A proposta pedagógica no Ensino Fundamental tem, principalmente, duas fases, nomeadas Ensino Fundamental I e II.

O Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano, está estruturado como um conjunto orgânico, sequencial e articulado, que é planejado sistemicamente e considera o aluno e suas aprendizagens nas diversas fases do desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social.
Toda ação pedagógica organiza-se de modo a oportunizar aos educandos experiências de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento de conceitos, valores e atitudes que possibilitem a transferência dos conhecimentos escolares a outras vivências, despertando a consciência crítica e o senso de coletividade.


O Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, com idade entre 11 e 14 anos, busca estimular o hábito de estudo, bem como o desenvolvimento da argumentação e a defesa de ideias, por meio de diversos projetos que ampliam as descobertas dos alunos.
A proposta pedagógica concebe o aluno como um aprendiz ativo, capaz de investigar e de compreender temáticas complexas, bem como envolver-se com o que aprendeu em novos desafios e cenários. Incorpora em seus princípios o raciocínio e os estudos a respeito da ciência da aprendizagem e suas novas abordagens, que têm como foco o entendimento e as investigações interdisciplinares sobre a neurociência e a educação. 
Relaciona-se à pedagogia histórico-crítica ou histórico-social e à psicologia cognitiva, que envolve os estudos referentes ao construtivismo, ao sociointeracionismo e à aprendizagem significativa, entre outros estudos.

    Envolve a problematização dos conteúdos escolares, o desenvolvimento de projetos de trabalho, a pesquisa e a investigação. Desse modo, prioriza a integração entre as áreas, relacionando os diversos saberes que compõem o conhecimento escolar.

    Nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 4º ano) são trabalhadas pela professora regente, de modo integrado, as seguintes áreas de conhecimento:

     Língua Portuguesa

     Matemática

     Ciências

     Geografia

     História

    As áreas trabalhadas pelos professores com formação específica são:

     Inglês

     Ensino Religioso

     Educação Física

     Arte

     Música

    A carga horária diária, do 1º ao 4º ano, é de 4h20min, computados em 200 (duzentos) dias letivos em 800 horas.

    Todas as áreas do conhecimento do Ensino Fundamental II são trabalhadas por professores com habilitação específica, conforme a legislação vigente. A matriz curricular desse segmento compreende as áreas de:

    Língua Português

    Matemática

    História

    Geografia

    Ciências

    Artes

    Inglês

    Ensino Religioso

    Empreendedorismo

    Educação Física

    Música (5º ano)

    A carga horária do 5º ao 8º ano compreende 30 horas-aula semanais, sendo divididas em 5 aulas diárias de 45 minutos.


  • Matutino

    07h20 às 12h05

  • Vespertino
    (1º ao 4º ano)

    13h15 às 18h

Notícias
ver todas
 
 
 
Tour virtual

Faça-nos uma visita virtual

Faça-nos uma visita virtual
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.