Time de vôlei feminino retorna de intercâmbio ao Canadá

Acompanhadas pelo vice-diretor, padre Aléssio da Rosa, e pelo professor de Educação Física, Daniel Pieper, seis estudantes passaram as três últimas semanas no Quebec

Ensino Médio

10.05.2023 - 21:00:15 | 5 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Time de vôlei feminino retorna de intercâmbio ao Canadá

Já está de volta ao Brasil o time de vôlei feminino do Colégio São Luiz. Seis estudantes do Ensino Médio, acompanhadas pelo vice-diretor da instituição, padre Aléssio da Rosa, e pelo professor de Educação Física, Daniel Ricardo Pieper, viveram a experiência do intercâmbio esportivo nas três últimas semanas em Quebec, no Canadá. Anna Beatriz Ricardo Potrich, Malu Gevaerd Pereira, Ana Karolina Bononomi, Eduarda Canedo Gomes Capelli, Joana Gevaerd Schaefer e Maria Júlia Brito Wehmuth, já planejam colocar em prática – e na quadra - todos os conhecimentos recebidos sobre o esporte.
“Foi muito válida essa aproximação do colégio da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus no Quebec, o Séminaire du Sacré-Coeur. Nossas expectativas foram superadas e deixo minha gratidão pela acolhida, pela presença positiva de nossas estudantes, pelas experiências vivenciadas em uma cultura diferente e pela prática esportiva do voleibol. Com satisfação encerramos esse primeiro projeto no Canadá e estamos extremamente realizados por mais essa experiência internacional”, afirma o diretor do Colégio São Luís, padre Silvano João da Costa. 

Imersão cultural
O vice-diretor do Colégio São Luiz, padre Aléssio da Rosa, destaca que todos os intercambistas brasileiros foram bem acolhidos e bem instalados. Ele e o professor Daniel permaneceram na própria escola, enquanto as jovens se hospedaram com famílias cujos filhos estudam no local. Com uma hora de diferença de fuso horário do Brasil e com uma temperatura semelhante à do sul do país, o principal desafio foi mesmo a comunicação, já que o Quebec é o único estado do Canadá que tem o francês como primeiro idioma. Ainda assim, a maioria dos alunos e professores estavam adaptados com o inglês. 
“Uma das questões importantes do intercâmbio é a imersão cultural. É preciso se desinstalar do seu mundo, dos seus hábitos e costumes para se abrir à uma nova cultura, com um jeito de ser e de viver diferente. O Canadá é um país riquíssimo no sentido cultural e nossas alunas se saíram muito bem junto às suas famílias e à escola. O Séminaire du Sacré-Coeur nos possibilitou uma estadia muito fraterna e acolhedora”, conta padre Aléssio. 
Segundo ele, o esporte aproximou as intercambistas brasileiras dos demais estudantes canadenses. “O voleibol acontece praticamente todos os dias e envolve todos os alunos. A direção da escola, por sua vez, não mediu esforços para nos fazer sentir em casa. Toda a programação foi feita com antecedência e isso nos ajudou na organização. Foi uma experiência rica e agradável”, enaltece. 

Imersão esportiva
Para o professor de Educação Física, Daniel Ricardo Pieper, mais do que conhecer um novo país e sua cultura, a troca de experiências na prática do voleibol foi transformadora. “Existem grandes diferenças entre o Brasil e o Canadá. Observei a quantidade de tempo disponibilizado para atividades esportivas, como também a participação de todos os alunos e o ótimo comportamento durante as atividades. Os professores e a direção do colégio nos deram todas as condições para aprender novos jogos, de forma teórica e prática, como o futebol americano e o spikeball”, explica.
Outra diferença relatada por Daniel é a questão tática no sistema de jogo. “Além disso, as nossas aulas são mais direcionadas, enquanto no Canadá a abordagem é mais ampla, visando a integração. Me impressionou a relação entre o professor e o aluno e o amadurecimento dos estudantes, assim como o tempo proposto para cada atividade”, pontua. 

Imersão social
Anna Beatriz Ricardo Potrich, Malu Gevaerd Pereira, Ana Karolina Bononomi, Eduarda Canedo Gomes Capelli, Joana Gevaerd Schaefer e Maria Júlia Brito Wehmuth dividem as mesmas opiniões sobre o intercâmbio. Para as alunas e atletas do Colégio São Luiz, foi visível o comprometimento e a assistência dos dirigentes da Escola Dehoniana no Canadá e das famílias que as acolheram nas últimas três semanas. Para as jovens, passado o choque da diferença de cultura e, sobretudo, da dificuldade de comunicação, valeu muito cada momento da experiência internacional.
“No Canadá os jogos ocorrem com mais frequência e integram todos os esportes. Em quadra, ganhamos algumas partidas de vôlei e percebemos que as alunas canadenses gostaram da experiência, pois elogiavam a técnica do nosso jogo. Acredito que aprendemos muito com essa troca de experiência e informações”, avalia a estudante Eduarda Canedo Gomes Capelli. 
Para as intercambistas brasileiras, estar de volta ao Colégio São Luiz é ter a oportunidade de compartilhar as histórias vivenciadas e de incentivar outros jovens à experiência internacional. 

Saiba mais
O colégio Séminaire du Sacré-Coeur tem cerca de 400 estudantes, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Está localizado em uma cidade de interior, chamada Grenville Sur-La Rouge (distante cerca de 92km de Ottawa, a capital do país). Grenville Sur-La Rouge tem cerca de dois mil habitantes e a maioria dos alunos chega ao colégio em ônibus oferecido pela própria instituição. 
Os estudantes residem em diferentes cidades ao redor de Grenville. “E um dos fatores que favorece a escolha dos pais é o fato de ser um colégio católico, integrado à Congregação SCJ, no qual se destaca a presença do padre Richard, que presta assistência espiritual há muitos anos”, detalha padre Aléssio.
O Séminaire du Sacré-Coeur integra um programa canadense de acolhida aos refugiados da Ucrânia. Assim, a instituição acolheu três famílias ucranianas que vivem em um determinado espaço do colégio. Os pais são funcionários e, seus filhos, estudam no local. 

Outros de Imprensa
Mais em Ensino Médio
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.