Medalha de Ouro na Olimpíada Nacional de Ciências

Alunas Ana Alice Kohler e Carolina Karsten Tamanini receberam a premiação pelo colégio, com a presença de professores, colegas e familiares

Ensino Médio

27.05.2021 - 15:40:45 | 5 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Medalha de Ouro na Olimpíada Nacional de Ciências

O Colégio e Faculdade São Luiz realizou na manhã de quarta-feira, 26 de maio, uma solenidade simbólica e especial para a entrega de duas medalhas de ouro da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Na oportunidade as estudantes do segundo ano do Ensino Médio, Ana Alice Kohler e Carolina Karsten Tamanini receberam a premiação, pelo bom desempenho na competição nacional. A entrega foi surpresa para as alunas, e o ato, realizado no auditório da escola, seguindo os protocolos de prevenção contra a Covid-19, contou com a presença dos alunos da turma do segundo ano, professores, coordenadores, direção do colégio, e também de pais e familiares das estudantes. A Olimpíada foi realizada em duas etapas, de forma online. A primeira, ocorreu em agosto de 2020, e contou com 20 questões objetivas de Astronomia, Biologia, Física, História e Química, onde os alunos que tiraram notas mínimas se classificaram para a segunda fase. A segunda etapa contou com questões teóricas das mesmas matérias, e foi realizada em janeiro deste ano. Com aprovação, foram divulgados os melhores resultados e as medalhas das alunas foram enviadas para o colégio, que realizou a entrega oficial.  

Primeira de muitas
 Durante a entrega, o diretor do Colégio e Faculdade São Luiz, padre Silvano João da Costa destacou a importância da premiação, em especial no período de pandemia vivido desde 2020, e que impactou a Educação. Para ele, o reconhecimento nacional das alunas provou que o esforço das estudantes e o apoio da família, coordenação e professores podem sempre trazer bons resultados. “Que este momento de premiação possa ser um de muitos em nossa instituição e que outros alunos possam abraçar as oportunidades assim para o crescimento intelectual. O Colégio e Faculdade São Luiz sempre estará apoiando a concretização de projetos de pesquisa, qualificando cada vez mais o aprendizado. Às alunas, esperamos que esta Olimpíada Nacional represente o quanto vocês podem voar, alçar voos mais altos. Parabéns”, declarou. A coordenadora do Ensino Médio, Cintia Cardoso, da mesma forma enalteceu a importância da conquista das alunas para inspirar outros estudantes. “É um momento muito gratificante para nós, enquanto educadores. A entrega das medalhas é simbólica, mas ela representa todo o trabalho que tem sido feito com os alunos, resultado de todo o apoio da equipe docente, de todos os educadores que caminharam com as estudantes até aqui. E isso mostra que é possível sim fazer a diferença na Educação. Que outros jovens se inspirem, e se sintam motivados a também caminhar na busca do ensino e da iniciação científica, já que o nosso país precisa disso”, completou. A professora de Química, Lenita Justina Glanert destaca que ao longo do ano são realizadas diversas olimpíadas semelhantes, em várias áreas, e que o colégio sempre incentiva a participação dos alunos, que acabam testando seus próprios conhecimentos. “Sempre incentivamos os alunos a participarem, de forma espontânea. O aluno não recebe nota, o que demonstra a vontade de eles irem um pouco além da escola, em abrir os horizontes. Além do que, participar de disputas nacionais assim conta pontos para o currículo deles, até para concorrer a uma bolsa de estudos no país ou fora dele. Sem falar da oportunidade de aprendizado para a vida. E quando vimos um resultado como o das alunas, é muito inspirador”, destacou.   

Desafio vencido
Entre as estudantes, o sentimento foi de surpresa e alegria, pela conquista do prêmio e também pela entrega das medalhas. Ambas já haviam participado de outras disputas nacionais com bons desempenhos, mas receber o mérito de ouro foi um diferencial. “Foi uma prova bem difícil, com um nível mais avançado, e sabemos que o que conseguirmos de colocação nela já está ótimo. Fui sem expectativas e fiquei muito feliz com o resultado. É muito gratificante e ao mesmo tempo é um alívio, em ver que a nossa dedicação aos estudos foi recompensada de alguma forma. Além do que, ter essas experiências é muito bom para o nosso currículo, para vagas de emprego futuras”, declarou Ana Alice Kohler. 
Para Carolina Karsten Tamanini ambas as etapas também foram desafiadoras, não apenas pelos questionários, mas pelas mudanças do teste presencial para on-line, adaptado a um período de pandemia. “Na primeira etapa tive problemas com a internet, na segunda fase o site teve problema e precisei fazer novamente a segunda prova. Não acreditei quando vi o resultado da primeira fase, e poder receber a medalha, de forma surpresa hoje, foi ainda melhor, ainda mais com a presença da família. Espero que outros alunos possam ter essa experiência, pois aprendemos bastante”, completou. As expectativas de ambas as alunas são de continuar participando de outras olimpíadas nacionais, para ter mais experiências e adquirir conhecimento. Entre os pais, a emoção e alegria traduziu o momento de entrega das medalhas às filhas. “A Ana Alice já participou de outras competições, mas a medalha de ouro é a primeira. Esperamos que venham mais premiações assim”, comentou o pai, Valmir Kohler. Da mesma forma, a mãe de Carolina, Jane Luisa Karsten Tamanini também acredita que a medalha traduziu o esforço e a dedicação da filha aos estudos. “Ela se empenha bastante correndo atrás, e sempre incentivamos e ajudamos. Foi um ato muito bonito feito pelo colégio e significou muito para elas, em receber essa medalha. Esperamos que venham outras premiações, pois sabemos que potencial elas têm”, pontuou.  

ONC
A Olimpíada Nacional de Ciências é um evento técnico-científico, organizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação (MCTI) e destinado a estudantes do Ensino Médio e do 8ª e9º ano do Ensino Fundamental. A ONC constitui um programa da Associação Brasileira de Química (ABQ), Departamento de História da UNICAMP, Instituto Butantã (IB), Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsáveis por sua execução.

 
Outros de Imprensa
Mais em Ensino Médio
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.


Warning: Unknown: write failed: Disk quota exceeded (122) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/cpanel/php/sessions/ea-php56) in Unknown on line 0