Fim de semestre: Operação Salvar Notas

Institucional

05.07.2021 - 10:28:52 | 2 minutos de leitura

Autor - Orientação Educacional São Luiz
Fim de semestre: Operação Salvar Notas

Estamos caminhando para o encerramento do primeiro semestre, e junto vem a expectativa e alívio dos critérios atingidos, ou o pesadelo de não terem atingidos os critérios.

Nesse momento muitos pais também se afligem, alguns não sabem como agir, o que fazer para ajudar os filhos nessa situação.  É um momento que serve também para se atentar ainda mais para as necessidades da criança ou do adolescente que podem estar passando por algumas situações emocionais e sozinhos não conseguem administrá-los.

Estar atento ao que está acontecendo no ambiente familiar em que a criança ou adolescente está inserido (divórcio dos pais, nascimento de um irmãozinho, perda de amigos ou parentes) são elementos que podem causar uma desestruturação interna do indivíduo e, em muitos casos, é preciso buscar ajuda de um especialista. Em outas situações o aluno é comprometido com os estudos, porém seus métodos são ineficazes, precisando de uma orientação e reorganização para recuperar as notas.

Incentivar a criança ou adolescente a questionar sempre que surgir dúvidas em sala, assistir novamente as aulas gravadas, pesquisar sobre o tema, realizar leituras, são alternativas de sanar dificuldades apresentadas, mas se mesmo assim a dúvida persistir encoraje o aluno a conversar com o professor sobre o que ainda não ficou compreensível. 
Outro fator relevante para a família estar atenta é a qualidade do sono dessa criança/adolescente. Manter uma rotina de horário e quantidade de sono por noite ajudam bastante na qualidade dos estudos. Problemas de visão e de saúde também são fatores relevantes que podem prejudicar a aprendizagem.

Ajudar a criança/adolescente a identificar o problema é a melhor saída, pois castigos ou outras punições podem acarretar perda de autoestima e autoconfiança, piorando ainda mais a situação.
Estar atendo as questões emocionais e biológicas são fundamentais, porém a família precisa se organizar para ter um momento de acompanhamento das tarefas e estudar com os filhos, pois estar junto nesse momento aumenta a confiança e o faz acreditar na capacidade de melhorar e superar suas dificuldades.

Não esqueça que a escola é uma grande aliada da família, esteja presente em todos os momentos.

Orientação Educacional | São Luiz - Colégio e Faculdade

Mais em Institucional
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.