Referência em educação de qualidade
A Proposta Pedagógica do São Luiz promove a formação do ser humano e a construção da cidadania, de acordo com valores dehonianos, produzindo e socializando o saber científico, tecnológico e filosófico. Nossa Proposta observa a legislação nacional e foi elaborada de forma participativa, em conformidade com os princípios éticos, políticos e sociais, honrando o compromisso com a caminhada coletiva junto à nossa comunidade.
O São Luiz prioriza um atendimento completamente personalizado aos pais e alunos, oferecendo uma avançada metodologia educacional e um corpo docente qualificado. Os alunos contam com uma formação diversificada e integral, aliando o conhecimento científico e os valores humanos.
O Colégio São Luiz apresenta em sua proposta pedagógica um ensino contextualizado e multidisciplinar. Há o exercício constante da criatividade e da pesquisa, e são desenvolvidos projetos sobre Cidadania e Formação de Valores, sendo a produção do aluno altamente valorizada.
A ação pedagógica está pautada nos princípios dehonianos, visando a formação do aluno como cidadão crítico e atuante:
"A proposta pedagógica da instituição busca a interação entre diversas áreas de conhecimento e aspectos da vida cidadã, como conhecimentos básicos para a constituição de conhecimentos e valores" (Parecer MEC/CEB n.º 022/98).
O encaminhamento metodológico está determinado no plano, sendo a ênfase do trabalho pedagógico e do processo educacional, centrada na aprendizagem do aluno:
•Os conhecimentos como recursos a serem mobilizados;
• A aplicação dos conhecimentos aprendidos na escola;
• A resolução de problemas reais;
• A criação e utilização de diferentes meios de aprendizagem;
•A ênfase à pesquisa, ao espírito inventivo, às experiências e às descobertas, à contextualização com a construção e a reconstrução do conhecimento individual e coletivo;
•A integração dos diversos conhecimentos, evitando-se a fragmentação destes em "disciplinas".
Os valores humanos e cristãos estão conciliados à prática pedagógica, aplicados de modo transversal às áreas de conhecimento através da postura e da mediação do professor nas ações e situações que envolvem os alunos, profissionais da educação e os conteúdos.
O calendário escolar é elaborado anualmente, a partir da determinação legal de 200 dias letivos e 800 horas.