Missa em Ação de Graças - curso de Filosofia

Missa em Ação de Graças - curso de Filosofia

Ensino Superior

14.12.2021 - 14:37:21 | 5 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
 Missa  em Ação de Graças - curso de Filosofia

Como forma de celebrar a conclusão de mais uma turma de formandos do curso de Filosofia, o Colégio e Faculdade São Luiz promoveu na tarde de sábado, 11 de dezembro, uma missa de ação de graças pela etapa concluída. Realizada na igreja matriz da Paróquia São Luís Gonzaga, a celebração contou com a participação especial de Dom Frei Mário Marquez, da Diocese de Joaçaba, que presidiu o ato litúrgico, concelebrado pelo padre Silvano João da Costa, também diretor da instituição de ensino. A missa contou com a presença de 17 formandos do curso, além de familiares e amigos dos mesmos, da comunidade, professores da instituição, bem como de sacerdotes do Seminário Filosófico de Santa Catarina (Sefisc), da Diocese de Joinville; do Convento Sagrado Coração de Jesus; e do Seminário Menor Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes (Azambuja), ambos em Brusque. Na oportunidade também foi realizado o acendimento da terceira vela do Advento da igreja, por um dos formandos, marcando a proximidade com o Natal. 

Tempo de alegria 
Durante a homilia, dom Frei Mário falou sobre o significado da própria Filosofia, que vem ao encontro do tempo litúrgico presente, por conta do Advento. “A Filosofia nos fala que somos amigos da sabedoria. E este terceiro domingo do Advento é considerado o domingo da alegria. Então, vivemos uma grande alegria pela formatura e conquista desses formandos, da mesma forma que o período de aproximação do Natal. Alegria de conquista e realização de quem lutou e alcançou um objetivo; alegria por termos um Deus que caminha ao nosso lado, que os acompanhou ao longo da formação e que nos aproximou Dele, que é quem nos dá a verdadeira sabedoria. Que o caráter de alegria, esperança e confiança no processo formativo ainda continue, para os futuros sacerdotes que seguirão no curso de Teologia, e a todos aqueles que irão exercer a profissão na sociedade da qual estão inseridos”, destacou. 
Além disso, ao final, o bispo externou sua alegria e gratidão pelo convite em presidir a missa de um curso tão importante para a formação de profissionais e também futuros presbíteros. “É um ganho muito especial para o Estado de Santa Catarina, termos o curso de Filosofia do Colégio e Faculdade São Luiz, que é fundamental na formação do clero, da mesma forma para os demais formandos, que também concluem essa etapa hoje. Parabéns a todos os alunos e o desejo também de um feliz e abençoado Natal e Ano Novo a todos”, concluiu. 
Ao final da celebração, todos os formandos presentes foram chamados ao altar, onde se apresentaram e receberam uma bênção especial dos sacerdotes presentes na oportunidade. 

Conclusão e continuidade 
Para o diretor do Colégio e Faculdade São Luiz, padre Silvano João da Costa, poder concluir mais um ano acadêmico, ainda em um período impactado pela pandemia, foi motivo de render graças a Deus. “Enquanto instituição, concluímos com êxito esta etapa, dado àquilo que prometemos aos que ingressam conosco nos cursos: a possibilidade de alcançar o momento de colação de grau. E a missa é um convite, que a instituição faz aos alunos, para que neste momento possamos agradecer a Deus, pois Ele é quem perpassa a nossa história e espiritualidade, desde a fundação do Colégio e Faculdade São Luiz. Assim, a celebração coroou esta etapa, em render graças a Deus e pedir para que continue conosco, iluminando os caminhos dos nossos alunos e as escolhas que eles têm. Além disso, a presença de Dom Frei Mário enobreceu este momento, criou comunhão entre dioceses e a Faculdade São Luiz, já que muitos dos estudantes de Filosofia são de dioceses de outras cidades do estado”, pontuou. 
Da mesma forma, o coordenador do curso de Filosofia e vice-diretor do Colégio e Faculdade São Luiz, padre Aléssio da Rosa, ressaltou o momento de alegria e gratidão a Deus por mais uma turma que concluiu o curso, assim como também destacou o papel da própria Filosofia na trajetória de vida dos acadêmicos. “Nossa gratidão a Deus enquanto coordenação do curso, em instigar na mente e no coração desses formandos o desejo de seguir adiante. E isso tudo tem a ver também com a própria Filosofia em si, que questiona o porquê das coisas. E quando começamos a buscar essas respostas, a entender e valorizar a vida, atingimos um objetivo, e somos instigados a dar um próximo passo. Por isso estamos felizes por esta conclusão e pelos próximos passos que os nossos alunos irão dar em sua trajetória pessoal, espiritual e profissional”, completou. 

Preparo
A maioria dos formandos concluiu o curso de Filosofia e a partir de agora dará continuidade aos estudos de Teologia. Entre eles, estava Mateus Siedschlag, natural de Barra Velha, da Diocese de Joinville. Segundo ele, após três anos de curso, encerrar a formação com a missa foi engrandecedor. “Essa celebração, antes da colação, nos encheu de gratidão, principalmente a Deus, que nos proporciona o conhecimento, para que assim possamos firmar o nosso amor a Ele, e à sabedoria, que é o que a Filosofia preza. A formação foi um período de muito conhecimento intelectual, espiritual, mas também humano, pelas amizades feitas neste período e que irão perdurar, por isso também somos gratos”, destacou. 
Da mesma forma, Bruno Zenaro, natural de Irani, da Diocese de Joaçaba, traduziu a conclusão do curso da Faculdade São Luiz nos ensinamentos de Santo Agostinho. “Segundo ele, o verdadeiro filósofo busca a sabedoria e a verdade, e a verdade é Deus. Ou seja, o verdadeiro filósofo é quem ama Deus. Por isso, estamos muito felizes em concluir essa etapa, esperando as novas graças que Ele nos dará nesta nova fase do curso de Teologia”, comentou. Ambos irão para Florianópolis a partir de agora, cursar Teologia, na Faculdade Católica de Santa Catarina (Facasc), dando continuidade à formação sacerdotal. 

 
Outros de Imprensa
Mais em Ensino Superior
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.