedagógica da instituição busca a interação entre diversas áreas de conhecimento e aspectos da vida cidadã, como conhecimentos básicos para a constituição de conhecimentos e valores" (Parecer MEC/CEB n.º 022/98).

O encaminhamento metodológico está determinado no plano, sendo a ênfase do trabalho pedagógico e do processo educacional, centrada na aprendizagem do aluno:

Os conhecimentos como recursos a serem mobilizados;
 A aplicação dos conhecimentos aprendidos na escola;
 A resolução de problemas reais;
 A criação e utilização de diferentes meios de aprendizagem;
A ênfase à pesquisa, ao espírito inventivo, às experiências e às descobertas, à contextualização com a construção e a reconstrução do conhecimento individual e coletivo;
A integração dos diversos conhecimentos, evitando-se a fragmentação destes em "disciplinas".

Os valores humanos e cristãos estão conciliados à prática pedagógica, aplicados de modo transversal às áreas de conhecimento através da postura e da mediação do professor nas ações e situações que envolvem os alunos, profissionais da educação e os conteúdos.

O calendário escolar é elaborado anualmente, a partir da determinação legal de 200 dias letivos e 800 horas.
  • Coordenação Pedagógica

    A Coordenação Pedagógica é o órgão que atua diretamente com o Corpo Docente no sentido de viabilizar a Proposta Pedagógica, tendo em vista os objetos da educação e do ensino no Colégio. O Coordenador Pedagógico é cargo de confiança do Diretor, a quem cabe designá-lo, respeitando a exigência de ser devidamente qualificado com curso superior de licenciatura plena.

 
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.