Em tempos de pandemia

As adaptações do Colégio São Luiz na coordenação pedagógica

Institucional

12.08.2021 - 16:11:13 | 3 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Em tempos de pandemia

Graduada em Filosofia com habilitação em História, a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Cíntia Cardoso, 42 anos, conhecia pelos livros as pandemias que marcaram a história da humanidade. Mas, até março de 2020, ela não imaginava que viveria esta experiência.
“Quando as escolas fecharam em Santa Catarina, pensei que em duas semanas estaríamos de volta. Mas, com o avanço da doença no Estado e o aumento do número de casos confirmados da Covid-19, veio o medo e a insegurança. Sentia preocupação em dar continuidade à vida, frente aos riscos impostos pela doença”, recorda a coordenadora.
Antes da pandemia, Cíntia era responsável pelo atendimento de pais e alunos, além da organização pedagógica e administrativa do setor. Porém, com o colégio fechado e as férias antecipadas, foi preciso assumir o desafio de compreender as novas ferramentas virtuais, que se apresentavam como a única possibilidade para o processo de ensino-aprendizagem continuar. 

Adaptação
“O objetivo era levar segurança aos professores, pais e alunos, mesmo quando havia mais perguntas do que respostas. Lembro de sentir medo, mas também confiança de que o colégio encontraria seu caminho. Deu certo”, comemora. 
Segundo ela, os adolescentes se adaptaram com facilidade a este novo momento, até porque já cresceram dialogando com a tecnologia. Porém, a dificuldade mais recorrente relatada pelos professores era a resistência dos alunos em manterem suas câmeras ligadas. A preocupação com a aparência ou com a exposição das mídias comprometeu um pouco esse vínculo natural do processo educativo. 
“O Terceirão 2020 também sofreu. Não pela entrega de conteúdo, mas por estar privado de viver experiências extracurriculares tradicionais, como o Dia D. A formatura também foi virtual. Conseguimos manter a solenidade apenas com a composição da mesa. Os formandos estavam em casa, sem festa e sem baile, em decorrência da pandemia”, lamenta Cíntia. 
Este ano, com a reabertura das escolas em Santa Catarina, o Terceiro Ano do Ensino Médio foi a primeira turma do Colégio São Luiz confirmada na possibilidade de ensino 100% presencial. Para isso, os estudantes foram deslocados para o auditório da Faculdade São Luiz, o maior espaço disponível na instituição, garantindo o distanciamento necessário e todas as demais medidas de saúde e segurança. 
“Aos poucos, vamos voltando à normalidade, sem esquecer das lições da pandemia, como a valorização da vida e o respeito às pessoas, sobretudo às que estiveram empenhadas nesta retomada, mesmo diante de dificuldades, medos e desafios”, reforça Cíntia. 

Outros de Imprensa
Mais em Institucional
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Faça-nos uma visita virtual

Faça-nos uma visita virtual
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.