Início às celebrações da Semana Santa

Notícias

30.03.2021 - 16:42:17 | 5 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Início às celebrações da Semana Santa

Na segunda-feira, 29 de março, o Colégio e Faculdade São Luiz iniciou a sua programação especial da Semana Santa, voltada para alunos, pais e colaboradores. Na oportunidade, além disponibilizar períodos destinados ao sacramento da confissão na Capela Espírito Santo, localizada nas dependências do colégio, também foi realizada a primeira celebração da Semana. A missa foi presidida pelo padre Silvano Borba, também secretário do Colégio e Faculdade São Luiz e concelebrada pelos padres Silvano João da Costa, diretor do Colégio e Faculdade São Luiz; e Pe. Aléssio da Rosa, vice-diretor da instituição.
“Esta é uma semana especial. Para nós, católicos, é a semana maior da nossa fé: Cristo vence a morte dando-nos a certeza da ressureição e da vida. O Colégio e Faculdade São Luiz é uma instituição convencional católica, e essas iniciativas que estamos tendo, limitados pela pandemia, são a certeza da importância de Deus na nossa vida, de que o ser humano não é só razão e intelecto: ele também é constituído pela dimensão afetiva, religiosa-espiritual. E celebrar a Semana Santa nos traz isso, nos coloca nessa dimensão, na aproximação com Deus”, comentou o diretor da instituição educacional. 

Adoração
Durante a homilia, padre Silvano Borba trouxe o exemplo da passagem bíblica de Maria e de Judas. “Ela, que sempre se colocou aos pés de Jesus, para ouvi-lo e principalmente para adorá-lo, unge os pés de Cristo com o ‘perfume de Nardo’, de grande valia na época, o que incomoda Judas, que era materialista e pensava em seus interesses próprios. Maria, neste caso é aquela pessoa que sabe se desprender, que sabe esvaziar-se de si mesma e se deixar encher por Deus. Por isso ela se coloca aos pés de Jesus, para adorá-lo. Diferente de Judas, que se apega ao material. E essa reflexão, neste início de Semana Santa nos faz pensar o que tem mais valor na nossa vida: as coisas materiais e passageiras, ou a graça de Deus?”, destacou o padre. “Através dessa Páscoa, de Jesus na cruz, recebemos o nosso bem maior, que é a remissão dos nossos pecados e a salvação. E temos como prêmio, a vida eterna: algo que no passado o pecado nos tirou, e que agora nos é devolvida por Deus, através de Jesus Cristo, por isso a importância de refletirmos e nos prepararmos para esta Páscoa, durante esta Semana Santa”, completou padre Silvano Borba.  
A missa não contou com a presença do público, por conta dos cuidados e prevenção contra a Covid-19, mas teve transmissão pelas redes sociais do Colégio e Faculdade São Luiz onde pode ser acompanhada virtualmente pelas famílias. A celebração também foi rezada pelos colaboradores e contou com a participação das professoras Lilian de Souza Comper e Rosemeri Knihs Dell Agnolo, representando os mesmos. 
Para o padre Aléssio da Rosa, responsável pela celebração de terça-feira, 30, com orações em prol dos alunos, a Semana Santa também traz a reflexão dos ciclos da vida, assim como os ciclos educacionais vivenciados pelos alunos, tanto na educação básica como no ensino superior. “A Páscoa nos recorda o ciclo da vida, que não é eterna e é muito breve, onde somos chamados para vive-la da melhor forma possível. Por isso, Jesus é um exemplo para nós, que continua atual. Ele viveu plenamente seus 33 anos e como mestre não tirou a vida de ninguém, mas ao contrário, morreu por amor ao outro, para que possamos ter mais vida, em fraternidade universal. Assim, tanto na família como também na escola, onde convivemos como várias pessoas diferentes, com ou sem a pandemia, somos chamados a respeitar ao próximo, às diferenças e viver a fraternidade”, acrescentou. 

Mensagem de Páscoa 
Com o encerramento da Semana Santa e a chegada da Páscoa, o diretor do Colégio e Faculdade São Luiz também deixou sua mensagem à comunidade, em especial pelo momento atual marcado pela pandemia, que se assemelha à Paixão de Cristo.  “A exemplo da Paixão e morte de Jesus na cruz, muitos foram aqueles que sofreram e perderam a vida nesta pandemia. E aqui está o grande diferencial desta Páscoa: sofrermos com Cristo e ressuscitarmos com Ele. Ou seja, se com Ele morrermos, com Ele seremos ressuscitados. Que nossos alunos, pais e colaboradores tenham a certeza de que o sofrimento é inerente à fragilidade humana, que a morte é inerente a nossa condição humana, mas que a ressurreição é condição da fé. Que na dor do sofrimento que vivenciamos nesta pandemia possamos ter o olhar para o horizonte, de um Cristo que venceu a morte e ressuscitou. Uma feliz Páscoa a todos”, declara padre Silvano da Costa. 

Programação
Até quarta-feira, 31 de março, a instituição terá a celebração de missas, sempre às 19h, em sua página do Instagram. Além disso, haverá períodos destinados à confissão, durante a manhã e final da tarde, oportunizados a alunos, aos pais e colaboradores. “Segundo a Igreja Católica, devemos nos confessar pelo menos uma vez ao ano, na Páscoa da Ressureição do Senhor. Devido compromissos do dia a dia nem sempre é possível, desta forma, o Colégio e Faculdade São Luiz está oportunizando este momento, nos horários de entrada e saída, onde pais, alunos e colaboradores possam se confessar e se preparar para essa reconciliação. Desta forma chegarão na Páscoa com o coração purificado para bem celebrá-la”, completou padre Silvano Borba.  
A programação completa poderá ser conferida aqui em  nosso site e nas redes sociais do Colégio e Faculdade São Luiz. 

 
Outros de Imprensa
Mais em Notícias
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.