O que é humanidade?

Ensino Superior

09.12.2021 - 11:36:29 | 3 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
O que é humanidade?

Em 1977, a Nasa lançou duas naves da missão Voyager, que viajarão para sempre pelo espaço. Junto delas está o Golden Record, um disco de cobre banhado a ouro, que reúne faixas com sons da Terra. A ideia partiu do astrônomo Carl Sagan, que traduziu a humanidade em sons que ela mesma produz, seja através dos seres humanos ou da própria natureza. Hoje, as espaçonaves já ultrapassaram as fronteiras do Sistema Solar e seguem vagando pelo espaço em busca de vida.  
Foi assim, com a imagem em tempo real da missão Voyager, que iniciou a conclusão do projeto de extensão da Faculdade São Luiz que, nos últimos seis meses, reuniu os acadêmicos do Terceiro Ano do curso de Filosofia e seis grupos formados por membros da comunidade para discutir uma única questão: o que é a humanidade? A apresentação dos resultados ocorreu na noite desta terça-feira, 7 de dezembro, no auditório da Faculdade São Luiz. 
“A interdisciplinaridade do curso envolveu os acadêmicos, professores e a comunidade. Três grupos eram formados por estudantes do Colégio São Luiz, onde a iniciativa foi tomando proporção e chegou às famílias. Por isso o encontro de hoje é compartilhado. Como a figura de um poliedro, através de diferentes faces, queremos retratar aquilo que se constitui como humanidade”, conta o vice-diretor do Colégio e Faculdade São Luiz, padre Aléssio da Rosa. 

Dimensões da Filosofia
O professor do curso de Filosofia da Faculdade São Luiz, Eduardo Dalabeneta, explica que o tripé do Ensino Superior é formado pelo ensino (que forma os profissionais), pesquisa (que otimiza e aprofunda os saberes) e extensão (que é o diálogo entre a academia e a comunidade). “O Ministério da Educação pediu para que as universidades intensificassem este processo, que antes era feito pelos estudantes de forma voluntária. Assim, eles exercitam o diálogo com a comunidade”, afirma o professor. 
Segundo ele, cada instituição tem a liberdade de organizar suas próprias iniciativas. “Considerando temas pertinentes da Filosofia, no segundo semestre formamos seis grupos distintos. Três deles eram formados por estudantes do Ensino Médio do Colégio São Luiz e os demais por acadêmicos de Teologia em Florianópolis, acadêmicos de Direito em Santa Catarina e residentes da cidade de Brasília (DF). Em discussão estava uma pergunta: o que é a humanidade?”, destaca Eduardo. 
O exercício do diálogo, conduzido pelos acadêmicos de Filosofia, levou em consideração as três dimensões desta ciência: sensibilização, problematização e ressignificação. “Responder a pergunta proposta é fazer o exercício de sair da superfície, de um pensamento mais cotidiano e rápido, para uma reflexão mais profunda”, avalia o professor. 
Depois da troca de experiências, foi possível mensurar o valor do projeto. “Às vezes as universidades se desconectam da realidade e entendem que o conhecimento só ali se faz. É preciso estar aberto para fecundar saberes cotidianos e ressignificar conceitos populares. Este é o exercício da ciência, não só teórico, mas também prático”, detalha Eduardo. 
A professora Lara Emanuele da Luz também participou do projeto de extensão, enriquecendo a temática a partir dos patrimônios da humanidade. “Nos reunimos muitas vezes com os demais professores e acadêmicos, para acompanhar o desenvolvimento deste trabalho. Esperamos que, de determinado modo, possamos alcançar o coração de todos para a sensibilização do que é a humanidade”, ressalta. 
Ainda participaram do projeto os professores Celso Kraemer, Márcio Huber e Pe. Vitor Feller, que acompanharam a apresentação e contribuíram com o diálogo de modo remoto. 

 
Outros de Imprensa
Mais em Ensino Superior
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.