Formação Continuada para professores do Ensino Superior

Colégio e Faculdade São Luiz realiza Formação Continuada para professores do Ensino Superior

Ensino Superior

14.07.2021 - 16:17:24 | 4 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Formação Continuada para professores do Ensino Superior


O Colégio e Faculdade São Luiz realizou na manhã de terça-feira, 13 de julho, a Formação Continuada voltada para os professores do Ensino Superior, dos cursos de Administração e Filosofia. O evento ocorreu no auditório da faculdade e contou com a abertura do padre e professor Silvano João da Costa, diretor da instituição.
Na programação foram abordados temas relacionados aos Recursos Humanos; a socialização dos resultados da Comissão Própria de Avaliação (CPA); e a partilha dos Projetos da Curricularização da Extensão. Além disso, os professores também discutiram sobre os protocolos de retorno das aulas presenciais a partir do dia 26 de julho; bem como as dificuldades e recursos disponíveis das ferramentas do Google para aulas e avaliações; o calendário acadêmico do segundo semestre; entre outros temas. 
A Formação foi realizada de forma presencial e on-line, com a participação de dez professores.
“A Formação Continuada é importante por seu aspecto revisional e também de projeção. Rever tudo o que foi feito no campo pedagógico e didático, ter transparência, ouvir a Comissão Própria de Avaliação, para vermos como está a instituição, em especial neste momento de pandemia. Da mesma forma, é a projeção, do que queremos para o próximo semestre, para o futuro. E por isso a Formação Continuada traz essa partilha entre os professores para que possamos organizar melhor o que está por vir, com qualidade, na tentativa de resolvermos algumas fragilidades do passado, com o olhar para o futuro da instituição”, declarou o diretor Colégio e Faculdade São Luiz, padre Silvano João da Costa. 

Revisão e planejamento 
O vice-diretor do Colégio e Faculdade São Luiz, padre Aléssio da Rosa, também coordenador do curso de Filosofia, da mesma forma ressaltou a importância Formação, que trouxe a troca de experiências, avaliação e planejamentos, em prol da melhoria na qualidade do ensino. “Esse primeiro semestre avaliamos de forma positiva, já que mesmo com algumas dificuldades não paralisamos nosso calendário, o que foi bom para o curso de Filosofia, para os estudantes e professores. Para o segundo semestre estamos avaliando tudo o que desenvolvemos nas aulas remotas, as dificuldades enfrentadas, mas também a interação muito positiva dos alunos, seja de forma presencial ou remota”, comentou. 
Outro ponto destacado pelo professor e coordenador foi em relação ao projeto de Curricularização da Extensão, onde cada disciplina do curso desenvolveu um trabalho com a comunidade. “Houve ricas trocas e experiências com outras escolas e com a comunidade em geral, e os estudantes desenvolveram 10% da carga horária de cada disciplina junto à comunidade, interagindo e contribuindo também de forma social”, detalhou padre Aléssio. 
Segundo ele, para o segundo semestre, as expectativas do curso de Filosofia são as melhores, já que para o mês de outubro está programado o Simpósio de Filosofia, que deverá contar com a participação de profissionais renomados da área, que trarão importantes reflexões sobre o tema. 
Durante o encontro, o professor e coordenador do curso de Administração, Gonter Bartel também falou a respeito das necessidades e adaptações necessárias dos professores no período de pandemia, em relação ao ensino de forma virtual e neste ano também híbrido, com alunos retornando às aulas presenciais e alguns de modo on-line.  “Esse cenário trouxe uma aceleração das tecnologias da informação dentro da sala de aula, promovendo outras oportunidades de aprendizagem. Com isso, vimos as necessidades dos professores e buscamos duas oficinas promovidas a eles. Esperamos que com este aprendizado os professores possam melhorar a sua performance em sala de aula, já que o aprender e reaprender é uma constante na instituição”, detalhou. 
Outro aspecto abordado pelo coordenador do curso de Administração foi em relação a busca contínua em preparar os estudantes para o mercado e também para as demandas futuras da empresas. “Temos em nosso curso uma proposta bastante específica, direcionada e baseada na formação do administrador, então precisamos discutir também as boas práticas, a percepção de algumas fragilidades e avaliar para onde a gestão das empresas está caminhando, para que possamos preparar o estudante do presente para o futuro. E tivemos essa discussão com os professores do curso de Administração na noite de segunda-feira, 12, de forma remota, a cerca dessas percepções técnicas e também atitudinais, na formação do ser humano, do administrador, com todas as responsabilidades legais que também recaem sobre o exercício da profissão, além de todo o restante do conteúdo da Formação Continuada de hoje”, pontuou. 
No próximo dia 19 de julho a Formação Continuada será direcionada para os professores do Ensino Fundamental e Médio. 

 
Outros de Imprensa
Mais em Ensino Superior
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.