Compreender o mundo, formar o novo: A educação em Hannah Arendt
O XXIII Simpósio de Filosofia tem como objetivo refletir sobre a importância da educação a partir do pensamento de Hannah Arendt, visando analisar suas contribuições para a compreensão do mundo contemporâneo e a formação de novos horizontes, seja políticos e/ou culturais. É importante pensar com Hannah Arendt o tempo presente, haja vista sua preocupação sempre em buscar compreender o que estamos vivendo. Seu pensamento é extremamente atual e relevante, trata-se de uma mulher que viveu no século passado, e busca mostrar-nos a importância da educação como entremeio ou ponto de passagem entre dois mundos: o privado e o público.
Profa. Dra. Lara Emanuele da Luz Batisti
Prof. Me. Eduardo Dalabeneta
Prof. Dr. Paulo Becher
Prof. Me. Josimar Baggio
Confira abaixo a lista dos nossos convidados:
Concluiu o mestrado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2003. Foi professor da faculdade São Luiz e do Centro Universitário de Brusque. Atua na área de filosofia, com ênfase em teoria do conhecimento. Em seu currículo lattes o termo mais frequente na contextualização da produção cientifica, tecnológica e artístico-cultural são: verdade, significado, cidadania, liberdade.
Pós-Doutorado pela Ruprecht-Karls Universität, Heidelberg, Alemanha (2018). Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Brusque (2007), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) com estágio de doutorado sanduíche na Eric Voegelins Bibliothek, na Friederich Alexander Universität em Erlangen/Nürnberg (2013-2014). Desde 2015 atua como professora de Filosofia da Educação (Adjunta 3) junto ao departamento de EED, na Universidade Federal de Santa Catarina. Ocupa-se com as teses de Hannah Arendt, Eric Voegelin e Karl Jaspers e investiga as questões da formação humana (filosofia da educação).
Doutor em Ciências Humanas pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Filosofia, História e Teoria do Direito pela UFSC. Graduado em Filosofia pela UFSC e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduado em Letras pela UNINTER. Com experiência e atuação na área de Filosofia, Literatura e Direito. Atualmente é professor de Filosofia no IFC - Brusque e desenvolve pesquisas que relacionam a Filosofia e a Literatura.
Decano da Escola de Educação e Humanidades e Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia Stricto sensu da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), onde também foi coordenador do Mestrado e doutorado em Filosofia da PUCPR em 2014-2015 e 2020-2021 e professor do Mestrado em Direitos humanos e Políticas Públicas da mesma Universidade entre 2016 e 2021. Professor convidado da Universidade de Lille e da Universidade Católica de Moçambique (ambos em 2018).
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2006), Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2011) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2016). É também Coordenadora de Educação Básica da área de Educação em Direitos Humanos do Instituto Vladimir Herzog, integra o Comitê Nacional de Educação e Cultura em Direitos Humanos (CNECDH) do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania e a comissão organizadora do Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos, instituído em 2020 pela parceria entre UNICAMP e Instituto Vladimir Herzog.
Possui graduação em Filosofia (B) pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (2010), graduação em Filosofia (LP) pela Universidade de Passo Fundo (2010), mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2014) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2021). Atualmente é professor de filosofia em nível médio na Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SED-SC. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Fundamentos da Educação e Ética a partir do pensamento filosófico de Hannah Arendt.
Profa. Dra. Lara Emanuele da Luz Batisti, SÃO LUIZ
Prof. Me. Eduardo Dalabeneta, SÃO LUIZ
Prof. Dr. Paulo Becher, SÃO LUIZ
Profa. Dra. Crislei Custódio, USP
Prof. Dr. Eduardo Morello, UFSM
Prof. Dr. Helder Félix Pereira de Souza, IFC
Valor da inscrição para ouvintes e para comunicação: R$ 90,00
Para os nossos acadêmicos do curso de Filosofia a inscrição é gratuita.
Para participante sem socialização científica o prazo para inscrição é até 30 de setembro de 2025.
PARA INSCREVER-SE, CLIQUE AQUI
DATA DE ABERTURA PARA SUBMISSÕES: de 22/08/2025 a 26/09/2025.
Normativas para as comunicações
• Título: em negrito, centralizado, em caixa alta.
• Autor(es): nome completo, instituição de vínculo, e-mail.
• Orientador(a): se houver, deve constar abaixo da instituição de vínculo.
• Resumo: entre 200 e 350 palavras, explicitando objetivo, metodologia, considerações finais.
• Palavras-chave: de 3 a 5.
• A comunicação pode ser apresentada de forma individual ou em dupla.
Critérios de avaliação
Os trabalhos serão avaliados por pareceristas segundo os seguintes critérios:
• Clareza e pertinência do tema;
• Qualidade argumentativa e rigor conceitual;
• Coerência entre objetivos, metodologia e resultados.
Apresentação Oral
• Tempo: até 15 minutos por apresentação, seguidos de 5 minutos de debate;
• Equipamentos disponíveis: projetor multimídia e Chromebook.
A comunicação deve ser enviada conforme o modelo acima, para o e-mail: eventos@saoluiz.edu.br
Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.