Mostra de Conhecimento discute a sustentabilidade

Alunos do Colégio São Luiz apresentaram soluções para preservar o planeta

Notícias

26.09.2022 - 15:53:46 | 4 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Mostra de Conhecimento discute a sustentabilidade

Com o tema “Sustentabilidade”, os alunos do Colégio e Faculdade São Luiz tiveram a oportunidade de apresentar aos professores, amigos e seus familiares, os projetos e trabalhos desenvolvidos em sala de aula. Essa ação foi realizada na manhã de sábado, 24 de setembro, e mobilizou alunos da Educação Infantil até o último ano do Ensino Médio.
“Depois de dois anos estamos retomando os nossos projetos, e a ‘Mostra do Conhecimento’ é um deles. Com a realização desse trabalho queremos externalizar tudo aquilo que vivenciamos ao longo do ano, como a iniciação científica e as apresentações dos projetos realizados pelos nossos alunos e alunas”, explica o diretor do Colégio e Faculdade São Luiz, Pe. Silvano João da Costa.
Para a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamenta I, Silvana Kunel Pereira, esse evento é de extrema importância, pois faz com que o aluno possa ter um olhar mais humano e mais consciente quando o assunto é a sustentabilidade. “Além de ajudar com os projetos desenvolvidos e criados, queremos que essa geração possa estar consciente de que hábitos importantes, como os projetados por eles, ajudam a preservar o planeta. E percebemos isso nas pequenas ações e gestos, tanto no colégio, como em casa. São ações que, com certeza, nos fazem acreditar num futuro melhor”, diz. 
Já o coordenador pedagógico do Ensino Fundamental II, Fabrício Bado, destaca o comprometimento dos estudantes com as ações desenvolvidas. “Os alunos trabalharam em sala de aula vários conteúdos que têm ligação com a sustentabilidade e acreditamos que eles podem levar esse conhecimento para a realidade em que vivem”, enfatiza.

O envolvimento e a participação da família
Durante toda a manhã muitas famílias foram prestigiar os trabalhos apresentados pelos seus filhos. Para Andréia Macedo, mãe da aluna Maria Eduarda, de 14 anos, estudante do 9º Ano do Ensino Fundamental, esse trabalho realizado pelo colégio estimula o desenvolvimento e a criatividade dos alunos. “A ‘Mostra do Conhecimento’ é importante em vários aspectos. Os alunos aprendem a trabalhar em grupo e envolvem as famílias que, de alguma forma, participam do processo, desde a execução inicial, até sua conclusão. Percebemos, no dia-a-dia, a importância da reciclagem e dos cuidados com o meio ambiente. Por isso, é gratificante ver nossos filhos e os demais alunos expondo seus trabalhos e compartilhando o que aprenderam em sala de aula. Além disso, tem a socialização da família com a comunidade”, comenta. 
A avó Emilse Maria Visconti faz questão de estar sempre presente nos eventos realizados pelo colégio. “Participo das atividades há muito tempo. Tenho uma neta e dois netos que estudam aqui: a Lara, 16 anos, o Vincenzo, de 4 anos, e o Benício, de 1 ano. Acredito que a participação da família é significativa e importante para o desenvolvimento das crianças, fazendo com que se sintam prestigiados e amados. O tema proposto para esse evento já faz parte do nosso dia-a-dia e acredito que os trabalhos realizados podem ser aplicados em casa e na comunidade”, avalia.
Segundo Caroline Tomazoni Schoening, mãe da aluna Isabelle, de 16 anos, estudante do 2º Ano do Ensino Médio, os projetos vão muito além dos muros da escola, eles começam em casa, com a ajuda da família. “As crianças aprenderam na prática a importância da reciclagem de vários materiais e do reaproveitamento da água. Em casa, meu marido e eu damos total apoio e suporte à nossa filha. A confraternização entre família, alunos e escola faz toda a diferença no desenvolvimento social da criança e adolescente”, considera.

Agradecimento
Depois do momento de abertura e de conhecer algumas atividades expostas, o diretor do Colégio São Luiz fez questão de deixar seu reconhecimento aos envolvidos. “Quero agradecer a coordenação pedagógica, aos nossos professores e, por meio deles, agradecer nossos auxiliares, estagiários, monitores e todos os colaboradores que se envolveram nesse evento, de modo particular nossos alunos; sem a presença e sem o querer deles, o evento não existiria. Quero agradecer, também, aos pais que vieram prestigiar e contemplar os trabalhos realizados pelos seus filhos. Tenho certeza de que aprendemos muito com essas apresentações”, enaltece. 

 
Outros de Imprensa
Mais em Notícias
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.