O aprendizado de competências socioemocionais

Parceria do Colégio São Luiz com o Sistema Bernoulli envolve a coleção “Eu no mundo”

Institucional

30.06.2022 - 19:21:36 | 4 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
O aprendizado de competências socioemocionais

O aprendizado de competências socioemocionais já é uma realidade para os estudantes do Colégio São Luiz. A prática foi implementada a partir da parceria firmada com o Bernoulli Sistema de Ensino e envolve todas as séries, desde a Educação Infantil, até o Ensino Médio, através da coleção “Eu no mundo”.
“Já não é novidade que uma formação integral engloba o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Formar integralmente é contribuir para o desenvolvimento da criatividade, da colaboração, da resiliência, gratidão, compaixão, entre outras. Por isso, contribuir para o desenvolvimento de uma geração mais consciente emocional e socialmente, sensibilizada em relação ao seu papel e suas responsabilidades no que tange ao próprio crescimento e ao crescimento coletivo, torna-se também uma responsabilidade da escola”, explica a assessora Pedagógica do Bernoulli Sistema de Ensino, a educadora Claudete Marcellino.
Segundo ela, as escolas atravessam um período de transição de paradigmas. Neste contexto, se contrapõe o modelo da racionalidade e ciência, em detrimento às faculdades da emoção e da intuição. “Antes, emocionar-se não era algo cabível. Mais recomendável era calar as emoções, cuja expressão era tida como um sinal de fragilidade. Hoje, com as novas teorias que ganharam espaço a partir do conceito de Inteligência Emocional, popularizado por Daniel Goleman, a gestão das emoções adquire, inclusive no âmbito da educação, uma importância ímpar”, enfatiza a profissional.

Base Nacional Curricular
No Brasil, o Ministério da Educação já apontou nesta mesma direção, a partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular. No documento se destaca a necessidade de que a escola se comprometa, de forma intencional e consistente, com o desenvolvimento de competências e habilidades de vida de seus alunos. 
“O objetivo de uma formação integral ficou ainda mais evidente, ao serem propostas nas competências gerais o desenvolvimento de habilidades e a formação de atitudes e valores, como o pensamento científico, crítico e criativo, o autoconhecimento, o autocuidado, a empatia, a cooperação, a responsabilidade e a cidadania”, comenta Claudete. 

Educação integral
Nesta travessia de paradigmas, o compromisso do Colégio São Luiz, a partir do Sistema Bernoulli, é oferecer aos estudantes um conteúdo novo, porém, bastante fundamentado, capaz de permitir o encontro entre o desenvolvimento acadêmico/intelectual e o desenvolvimento emocional. 
“A coleção “Eu no Mundo” atende à necessidade, cada vez mais urgente, de formação integral e o desenvolvimento de habilidades de vida dos estudantes, para um mundo mais conectado, globalizado e empático. No material são abordados temas relevantes como autoconhecimento, trabalho em equipe, habilidades de comunicação, protagonismo, consciência emocional, criatividade”, afirma a pedagoga.

Os benefícios
Em curto prazo, a abordagem espera combater e diminuir os casos de depressão em crianças, adolescentes e jovens, pela perspectiva de satisfação pessoal, estímulo ao pensamento criativo e ao desenvolvimento pleno. 
Neste retorno pós-pandemia da Covid-19, a prática também almeja encorajar os alunos a expressarem seus sentimentos, através de trabalhos coletivos ou em grupos de convivência. “Já existem dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) que já mediram os resultados após implantação de projeto de desenvolvimento socioemocional e são citadas melhorias para o estudante no que tange ao engajamento social, aproveitamento, aprendizagem, relacionamentos, sucesso na carreira, bem-estar, felicidade e satisfação pessoal”, garante Claudete. 

Saiba mais
Na Educação Infantil, a coleção “Eu no mundo” busca o desenvolvimento das competências socioemocionais por meio de reflexões e vivências lúdicas, cheias de sentido para as crianças.
Já no Ensino Fundamental (Anos Iniciais) é apresentada uma proposta que amplia o trabalho sobre autoconhecimento e convivência, ao mesmo tempo em que aprofunda temas como controle emocional, empatia, respeito e tolerância. As vivências e reflexões promovem o exercício e o desenvolvimento de qualidades fundamentais à vida, ou seja, as competências socioemocionais.
Para o Ensino Fundamental (Anos Finais) são desenvolvidas propostas vivenciais e reflexivas, organizadas em torno de eixos:  Educação para o Consumo; Desenvolvimento Socioemocional; e Consciência para o Mundo Digital.
Por fim, no Ensino Médio, o “Projeto de Vida” do Bernoulli Sistema de Ensino é baseado em três eixos: Socioemocional, Arquitetura de Carreira e Mentalidade Empreendedora. O objetivo é estimular o estudante à autoria e a ser protagonista na construção e viabilização do seu futuro. 

 
Outros de Imprensa
Mais em Institucional
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Faça-nos uma visita virtual

Faça-nos uma visita virtual
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.