Faculdade São Luiz promove formação continuada

Ensino Superior

13.02.2026 - 11:56:46 | 3 minutos de leitura

Autor - Notícias São Luiz
Faculdade São Luiz promove formação continuada

A Faculdade São Luiz realizou, na manhã do dia 4 de fevereiro, a Formação Continuada dos professores do curso de Filosofia, reunindo docentes e equipe gestora na sede da instituição. O encontro teve como destaque a palestra conduzida pela professora e doutora Lara Emanuele da Luz Batisti, que abordou o tema “Técnica e Tecnologia em Hannah Arendt”, tema de sua pesquisa de doutorado. 
A atividade iniciou com uma oração de acolhida conduzida pelo vice-diretor da Faculdade São Luiz e coordenador do curso de Filosofia, padre Josimar Baggio, que deu as boas-vindas aos participantes e desejou um ano letivo produtivo. “Desejamos a todos que este seja um ano acadêmico muito frutuoso, especialmente para a formação integral dos nossos estudantes”, destacou.

Técnica x tecnologia
Durante a palestra, a professora Lara apresentou reflexões sobre o conceito de homo faber e a relação entre técnica, tecnologia e mundo moderno, a partir da obra de Hannah Arendt. Segundo ela, a técnica, historicamente, está associada à capacidade humana de criar objetos que estabelecem uma relação positiva com o mundo. “Isso acontece durante a Era Moderna, ou seja, pelo século XVII, com a Revolução Científica, Galileu Galilei, Newton, entre outros. Esse tipo de técnica é algo positivo, que surge junto com a Ciência também. E o que a Hannah Arendt apresenta, além disso, são outros apontamentos, como a tecnologia, que foi tema da minha tese de doutorado”, contextualiza. 
A palestrante destacou a crítica de Arendt à tecnologia quando esta escapa ao domínio humano, exemplificada pelas explosões atômicas do século XX. “A tecnologia passa a ser vista como algo que o ser humano cria, mas não domina plenamente. Diferente do homo faber, que controla a técnica, a tecnologia, por outro lado, não tem essa relação positiva, pois com ela, não há domínio da técnica, o que pode gerar impactos irreversíveis. O grande marco disso são as explosões atômicas, por exemplo, que podem destruir o planeta. Assim, a ideia foi trazer para a formação essa reflexão sobre a importância do desenvolvimento técnico, e que, o que fazemos pode impactar no nosso planeta”, explicou. A proposta da formação, segundo Lara, foi provocar uma reflexão sobre responsabilidade, limites e consequências do desenvolvimento técnico.

Outras ações
Por fim, as reflexões também foram relacionadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial os que falam sobre a sustentabilidade. “A formação suscitou muitas reflexões nos professores, também porque este é o tema do Simpósio de Filosofia deste ano, já que assunto referente a tecnologia é muito atual para os debates filosóficos também”, completou padre Josimar.
Na sequência, o encontro contou com a apresentação dos resultados da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e com reflexões sobre o projeto de curricularização da extensão para o primeiro semestre. Ao final, foram repassadas orientações gerais para o período letivo e o evento foi encerrado com a palavra do diretor da instituição, padre Silvano João da Costa.
“Foi um momento muito proveitoso e fraterno, que fortalece o diálogo entre professores e gestão e reafirma o nosso compromisso com a formação integral dos estudantes e de toda a comunidade acadêmica da Faculdade São Luiz”, concluiu padre Josimar.

Outros de Notícias
Mais em Ensino Superior
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.