Missa celebra 50 anos de formatura

Celebração ocorreu no último sábado, na capela do Colégio São Luiz

Notícias

07.12.2021 - 15:14:03 | 3 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Missa celebra 50 anos de formatura

Dia 4 de dezembro de 1971. No Colégio São Luiz, um grupo formado por 28 jovens vivenciava a alegria de concluir o Curso Normal. Mais do que um diploma, era tempo de viver com responsabilidade a realização de um sonho: ensinar crianças, desde a Educação Infantil até as séries iniciais. Algumas destas mulheres fizeram morada em outras cidades mas, boa parte, permaneceu em Brusque. A maioria deu continuidade aos estudos, através da faculdade, além de formar suas próprias famílias.
E assim, exatamente 50 anos depois, elas se reencontraram, para celebrar o Jubileu de Ouro da Formatura. Na manhã do último sábado, 4 de dezembro, na capela do Colégio São Luiz, o diretor, padre Silvano João da Costa, presidiu uma missa de Ação de Graças que, além das formandas, reuniu alguns dos professores da época. 
Durante a missa foi feita a chamada de presença. Uma a uma, elas foram se levantando, embaladas por aplausos: Ana Maria Fantini, Bernadete Klan, Bernadete de Oliveira, Carmen Regina Kolher Wippel, Eliana Vechi, Irene Schlindwein, Isolete de Oliveira, Iliana Zink, Iliane Kohler, Leonina de Oliveira (Irmã Joanice), Lourdes Gomes, Maria Inocência Lamin, Maria Isabel Andrade, Maria Gertrudes Stoll, Maria Lúcia Scharf, Maria Sofia Andrade, Marilene Terezinha Barni, Marli Terezinha Sedrez Deichmann, Regina Maria Gevaerd, Rita de Cássia Maurici, Sandra Helena Jacovics, Sandra Marisa Venturelli, Silvia Appel, Tânia Mara Schweder, Verena Kohler e Vilma Crippa.
Na sequência foi registrada a presença dos professores, também acolhidos com carinho. São eles: Elisabeth Cavalca Bork, Evaldo Moresco, Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, Maria de Lourdes Ramos Krieger Locks, Maria Elena Albani Dalago e Dom Nelson Westrupp
Com pesar e saudade, foram lembradas as estudantes que já se encontram na eternidade: Marli Souza (oradora na formatura de 1971), Sônia Maria Penk e Terezinha Pereira. Os professores falecidos também foram reverenciados: Júlia de Oliveira, Léia Batistotti, Maria Celina Coelho, Maria Helena Carneiro, Marli Maluche, Márcia Werner, Padre Anselmo Schimitter, Padre Floriano Martins de Oliveira e Padre Orlando Maria Mürphy. 
Por fim, foi destacada a saudade dos demais educadores e colegas que não puderam comparecer ao reencontro. 

Gratidão
Durante a celebração, as normalistas agradeceram ao diretor, padre Silvano, por atender este pedido, que permitiu reviver tantas histórias, 50 anos depois. Para algumas egressas, o Colégio ainda contribuiu na formação de seus filhos e netos. E há, ainda, familiares que trabalham na instituição. 
Antes, porém, da bênção final, padre Silvano convidou os quatro professores presentes para uma última aula. Palavras carinhosas marcaram esta derradeira lição.
O dia seguiu, com visita guiada ao colégio, na qual foi possível acompanhar as evoluções ao longo dessas cinco décadas. O almoço festivo finalizou o encontro, marcado pela gratidão a Deus de viver momentos tão raros e especiais. 

 
Outros de Imprensa
Mais em Notícias
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Faça-nos uma visita virtual

Faça-nos uma visita virtual
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.