Visita canônica do Superior Geral da Congregação

Sucessor de Pe. Dehon, padre Carlos Luis Suárez Codorniú, visitou todas as repartições da instituição, acompanhado do Conselheiro Geral

Institucional

04.07.2022 - 15:23:55 | 5 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Visita canônica do Superior Geral da Congregação

O Colégio e Faculdade São Luiz recebeu na sexta-feira, 1º de julho, a visita do Superior Geral da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), padre Carlos Luis Suárez Codorniú, scj, acompanhado do Conselheiro Geral, padre Levi dos Anjos Ferreira, scj. Os religiosos iniciaram a visita no auditório da Faculdade São Luiz, participaram do tradicional “Dia com os Avós” e acompanharam a apresentação dos alunos. Em seguida, conheceram as instalações do Colégio São Luís, e concluíram a missão com um diálogo pessoal com os colaboradores da instituição.
Para o diretor, padre Silvano João da Costa, scj, o encontro simboliza um momento ímpar para o Colégio e a Faculdade. \"A visita do Superior Geral é a visita do sucessor do nosso fundador, Pe. Dehon. É como receber um pai. Como filhos, queremos acolhê-lo. É uma alegria que transborda, pois é uma partilha, é sentido de pertença a uma Congregação espalhada pelo mundo todo\", comenta padre Silvano, que na ocasião também enalteceu a visita do padre Levi, Conselheiro Geral, presença amiga que já atuou na instituição. \"Ele retorna aqui numa função diferente, mas de proximidade, alegria e amizade. O Superior Geral, com sua humildade e serenidade, vem nos animar e esse é o propósito da visita canônica: nos fazer, cada vez mais, sentir pertencentes à Congregação\", afirmou o diretor. 

A intimidade de um povo ao carisma dehoniano
A visita às entidades da Congregação abrange o encontro com os religiosos e suas comunidades assistidas, mas também proporciona ao Superior Geral compreender a relação deste povo com o carisma dehoniano, não só pela presença dos padres, mas no coração das pessoas que se identificam com a comunidade religiosa. \"Nosso carisma não se limita aos religiosos, é do povo de Deus, e são muitas as pessoas que sentem-se dehonianas também. É motivo de alegria e aprendo muito com isso. Fico encantado em ver esse grande amor das pessoas pela Congregação\", declara padre Carlos. “Isto nos permite ter uma ideia, mesmo que apenas básica, dos lugares onde estamos e da missão que se realiza. O melhor da visita é saber o que motiva e sustenta a vida e o trabalho de cada um. Já vimos muitas realidades pastorais, sociais e agora encontramos esta realidade educativa, que é uma das prioridades de nossa Província e da Congregação no mundo dos estudos e da educação\", afirmou o Superior Geral dos padres dehonianos. 

O sucessor de Pe. Dehon
A Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus está presente em 45 países com várias entidades atuantes em cada um deles. Durante seis anos, o Superior Geral faz visitas a todas essas regiões. De origem venezuelana, e com forte relação com a área da educação, padre Carlos Codorniú é o atual sucessor de Padre João Léon Dehon, fundador da Congregação dos Padres Dehonianos. “A gente sempre acha que não é a melhor pessoa para fazer esse trabalho, mas fomos escolhidos pelos irmãos e confiamos neles e em seu apoio\", confessa o religioso. As visitas canônicas fazem parte da missão assumida em 2018, quando foi eleito Superior Geral com seu Conselho.
Acompanha padre Carlos nesta missão de visitas o Conselheiro geral, padre Levi dos Anjos Ferreira, scj, responsável por diversas áreas geográficas da Congregação. Ele destaca que as visitas ao Brasil iniciaram em São Paulo, mas foram interrompidas por conta da pandemia e que agora foram retomadas. \"A pandemia mudou nosso cronograma e ritmo de vida. Agora voltamos a visitar as paróquias, casas de formação aqui no Sul, e concluímos também a Província Central. A educação é, na nossa Congregação, uma prioridade\", explica padre Levi.
Após conhecer todas as repartições da instituição São Luiz, a visita do Superior Geral foi concluída em um encontro com todos os colaboradores, que propiciou diálogo e entrega de lembrança aos visitantes. 

Roteiro de visitas do Superior Geral
O padre Superior e seu Conselheiro Geral iniciaram as visitas na região na quinta-feira, 30 de junho, no Convento Sagrado Coração de Jesus. Na sexta-feira pela manhã visitaram o Colégio e Faculdade São Luiz; no período da tarde, estiveram em Guabiruba; e, no sábado, em Botuverá, onde as paróquias são assistidas por religiosos dehonianos. No final de semana, em Brusque, visitaram a Casa Padre Dehon e seguiram para o Santuário Santa Paulina, em Nova Trento.  A visita foi concluída na segunda-feira, 4 de julho, quando passaram o dia na Paróquia São Luís Gonzaga, igreja que, juntamente com a Paróquia Puríssimo Coração de Maria, em São Bento do Sul, foram as primeiras assumidas por Pe. Dehon, no sul do Brasil. O próximo destino é o Norte catarinense e depois seguem para o Rio Grande do Sul. A missão no Brasil será concluída em Rondônia, onde religiosos da Província do Sul realizam missões.

 
Outros de Imprensa
Mais em Institucional
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Faça-nos uma visita virtual

Faça-nos uma visita virtual
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.