Segundo lugar nacional em torneio de debates

Entre os dias 8 e 12 de outubro, quatro estudantes do Colégio São Luiz participaram do Campeonato Nacional de Debates Escolares, organizado pelo Instituto Brasileiro de Debates (IBD), no qual alcançaram a segunda colocação, perdendo apenas para uma equipe veterana, cujos integrantes já representaram o Brasil em torneios mundiais de debates. Esta foi apenas a segunda vez que Clarissa Dias, 16, Heloísa Medeiros, 16, Vitória Schlindwein, 17, e Ana Alice Kohler, 16, vivenciaram a experiência de competir por ideias, conjugando habilidade argumentativa e controle emocional. Na tarde desta quarta-feira, 20 de outubro, as estudantes do 2º Ano do Ensino Médio foram recebidas pelo diretor da instituição, padre Silvano João da Costa. Além de enaltecer o resultado expressivo do grupo, o diretor fez um pedido especial: que elas sejam pioneiras na difusão desta prática no colégio.“Nossa conversa se pautou na gratidão e, também, na projeção, não queremos parar por aqui. Esperamos que outros alunos possam também beber desta fonte e se sentirem desejosos em conhecer outras pessoas, outras realidades e, principalmente, em saber dialogar. O debate estimula o senso argumentativo, o aprender a pensar e refletir. E é uma riqueza encontrar na sociedade de hoje um jovem que queria sair da indiferença, para fazer a diferença no mundo”, afirma o diretor, padre Silvano.
Professores orgulhososApesar de a iniciativa de participar dos debates ter partido das próprias estudantes, elas contaram com o apoio e orientação dos professores Guilherme Augusto Hilário Lopes e Luiz Roberto Deschamps. Para eles, viver a experiência na qual o aluno se coloca como protagonista na busca do conhecimento foi algo gratificante. “Estudo a argumentação mais voltada para a produção do texto dissertativo de uma redação. O debate é mais vivo, ágil e oral. E ele pode ser perdido não pelo fato de a ideia ser inferior, mas porque a verdade, muitas vezes, não basta. Ela precisa ser defendida! Esta é a lição que fica: muitas vezes precisamos nos aprofundar nas questões para construir um argumento que não seja apenas plausível, mas vencedor”, observa o professor Deschamps.Ele recorda de uma aluna, intercambista francesa, que falou sobre a prática do debate no país, estimulada desde a educação infantil, com torneio entre as escolas. “As crianças são educadas para respeitar a divergência intelectual do outro e a disputa ocorre em torno das ideias. Por isso, vejo com felicidade esta iniciativa, pois ela traz consigo uma mudança na educação”, completa.
Alunas dedicadasEm junho deste ano, as estudantes do Colégio São Luiz, participaram pela primeira vez de um torneio de debates. Na ocasião, haviam 24 equipes inscritas, representando 19 escolas do país e elas alcançaram a quarta colocação. Agora, na competição mais aguardada do ano, elas comemoram o segundo lugar, depois de vencer seis rodadas classificatórias, quartas de finais e semifinais. “Foram quatro dias com debates sobre política, economia, sociedade, cultura, música, entre outros. Debatemos com pessoas de diferentes estados e, inclusive, vencemos a equipe campeã em uma das rodadas classificatórias. Perdemos a final por uma pequena diferença, mas profundamente satisfeitas ao perceber a nossa evolução”, comemora a estudante Clarissa Dias, 4º lugar entre as melhores debatedoras do campeonato e “Debatedora Destaque” na disputa final. Para ela, tão aplicada em retórica, faltaram palavras para descrever o apoio recebido do colégio, sobretudo diante do compromisso de tornar a prática mais conhecida e estimulada entre os estudantes. “Isso nos traz mais motivação para fugir da ideia mecanizada de escola, cujo propósito é alcançar uma nota e passar de ano. É preciso ter prazer em aprender e encarar o conhecimento não como obrigação, mas como uma forma de evoluir enquanto pessoa”, fala Clarissa.
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