HISTÓRICO

O São Luiz tem sua origem atrelada às famílias de imigrantes que chegaram a Brusque no final do século XIX, em busca de um novo sentido para suas vidas. Nesta jornada vale destacar a determinação com se empenharam para garantir a sua sobrevivências em terras tão distantes à sua pátria. O São Luiz é a soma do pioneirismo de um povo e a sua preocupação com a educação de suas futuras gerações.

Somos mais que centenários na arte de educar. O São Luiz continua hoje a construir respostas efetivas para os desafios existentes assegurando o compromisso de oferecer à sociedade Brusquense e região, um ensino de qualidade, levando seus alunos, funcionários, e toda comunidade escolar, a serem protagonistas de seu tempo.

Segundo a tradição confessional católica e inspirada na obra e legado de Padre Dehon, nossa contribuição para o futuro é a formação integral do ser humano. Preparando no presente, indivíduos únicos, criativos e confiantes,
capazes de transformar e construir um mundo melhor e mais solidário para as futuras gerações.
 
Deus não sabe o que fazer com o nosso saber e com as nossas obras se nelas não estiver o nosso coração.
[ Padre Dehon ]
  • 1903

    Nossa história começa em 9 de julho de 1903, quando o Padre Antônio Eising (vigário da paróquia de Brusque) acompanhado do Padre Josef Suntrup, funda a Escola Paroquial com o objetivo de promover a educação da comunidade católica. As irmãs da Congregação da Divina Providência, na época a Irmã Oda e a Irmã Friedburga, vindas de Münster, Alemanha, assumem a tarefa de instruir e educar as crianças brusquenses.

  • 1909

    O primeiro endereço foi a Casa Peiter, alugada para esta finalidade na rua principal da cidade, que funcionou até 1908. A partir de 1909, teve a grande “Catholishe Vereins Schule” (Escola da Comunidade Católica), seguida do Colégio Santo Antônio, e a instituição passou a ocupar sede própria, no alto da colina atrás da Igreja Matriz, onde permanece até hoje.

  • 1936

    Em 1936, a Escola Paroquial Santo Antônio passa a abranger também a Escola Normal Primária. A Biblioteca Pedro Paulo Philippi foi inaugurada em 1938 para uso de professores e alunos.

  • 1942

    Em 1942, a Escola Paroquial Santo Antônio é reconhecida como Grupo Escolar e, em 1958, ganha também o curso ginasial. Ainda na década de 1940 é construída uma sede própria para o Jardim de Infância e um novo prédio para a residência das irmãs.

  • 1945

    O Colégio é ampliado. No centro da imagem as duas alas originais do Colégio Santo Antônio, à direita, a residência das Irmãs da Divina Providência e à esquerda uma sala utilizada por crianças do primário e pré-escolar. Em 1949, é instituído como Curso Normal Regional Luiz Sanches Bezerra da Trindade. Um campo com área coberta para a prática de Educação Física seria implantado em 1950.

  • 1951

    Em 1951, em nome da Paróquia São Luiz Gonzaga, o padre João da Cruz Stuepp, professor do curso de Filosofia do Convento Sagrado Coração de Jesus, assume a direção dos cursos do Senac em Brusque, dando início à Escola Técnica de Comércio São Luiz, dedicada à formação de auxiliares do comércio, técnicos em contabilidade e datilógrafos, chegando a ser reconhecida como uma das melhores do Brasil.

  • 1953

    Em 1953, é instituído o Ginásio e Escola Normal São Luiz – pertencente à Paróquia São Luiz Gonzaga – e, para atender as solicitações dos pais, instala-se um pensionato junto ao Grupo Escolar para hospedar os alunos. Uma nova ampliação é necessária, e inaugura-se o novo edifício em 1958, permitindo hospedar 80 pensionistas.

  • 1968

    Em 1968, o Ginásio é incorporado à Província dos Padres Dehonianos. O reconhecimento do Colégio São Luiz pelo Ministério da Educação e Cultura ocorre em 1971, através da Portaria nº 5/ISES/71.

  • 1986

    O bloco Sul do Colégio São Luiz entra em construção.

  • 1995

    Para fomentar ainda mais os valores da instituição São Luiz, alinhada com sua missão, foi construída a capela Divino Espírito Santo, idealizada pelo saudoso Pe. Léo Tarcísio e com o projeto arquitetônico desenvolvido por Jucélia Ludvig.

  • 2001

    Em 2001, o Colégio São Luiz adquire a Educação Infantil das irmãs da Divina Providência, passando a oferecer atendimento às crianças a partir de um ano e dois meses.

  • 2009

    Nesse ano se deu a construção de mais um ginásio poliesportivo, o novo estacionamento, a revitalização do prédio administrativo e da Educação Infantil, a construção do Parque da Educação Infantil, de novos Laboratórios, um novo auditório e, por fim, a reforma e revitalização da Capela São Luiz.

  • 2011

    Revitalização de todo o prédio central, incluindo a construção de mais 10 salas de aula; construção da nova Biblioteca; reforma do Parque Infantil; ampliação da Educação Infantil, reforma do auditório e das salas da Educação Infantil.

  • 2013

    Foi comemorado os 110 anos do Colégio São Luiz. Nesta jornada, para além de estruturas adequadas e revitalizadas, vem consolidando sua história à serviço de um ensino diversificado e integral, em que conhecimento científico e valores humanos são amplamente destacados.

  • 2015

    A partir de 2015, deu-se a unificação do Colégio São Luiz e Faculdade São Luiz, concretizando o desejo dos padres Dehonianos, oferecendo assim a educação desde o ensino infantil ao superior. Com única direção, deu-se ênfase na gestão pedagógica e administrativa, objetivando a otimização das instalações e pessoas para maior efetividade na educação. No mesmo ano o São Luiz recebeu certificação do Programa de Escolas Associadas da UNESCO. Este é um reconhecimento aos projetos educacionais desenvolvidos pela Instituição, que contribuem para a formação humana de seus alunos com reflexos diretos na comunidade.

  • 2018

    Nesses 115 anos dedicados à arte de ensinar e educar, em sintonia com as demais obras da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, presentes nos cinco continentes do mundo, aprimorando os processos gerenciais e de pessoas junto a mantenedora, o São Luiz reafirma seu compromisso de ir muito além das páginas de livros e salas de aula para atuar na formação integral do ser humano, com coração aberto e solidário a serviço da sociedade. Entendemos que o que fazemos aqui, ecoa pelo tempo e transforma o mundo.

 
 
 
 
Tour virtual

Faça-nos uma visita virtual

Faça-nos uma visita virtual
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.