Movimentos Imigratórios no Brasil no Século XIX

Estudo feito pela 1ª fase do curso de Filosofia será compartilhado com a comunidade em evento aberto e gratuito

Ensino Superior

19.05.2023 - 20:43:32 | 2 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Movimentos Imigratórios no Brasil no Século XIX

Nesta quinta-feira, 25 de maio, às 10h, no auditório da Faculdade São Luiz, os acadêmicos da Primeira Fase do curso de Filosofia, farão a apresentação do trabalho acadêmico sobre os Movimentos Imigratórios no Brasil no século XIX. O evento é gratuito e aberto à comunidade. 
“Uma das questões fundamentais da disciplina Tópicos da Cultura Brasileira é responder, do ponto de vista cultural, apoiado na visão histórica, a questão do que é ser brasileiro. E um dos elementos fundamentais dentro dessa constituição cultural passa, também, pelas imigrações do Século XIX, que é um momento significativo da construção da história do Brasil, onde há toda uma preocupação ideológica, social, política, financeira e econômica em tentar reestabelecer o país dentro do contexto mundial. Isto é, há uma tentativa, por parte do governo brasileiro, em povoar o Brasil, fazendo com que o país se desenvolvesse e participasse da modernidade já existente na Europa”, explica o professor da Faculdade São Luiz, responsável pela disciplina, Paulo Becher Junior. 
Segundo ele, na Europa, muitas pessoas viviam de forma negativa os efeitos e acontecimentos da modernidade na época e, por isso, estacam dispostas em migrar para outros lugares, em busca de novas oportunidades. “Nesse contexto, nossos acadêmicos darão ênfase para três culturas mais próximas da nossa região: italiana, alemã e açoriana. É fato que a colonização portuguesa está no país desde o século XV, do período Brasil Colônia, passando também pelo Brasil Imperial. Mas, dada a continuidade desse processo também no século XIX e a proximidade da cultura açoriana da nossa região, uma das equipes dos acadêmicos optou por trabalhar essa cultura”, destaca o professor. 
Durante a apresentação será possível conhecer mais sobre os processos imigratórios e as principais influências e desdobramentos da cultura europeia na cultura brasileira. 

Outros de Imprensa
Mais em Ensino Superior
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.