Estudantes do embarcam para intercâmbio nos EUA em janeiro

Sacred Heart School, no Mississipi, recebe o grupo para três semanas de atividades

Institucional

15.12.2025 - 17:30:03 | 4 minutos de leitura

Autor - Notícias São Luiz
Estudantes do  embarcam para intercâmbio nos EUA em janeiro

O Colégio São Luiz se prepara para mais uma edição do seu programa de intercâmbio com a Sacred Heart School, em Southaven, no estado do Mississippi (EUA). O grupo, formado por oito estudantes do Ensino Fundamental 2, embarca no dia 9 de janeiro para três semanas de imersão cultural, acadêmica e de convivência. A iniciativa integra o Programa Bilíngue do Colégio e mantém parceria com as instituições da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus.

 

Preparação e expectativas da equipe pedagógica

Professora de Inglês do colégio, Janaina Fernanda de Almeida, acompanhará o grupo no intercâmbio pela segunda vez. Ela destaca que a preparação desta vez está mais tranquila, mas o entusiasmo é o mesmo da primeira vez.

“Agora com um pouco menos de apreensão, já sei como vai ser, não será tudo tão novo. Estou mais tranquila, mas com a expectativa sempre muito alta. É um grupo que acompanho há dois anos, já temos laços, e acho que vai ser tudo muito bacana”, afirma.

Janaina destaca que o intercâmbio vai muito além do desenvolvimento linguístico.

“É muito importante ter essa prática do inglês em situação real de uso. Mas todas as questões que eles vão precisar resolver fora o idioma, como se organizar sozinhos, fazer as tarefas domésticas, ter contato de forma autônoma com outros alunos, exigem independência. Eles vão se desenvolver muito nessas três semanas”, completa.

A coordenadora do Programa Bilíngue, Mariane Werner Zen, reforça a relevância da iniciativa, que chega à quarta edição.

“É o nosso intercâmbio mais longo, em que ficamos três semanas. Fomos em 2023 com quatro alunas, depois em 2024 com mais quatro, em 2025 com oito, e agora novamente com oito estudantes. Com o tempo, fica mais fácil; parece que vou encontrar minha família”, comenta.

Mariane observa que a relação criada entre as escolas já gerou impactos positivos nos dois lados. “Em vídeos recentes, percebo que o nosso intercâmbio levou muitas influências pra lá. Eles mudaram o uniforme, desenvolveram uma versão com o logo da cruz dehoniana baseado no nosso. Também plotaram portas de vidro com o símbolo, como temos aqui”, relata.

A coordenadora também celebra o fortalecimento da interação entre os estudantes das duas instituições.

“No primeiro intercâmbio, os alunos de lá ficavam receosos de vir falar com a gente. Agora eles já sabem que estamos chegando, conversam, interagem. Os adolescentes que levamos não têm mais vergonha de se expressar”, afirma.

Além disso, Mariane destaca que, pela primeira vez, o grupo participará da Semana Católica, realizada na última semana de janeiro pelas escolas nos Estados Unidos.

“Estou muito feliz e grata pelo apoio dos pais, por confiarem no nosso trabalho e ajudarem as crianças nessa jornada”, completa.

 

Expectativas dos estudantes

Entre os alunos selecionados, o clima é de entusiasmo, ansiedade e preparação intensa. Para Letícia da Rocha Imhof, o intercâmbio representa a realização de um antigo desejo. “Sempre foi um sonho, desde pequena, poder viajar para fora para estudar”, afirma a estudante, que se dedicou à prática do inglês e se diz feliz pela oportunidade oferecida pelo Colégio.

A experiência também é aguardada com animação por Rafaela Müller Coelho, que recentemente viveu um intercâmbio esportivo no Canadá. Segundo ela, “as expectativas são as mais altas possíveis”, especialmente por se tratar de uma viagem voltada aos estudos e à convivência com colegas por um período mais longo.

Para Laura Ulrich Silva, o embarque coroa um desejo que começou no quinto ano. “Era um sonho desde o primeiro intercâmbio e vai ser uma experiência única”.

Já Francesco Giuseppe Sgrott espera enfrentar o desafio de sua primeira viagem internacional e do período longe da família. “Acho que vai ser uma viagem bem desafiadora”, comenta o estudante, que foi incentivado pelo irmão, participante de uma edição anterior.

Também vivendo sua primeira viagem ao exterior, Isabela dos Santos da Silva Costa destaca a vontade de amadurecer durante as semanas fora. “Quero conhecer novas pessoas e ver como é ficar tanto tempo longe dos meus pais, sendo mais independente”, afirma.

Para Lara Elias Werner, a expectativa é de muito aprendizado. “Minha expectativa é que seja uma experiência legal, com contato com pessoas diferentes e culturas diferentes”.

Maria Vitória Ramos Reis também está ansiosa para viver as três semanas de intercâmbio nos Estados Unidos. “Espero conhecer novos amigos e aprender mais sobre a cultura de lá”.

Com o mesmo entusiasmo, Yuri Pehnk Bork destaca que o intercâmbio é um objetivo que o acompanha desde o 5º ano. “Estou bem ansioso para viver a rotina do local e falar inglês”, diz o estudante, que se preparou para a prova desde o ano anterior.


Outros de Notícias
Mais em Institucional
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.