Em tempos de pandemia

As adaptações do Colégio São Luiz na biblioteca

Institucional

27.07.2021 - 20:11:06 | 2 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Em tempos de pandemia

Trabalhando com os padres do Sagrado Coração, a bibliotecária Luzia Fátima de Miranda, 57 anos, está desde 1995, sendo atualmente responsável pelas duas bibliotecas que formam o Colégio e a Faculdade São Luiz. Entre as suas atribuições se destacam o atendimento ao público, com ênfase nos professores e seminaristas, compra e classificação de livros, informatização através do sistema, entre outros.
Em março de 2020, com a chegada da pandemia da Covid-19, Luzia vivenciou um contexto diferente daquele que, há mais de 25 anos, se habituou a viver. “Passei um mês de férias e foi muito difícil, embora necessário para superar aquele momento”, recorda a bibliotecária.

Adaptação
Novamente na biblioteca, o serviço de empréstimo de livros passou por algumas mudanças. Primeiro, a pessoa consultava o título disponível no acervo e fazia a reserva. O livro escolhido era higienizado e permanecia para a retirada em um expositor. Caso fosse preciso, três renovações da obra eram disponibilizadas pelo sistema, ou seja, se tornou possível o prazo de permanência por até 40 dias com o livro. Já no ato da entrega, a pessoa apenas informava o número de cadastro e deixava o livro em um espaço apropriado, onde permanecia por 14 dias. Só depois desse período a obra era higienizada e voltava à prateleira para empréstimo. 
“Também diminuiu o número de fotocópias e aumentou o pedido por digitalização. De qualquer forma, o número de atendimentos caiu significativamente e foi possível catalogar e cadastrar mais livros no sistema. Creio que em 10 partes de serviços pendentes, consegui finalizar três\", destaca Luzia.
Para ela, a pandemia limitou o contato com o público, algo que aprecia no desenvolvimento de sua profissão. Em contraponto, foi possível perceber um cuidado maior entre as pessoas. “Vi o lado mais humano de todos. Estávamos no mesmo barco, remando juntos. Ficamos mais unidos e preocupados com o bem-estar do outro”, revela. 

Outros de Imprensa
Mais em Institucional
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Faça-nos uma visita virtual

Faça-nos uma visita virtual
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.