Estudantes chilenos falam sobre intercâmbio em Brusque

Parceria entre o Colégio São Luiz e o Colegio San Juan Evangelista proporcionou experiências dentro e fora da sala de aula

Institucional

02.06.2026 - 15:45:22 | 5 minutos de leitura

Autor - Vitoria Hoffmann Rubick
Estudantes chilenos falam sobre intercâmbio em Brusque

De 14 a 31 de maio, o Colégio São Luiz recebeu, pela primeira vez, um grupo de intercambistas chilenos, dando continuidade à parceria com o Colegio San Juan Evangelista, de Santiago. Durante a estadia em Brusque, sete estudantes e dois professores da instituição chilena tiveram a oportunidade de acompanhar a rotina escolar no colégio, conviver com alunos, professores e famílias, além de conhecer os principais pontos turísticos da região.
A coordenadora do Programa Bilíngue do Colégio São Luiz, Mariane Werner Zen, destaca que o principal objetivo do intercâmbio vai além da aprendizagem em sala de aula. “Eles viveram uma rotina diferente, conheceram uma cidade menor, uma nova cultura e outras formas de organização escolar. O intercâmbio mostra que as diferenças não são certas ou erradas, são apenas diferenças, e isso gera muito aprendizado. Para nós também porque aprendemos a olhar para a nossa realidade de outra forma quando recebemos estudantes de outros países”, afirma.
Segundo ela, o grupo chileno demonstrou dedicação e interesse durante toda a estadia. “Mesmo com a barreira do idioma em alguns momentos, eles se mostraram muito comprometidos e interessados. Perceberam também como a identidade Dehoniana está presente na nossa comunidade e como há conexões importantes entre nossas escolas”, comenta.
O fráter Cristiano Schneider, responsável pela Pastoral do Colégio São Luiz, também destaca o quanto os intercambistas conseguiram vivenciar a presença dehoniana durante a experiência em Brusque. “O que me encantou muito foi que eles viram a presença Dehoniana aqui, isso me marca muito porque minha missão enquanto fráter no colégio é trazer essa identidade Dehoniana, esse carisma, e ver que eles conseguiram perceber isso me deixa muito feliz. São países diferentes, escolas diferentes, pessoas diferentes, porém, todos fazemos parte de uma mesma família, que é a Congregação”.
Entre os professores visitantes, Sebastián Lobo, docente de Educação Física, ressalta a receptividade encontrada em Brusque e as diferenças percebidas na dinâmica escolar. “Foi muito interessante conhecer outra cultura e outra realidade. Me surpreendeu a organização, a limpeza do colégio e também o comportamento dos estudantes”, relata. Ele também destaca a autonomia dos alunos brasileiros durante as aulas e já projeta futuras iniciativas entre as instituições. “Volto ao Chile muito motivado e com ideias para desenvolver, inclusive pensando em um intercâmbio esportivo”, diz.
A professora Fabiola Olmedo, que atua na área de convivência escolar, enfatiza o acolhimento recebido pelo grupo. “Em todos os lugares fomos recebidos com muito carinho e atenção. Isso fez com que nos sentíssemos em casa”. Ela também observa aspectos da rotina escolar que chamaram atenção, como a tranquilidade dos intervalos e a permanência dos estudantes em sala de aula. “É uma experiência muito enriquecedora e levaremos muitas reflexões para compartilhar no Chile”, completa.

Experiência positiva
Entre os estudantes, a experiência também foi marcada por descobertas culturais, convivência e novas amizades. Joaquín Cristóbal Fernández Lama afirma que ficou impressionado com as paisagens e a arquitetura. “O que mais me surpreendeu foi o céu do Brasil: as nuvens têm formatos e densidade diferentes do Chile. Os espaços históricos e religiosos que conhecemos são de uma arquitetura incrível. Adorei acompanhar as aulas de arte no colégio com a professora Alice. E estranhei que aqui tudo começa mais cedo e termina mais cedo…”, conta.
Paolo André Lepe Barrios destaca as visitas realizadas durante a programação. “Gostei muito de conhecer Brusque, Balneário Camboriú, Pomerode e Florianópolis. Foi uma experiência que vou guardar no coração”, afirma.
Para Gabriel Ayún De Oto Lagos, o acolhimento foi um dos pontos mais marcantes. “Os estudantes nos receberam muito bem, nos convidaram para suas casas e sempre nos ajudaram. Isso tornou tudo mais especial. Também gostei muito de poder apresentar a música chilena no colégio São Luiz e de participar das aulas de música com a professora Jeniffer”, comenta.
Já Emilio José Huerta Sánchez ressalta a imersão cultural proporcionada pelo intercâmbio. “Quando você faz turismo conhece os lugares por fora, de forma superficial. Aqui nós pudemos conhecer mais profundamente a cultura e o cotidiano das pessoas, e isso foi muito enriquecedor, aprendemos novas formas de pensar e de se relacionar. A maior diferença que senti foi no horário escolar: começar mais cedo e terminar mais cedo dá mais energia para continuar o dia.”, avalia.
Laura Echeverría Mahana também destaca o carinho recebido pelas famílias e pela comunidade escolar. “Todos foram muito acolhedores conosco. Foi meu primeiro intercâmbio e aprovei a experiência. Foi algo que me ajudou a conhecer novas realidades e abrir a mente”, afirma.
A estudante Elisa Opazo Lara aponta a convivência como um dos aspectos mais positivos da viagem. “Foi muito bonito conhecer mais as pessoas do grupo e também fazer amizades aqui no Brasil. E aqui, pela cidade ser menor e por ser tudo mais perto, achei ótimo poder caminhar para ir aos lugares”, diz.
Sebastián Alberto Jamis Lasen resume a experiência como transformadora. “Nunca imaginei que conheceria tantas coisas novas e tantas pessoas diferentes. Me surpreendi com a presença dehoniana na escola e na comunidade. Foi uma experiência muito importante para mim”, conclui.

Outros de Vitoria
Mais em Institucional
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.