Filosofia da Faculdade São Luiz recebe nota 4 no Enade

Formação oferecida em Brusque há 89 anos é a número 1 no IDD de Santa Catarina

Ensino Superior

14.09.2022 - 13:09:46 | 3 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Filosofia da Faculdade São Luiz recebe nota 4 no Enade

Prestes a completar 90 anos do ensino de Filosofia em Brusque (março de 2023), a Faculdade São Luiz comemora a nota 4 recebida no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), divulgada nesta segunda-feira, 12 de setembro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Na oportunidade também foi informado o conceito 4 para o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).
Com um ano de atraso, devido à pandemia da Covid-19, o exame do Enade foi aplicado em novembro do ano passado, para 20 acadêmicos formandos em Filosofia da instituição. Até então, o conceito do curso era 3 (2018).  
“Nosso propósito é oferecer um curso de excelência, no qual o acadêmico se reconheça como parte integrante da formação e seja capaz de se posicionar com argumentos frente aos acontecimentos atuais. É uma alegria também, porque ascendemos da nota 3 para 4, o que traz à instituição o mérito pelo trabalho elaborado com mútua colaboração de todos os segmentos envolvidos. Não preparamos pessoas para o Enade. Formamos acadêmicos capazes de lidar com problemáticas da própria vida que, por consequência, podem ser testadas em um exame nacional”, comenta o vice-diretor da Faculdade São Luiz e coordenador do curso de Filosofia, padre Aléssio da Rosa. 
O resultado do Enade, além de avaliar o desempenho e a qualidade dos cursos oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES), também gera um ranking nacional. Apenas do Bacharelado em Filosofia foram avaliados 78 cursos no país. Neste ranking, a Faculdade São Luiz ocupa a 24ª colocação nacional e o 7º lugar entre os estados do Sul do Brasil. Já no IDD, a colocação sobe, sendo 14º no Brasil, 3º melhor no Sul e o 1º lugar em Santa Catarina. 
“O IDD avalia a evolução do acadêmico no Ensino Superior, ao comparar o resultado do Enade com a nota obtida no Enem, no fim da Educação Básica. Como já se passaram entre três ou quatro anos de formação superior, é possível identificar em quais parâmetros do conhecimento esse aluno se desenvolveu”, explica padre Aléssio.

Filosofia para todos 
Formando cerca de 25 acadêmicos por ano, o curso de Filosofia da Faculdade São Luiz é reconhecido pelo MEC e aberto à comunidade. Ainda que boa parte dos estudantes estejam vinculados às casas formativas e sejam seminaristas de diversas dioceses do Estado, cresce o número de leigos interessados nessa graduação.
“Temos, inclusive, o processo de seleção para bolsa de estudos e as vagas estão abertas à comunidade. Muitas mulheres frequentam a instituição, além de pessoas que buscam a Filosofia como uma segunda ou terceira graduação. Ou seja, em sala de aula, registramos diferentes idades, mas o interesse comum em aprimorar o olhar crítico para as questões sociais”, enfatiza o vice-diretor. 


Outros de Imprensa
Mais em Ensino Superior
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.