O aprendizado de competências socioemocionais
Parceria do Colégio São Luiz com o Sistema Bernoulli envolve a coleção “Eu no mundo”

O aprendizado de competências socioemocionais já é uma realidade para os estudantes do Colégio São Luiz. A prática foi implementada a partir da parceria firmada com o Bernoulli Sistema de Ensino e envolve todas as séries, desde a Educação Infantil, até o Ensino Médio, através da coleção “Eu no mundo”.“Já não é novidade que uma formação integral engloba o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Formar integralmente é contribuir para o desenvolvimento da criatividade, da colaboração, da resiliência, gratidão, compaixão, entre outras. Por isso, contribuir para o desenvolvimento de uma geração mais consciente emocional e socialmente, sensibilizada em relação ao seu papel e suas responsabilidades no que tange ao próprio crescimento e ao crescimento coletivo, torna-se também uma responsabilidade da escola”, explica a assessora Pedagógica do Bernoulli Sistema de Ensino, a educadora Claudete Marcellino.Segundo ela, as escolas atravessam um período de transição de paradigmas. Neste contexto, se contrapõe o modelo da racionalidade e ciência, em detrimento às faculdades da emoção e da intuição. “Antes, emocionar-se não era algo cabível. Mais recomendável era calar as emoções, cuja expressão era tida como um sinal de fragilidade. Hoje, com as novas teorias que ganharam espaço a partir do conceito de Inteligência Emocional, popularizado por Daniel Goleman, a gestão das emoções adquire, inclusive no âmbito da educação, uma importância ímpar”, enfatiza a profissional.
Base Nacional CurricularNo Brasil, o Ministério da Educação já apontou nesta mesma direção, a partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular. No documento se destaca a necessidade de que a escola se comprometa, de forma intencional e consistente, com o desenvolvimento de competências e habilidades de vida de seus alunos. “O objetivo de uma formação integral ficou ainda mais evidente, ao serem propostas nas competências gerais o desenvolvimento de habilidades e a formação de atitudes e valores, como o pensamento científico, crítico e criativo, o autoconhecimento, o autocuidado, a empatia, a cooperação, a responsabilidade e a cidadania”, comenta Claudete.
Educação integralNesta travessia de paradigmas, o compromisso do Colégio São Luiz, a partir do Sistema Bernoulli, é oferecer aos estudantes um conteúdo novo, porém, bastante fundamentado, capaz de permitir o encontro entre o desenvolvimento acadêmico/intelectual e o desenvolvimento emocional. “A coleção “Eu no Mundo” atende à necessidade, cada vez mais urgente, de formação integral e o desenvolvimento de habilidades de vida dos estudantes, para um mundo mais conectado, globalizado e empático. No material são abordados temas relevantes como autoconhecimento, trabalho em equipe, habilidades de comunicação, protagonismo, consciência emocional, criatividade”, afirma a pedagoga.
Os benefíciosEm curto prazo, a abordagem espera combater e diminuir os casos de depressão em crianças, adolescentes e jovens, pela perspectiva de satisfação pessoal, estímulo ao pensamento criativo e ao desenvolvimento pleno. Neste retorno pós-pandemia da Covid-19, a prática também almeja encorajar os alunos a expressarem seus sentimentos, através de trabalhos coletivos ou em grupos de convivência. “Já existem dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) que já mediram os resultados após implantação de projeto de desenvolvimento socioemocional e são citadas melhorias para o estudante no que tange ao engajamento social, aproveitamento, aprendizagem, relacionamentos, sucesso na carreira, bem-estar, felicidade e satisfação pessoal”, garante Claudete.
Saiba maisNa Educação Infantil, a coleção “Eu no mundo” busca o desenvolvimento das competências socioemocionais por meio de reflexões e vivências lúdicas, cheias de sentido para as crianças.Já no Ensino Fundamental (Anos Iniciais) é apresentada uma proposta que amplia o trabalho sobre autoconhecimento e convivência, ao mesmo tempo em que aprofunda temas como controle emocional, empatia, respeito e tolerância. As vivências e reflexões promovem o exercício e o desenvolvimento de qualidades fundamentais à vida, ou seja, as competências socioemocionais.Para o Ensino Fundamental (Anos Finais) são desenvolvidas propostas vivenciais e reflexivas, organizadas em torno de eixos: Educação para o Consumo; Desenvolvimento Socioemocional; e Consciência para o Mundo Digital.Por fim, no Ensino Médio, o “Projeto de Vida” do Bernoulli Sistema de Ensino é baseado em três eixos: Socioemocional, Arquitetura de Carreira e Mentalidade Empreendedora. O objetivo é estimular o estudante à autoria e a ser protagonista na construção e viabilização do seu futuro.
-
Colégio São Luiz celebra Dia dos Pais com missaPara a instituição, estes momentos reafirmam o valor da família
12.08.2022 | 1 minutos de leitura
-
Alunos do realizam homenagem ao Dia dos PaisDiversas ações alusivas à data foram promovidas entre as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I
12.08.2022 | 4 minutos de leitura
-
Medalhistas de Xadrez
08.08.2022 | 1 minutos de leitura
-
Conversa entre os pares
08.08.2022 | 1 minutos de leitura
-
Vamos brincar de casinha?
08.08.2022 | 1 minutos de leitura
-
Destaque na OLESC
08.08.2022 | 1 minutos de leitura
-
Metodologias Ativas na prática
08.08.2022 | 1 minutos de leitura
-
Brincadeiras com palitos
05.08.2022 | 1 minutos de leitura
-
Aprender fração é divertido
05.08.2022 | 1 minutos de leitura
-
Aberta as inscrições para a Terceira Quarta com FilosofiaEvento gratuito promovido pela Faculdade São Luiz apresenta palestra sobre o filósofo espanhol, José Ortega y Gasset
03.08.2022 | 1 minutos de leitura
- Colégio São Luiz celebra Dia dos Pais com missaPara a instituição, estes momentos reafirmam o valor da família
12.08.2022 | 1 minutos de leitura
- Padre Silvano Borba assume secretaria geral do Colégio
29.07.2022 | 3 minutos de leitura
- II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos“Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15)
24.07.2022 | 8 minutos de leitura
- Colégio fomenta a espiritualidade no retorno às aulasPadre Silvano Borba é o responsável pelo projeto que envolverá toda a comunidade escolar
19.07.2022 | 4 minutos de leitura
- Colégio e Faculdade São Luiz promove formação continuadaEnquanto os mais de mil alunos matriculados no Colégio e Faculdade São Luiz aproveitam o merecido descanso do recesso de julho, a instituição se d...
19.07.2022 | 6 minutos de leitura
- Visita canônica do Superior Geral da CongregaçãoSucessor de Pe. Dehon, padre Carlos Luis Suárez Codorniú, visitou todas as repartições da instituição, acompanhado do Conselheiro Geral
04.07.2022 | 5 minutos de leitura
- Em tempos de pandemiaAs adaptações do Colégio São Luiz em orientação educacional
08.09.2021 | 3 minutos de leitura
- Dona Jô se despede do colégio
08.09.2021 | 2 minutos de leitura
- Dia do Profissional de Educação Física
01.09.2021 | 3 minutos de leitura
- Presidente da ADBM visita Colégio e Faculdade São LuizPadre Joãozinho conheceu melhor as duas instituições
18.08.2021 | 3 minutos de leitura