Projetos

O São Luiz, há 115 anos, mantém sua proposta embasada nos valores humanos, proporcionando o amadurecer de seus alunos através do saber científico, tecnológico e filosófico. Por meio de projetos, desempenha seu trabalho educacional e colabora para a formação de sujeitos ativos, reflexivos e atuantes para a construção de uma nova cidadania, de modo a favorecer a solidariedade.

Por meio do Projeto “Coração Aberto e Solidário” serão explorados e vivenciados os valores humanos como: amor, disponibilidade, união, fraternidade, humildade, disciplina, cordialidade, solidariedade, diálogo, honestidade, responsabilidade e respeito.   Alinhados com à programação curricular normal, o projeto vincula ações que possibilitam aos alunos entenderem que os conteúdos trabalhados em sala de aula podem e devem ser usados no seu dia a dia. Faz parte do Projeto temas relevantes da ONU/UNESCO.
 
O problema social não é simples questão de estômago; é uma questão de igualdade, de moral, de justiça. É uma questão de dignidade.
[ Padre Dehon ]
  • Objetivo

    O Projeto Coração Aberto e Solidário visa educar para o conhecimento e a vivência dos valores humanos em todos integrantes da instituição (alunos, pais e colaboradores).

  • Símbolo

    O símbolo do Projeto “Coração aberto e solidário”, tem em seu centro o Coração, expressão do amor infinito de Deus pela humanidade. O abraço, que envolve o coração expressa o nosso amor pelo próximo, isto é, um gesto de solidariedade. Jesus acolheu a todos, sem distinção e se fez solidário. Do coração emergem raios que representam cada valor humano, e formam a cruz estilizada presente no carisma dehoniano, como apelo a “suavizar as cruzes” de quem sofre. Isto é, fazer reparação.

  • Ação e Resultados

    Em conjunto com pais, alunos e funcionários são organizadas ações a partir do valor vivenciado em cada série/ano. Uma das ações contempladas em todas as turmas é o Coração Solidário. Campanha que visa arrecadar alimentos, brinquedos, roupas e outros itens para serem doados às comunidades necessitadas de Brusque e Região. Acreditamos que a soma dos esforços de todos, ajudam na construção de um mundo mais humano e igualitário, diminuindo a desigualdade social e a exclusão, favorecendo a construção da justiça e da paz.

 
 
  • Inspiração
  • Metodologia
  • Justificativa
A inspiração para esse trabalho vem de Padre Leão Dehon, sacerdote, culto e dinâmico, muito conhecido na França e fundador da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, da qual o São Luiz é pertencente. Pe. Dehon tinha algo que o inquietava, a recuperação da solidariedade e do amor entre as pessoas, em vista da construção de um mundo mais justo, solidário e de paz. Mais do que observar os fatos da sua época, ele estabeleceu um diálogo com a história e, viveu com ouvidos de aprendiz e coração de educador. Pe. Dehon estava convencido de que o futuro está nas mãos daqueles que tem a seu encargo a formação dos jovens. Sua espiritualidade era resumida em duas palavras AMOR e REPARAÇÃO, com uma disponibilidade aos problemas do mundo.

O encaminhamento metodológico envolve uma pesquisa de campo dos reais problemas da comunidade e a partir deste, o desenvolvimento das iniciativas. O Coração Aberto e Solidário é um trabalho concomitante à programação normal do conteúdo da série/ano, e por meio de um planejamento os professores são instigados e orientados a relacionar as ações do projeto. Divididos por segmentos que englobam os alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior, cada etapa com suas particularidades e intenções específicas.

As ações envolvidas no projeto são realizadas a partir do valores humanos explanados em cada série/ano, integrando as diversas áreas do conhecimento, de modo que não fiquem dissociadas do processo ensino e aprendizagem. Em conjunto com a direção e coordenação pedagógica, os professores organizam as ações concretas, momento em que os alunos vivenciam na prática as discussões feitas em sala. Essas ações se utilizam de espaços diferenciados, prevendo a participação da comunidade escolar e entidades parceiras.

Para oportunizar um crescimento amplo de cada indivíduo, entendemos que há necessidade de resgatar em nossos alunos valores que por vezes ficam obscurecidos, ou não vivenciados em seu quotidiano como: amor, disponibilidade, união, fraternidade, humildade, disciplina, cordialidade, solidariedade, diálogo, honestidade, responsabilidade e respeito. Entendemos que estes valores fundamentais colaboram para a formação de sujeitos atuantes, na construção de um novo sentido de cidadania e na construção de um mundo mais justo e fraterno.

Acreditamos que conviver é viver junto, relacionar-se com o outro. Nos dias atuais essa ação está sendo esquecida e difícil de ser exercida. Vivemos uma crise de valores. Notamos isso na vida em sociedade e no desrespeito às regras básicas de convivência.

O estudante de hoje será o construtor da sociedade de amanhã, daí a importância maior de sua formação. Cabe ressaltar as palavras do Papa Francisco à juventude na Jornada Mundial da Juventude, “A sobriedade, vivida livre e conscientemente, é libertadora. Não se trata de menos vida, nem de vida de baixa intensidade; é precisamente o contrário. É possível necessitar de pouco e viver muito, sobretudo quando se é capaz de dar espaço a outros prazeres, encontrando satisfação nos encontros fraternos, no serviço, na frutificação dos próprios carismas, na música e na arte, no contato com a natureza, na oração”. Os jovens, as novas gerações deverão ser tocadas por este desafio do “quanto menos, tanto mais”, fazendo frente ao mundanismo, ao consumismo e a consequente destruição da natureza, da casa comum. Está, também, nas mãos da juventude o desafio de cuidar do presente e do futuro do planeta. Fonte: www.vidapastoral.com.br

Todo trabalho desenvolvido no São Luiz está relacionado ao carisma dehoniano que é um carisma de amor que se converte em oblação e reparação. Nessa perspectiva somos interpelados a possuirmos um coração aberto e disposto a esvaziar-se de si a serviço do outro. A oblação, elemento central do carisma dehoniano, se converte à disponibilidade. Por isso, a cruz tem um coração aberto, referência ao coração transpassado de Jesus e ao coração disponível dos dehonianos, um “Coração aberto e solidário”.
 
 
Tour virtual

Faça-nos uma visita virtual

Faça-nos uma visita virtual
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.