Por que São Luiz Gonzaga é Patrono dos Estudantes?

Padre Mariano Weizenmann conta um pouco da história do santo, cuja vida de virtude é inspiração para todos nós

Notícias

21.06.2022 - 09:39:21 | 2 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Por que São Luiz Gonzaga é Patrono dos Estudantes?

Por que São Luiz Gonzaga é Patrono dos Estudantes? 

São Luiz Gonzaga viveu apenas 23 anos, entre 1568 e 1591. Em vida tão breve, porém, caracterizou-se por algumas virtudes que o qualificam como padroeiro dos jovens e estudantes.
Bem cedo, ainda adolescente, Luiz viveu nas cortes de Florença e de Madrid. Ali, com tantas atrações, decidiu dedicar-se ao estudo, para alimentar a espiritualidade e aprofundar o conhecimento. Com espírito de iniciativa, no período em que viveu na Espanha, estudou filosofia em Alcalá. Depois, já como estudante de teologia em Roma, destacou-se pela seriedade e competência no estudo.
Durante as férias de verão, quando ainda era jovenzinho, ensinava catequese para as crianças de Castiglione, sua terra natal. Como sonhasse em ser missionário, entendeu que a catequese seria uma boa preparação para a missão. 
Por causa dessas demonstrações de valorização da vida jovem, plena de sentido, é que Papa Bento XIII proclamou-o padroeiro dos jovens estudantes, em 1726. Depois, em 1926, Pio XI declarou-o padroeiro da juventude em geral.

Oração
Meu bom Jesus, inspirado no exemplo de São Luiz Gonzaga e pela intercessão dele, eu te peço: dá-me na vida a lucidez para bem discernir, a sensatez para bem decidir e a intrepidez para o bem assumir. Dá-me a bênção de ser feliz e de ajudar a fazer feliz. Amém!

Texto: Padre Mariano Weizenmann, SCJ

Outros de Imprensa
Mais em Notícias
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.