Projeto Profissões recebe o Youtuber Pedro Loos

Pedro é diretor e apresentador do Ciência Todo Dia, mais importante canal sobre ciência no Brasil

Ensino Médio

19.08.2021 - 15:42:09 | 6 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Projeto Profissões recebe o Youtuber Pedro Loos

O diretor e apresentador do canal Ciência Todo Dia esteve no auditório do Colégio e Faculdade São Luiz na manhã desta quarta-feira (18), onde conversou com 270 alunos de oito turmas do nono ano e do Ensino Médio. Os adolescentes puderam conhecer e trocar experiências com o jovem empreendedor de conteúdo digital. Pedro Loos tem mais de 2,2 milhões de inscritos em seu canal no Youtube (https://www.youtube.com/user/cienciatododia), onde divulga conteúdos semanais no Ciência Todo Dia. É palestrante e graduando em física pela Universidade Federal de Santa Catarina. 

Referência no Brasil
Há mais de sete anos no ar, o canal Ciência Todo Dia atrai milhares de inscritos que buscam em seu conteúdo aprender sobre física e assuntos relacionados à ciência, todos os dias. Com vídeos publicados semanalmente, Pedro descobriu sua profissão quando ainda era adolescente. Ao concluir o 3º ano no Colégio São Luiz buscou se encontrar em algo voltado ao que gostava, ou seja, conteúdo científico. Nasce, então, o Ciência Todo Dia. Em abril deste ano, o canal conquistou a marca de 2 milhões de inscritos e este número tem crescido vertiginosamente, sendo considerado um dos canais do segmento que mais cresce no Brasil, e é o mais indicado quando o assunto é ciência para todos os públicos.
Desde criança, Pedro se via instigado pela ciência. Incentivado pelos pais, Luis e Eugênia Loos, explorava profundamente assuntos como buraco negro e qualquer tema relacionado ao espaço.

De olho no futuro
Na plateia, olhos atentos e expressões curiosas. Aos 14 anos, Isabella Cris Nicolau, estudante do nono ano, aprecia assuntos relacionados à Astronomia, é seguidora do canal Ciência Todo Dia, admira o trabalho de Pedro e define como \'extraordinário\' conhecê-lo pessoalmente. \"Assisto os vídeos dele no Instagram e no Youtube, pois quando não estou fazendo algo da escola, eu prezo por assistir algo que vou adquirir conhecimento. Já assisti todos os vídeos dele sobre o buraco negro, é simplesmente perfeito, porque as teorias são muito boas, nos fazem repensar sobre a nossa existência, e o fato de quê: como a gente está aqui na Terra? O questionamento é muito bom, prezo muito por isso porque instiga a gente a mudar e a buscar o conhecimento. Ele é um professor para mim\", declara.
A estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Adriana Voltolini, de 17 anos, se identificou com a fala do Youtuber quando ele contou sobre o período de transição entre Ensino Médio e faculdade. Para ela, o nervosismo é algo comum entre os jovens, não importa a geração. \"Ele seguiu um caminho totalmente diferente, na verdade ele sentou na frente de uma câmera, começou a gravar vídeo e foi exatamente isso que ele gostou. Ele provou para nós que isso também funciona, não precisa ser sempre o mesmo, podemos ser uma pessoa diferente e se dar bem na vida do mesmo jeito que ele conseguiu\", conta a estudante, que pretende cursar a faculdade de Direito ao concluir o Ensino Médio.

Fascínio pela ciência
Pedro conta que desde criança o fascínio pela ciência já era evidente. “Sempre tentei usar a linguagem mais simples possível, porque gostaria, de verdade, que todo mundo entenda e possa compartilhar do meu entusiasmo pelas coisas. Desde criança, quando olhava para o céu, ficava maravilhado”, lembra. “Quero que meus vídeos sejam entendíveis pelas crianças, adultos, idosos, e que elas possam ter a experiência de olhar para alguma coisa e pensar: isso é lindo”, comenta o Youtuber.
No início, Loos gravava os vídeos com uma câmera improvisada. Desde então, a busca por melhorias é constante, com investimentos que correspondem a atual estrutura do canal, afinal, toda semana são postados dois vídeos. O Ciência Todo Dia cresce, por mês, cerca de 60 mil inscritos e é hoje o maior canal de ciência do Brasil, com seis milhões de visualizações por mês. O conteúdo de ciência e educação é consumido por jovens na faixa etária entre 19 e 24 anos, seguido por pessoas de 25 a 30 anos.
“Uma das coisas que não me fez se perder pelo caminho é o amor que tenho pelo que faço e falo – vivo e respiro isso. Também pelo apoio que tenho da minha família, que sempre esteve comigo, tanto é que trouxe minha mãe aqui hoje”, destaca o jovem.
Voltar aos bancos do Colégio que o ajudou a se formar como cidadão e profissional fez Pedro se ver novamente como estudante, na época em que tudo começou. “Que bom que tive pessoas que me fizeram sair da minha zona de conforto, e que me mostraram que existem oportunidades lá fora e coisas que podem ser feitas que não necessariamente fazem parte daquele caminho padrão que todo mundo diz para seguir. Que bom que eu segui essas oportunidades”, agradece.

Projeto Profissões
A visita do Pedro ao Colégio faz parte de um projeto pedagógico de profissões que prepara os alunos para o mercado de trabalho. “Dentre as ações previstas neste projeto, está uma conversa com alunos egressos de diversas áreas, que saíram do Ensino Médio e buscaram suas formações e, além disso, suas realizações. E a vinda do Pedro faz parte disso”, explica a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Cíntia Cardoso.
O responsável pela organização do projeto é o professor regente do terceiro ano, Marcelo Noldin. “Quando levantei a hipótese de trazermos um egresso, surgiu em sala de aula, por parte dos próprios alunos, o nome do Pedro Loos, pois eles já acompanhavam seu canal. Pedro de pronto aceitou o convite, e fez questão de voltar à instituição que se formou em 2013”, comenta o professor. “O objetivo, na verdade, é justamente a fala dele pela vivência e experiência desse momento pós-terceirão para que os alunos possam ter tranquilidade e responsabilidade e que sejam felizes em suas escolhas”, ressalta.
O próximo passo do projeto é uma roda de conversa especialmente para o terceirão, com egressos formados entre 2018 e 2019, que trarão a experiência da inserção em uma graduação, como são os primeiros anos da faculdade, como associar a vida estudantil ao trabalho, e, na sequência, o Projeto Profissões receberá em setembro 13 palestras com profissionais do mercado de trabalho escolhidas pelos próprios alunos. 

 
Outros de Imprensa
Mais em Ensino Médio
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.