Em tempos de pandemia

As adaptações do Colégio São Luiz na Assistência Pedagógica

Institucional

14.07.2021 - 20:02:33 | 3 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Em tempos de pandemia

Sandra Cristini da Silva Ristow tem 42 anos e já passou duas vezes pelo Colégio São Luiz. Somados, são 14 anos de trabalho.  Formada em Pedagogia, ela já foi professora, atuou na secretaria da escola e, desde 2012, é assistente pedagógica. Hoje, quando volta para a instituição após o nascimento da filha, Maria Luiza, em 10 de fevereiro, Sandra se prepara para um novo desafio: a extensão da coordenadoria junto à Educação Infantil.
“A impressão é de estar aterrissando em um novo mundo. Desde outubro do ano passado, quando os alunos voltaram para a escola, iniciei o trabalho remoto por conta da gravidez. Depois vieram férias e o período de licença-maternidade. Observo muitas mudanças e protocolos. Estou me esforçando para entrar no esquema de novo”, brinca.

Adaptação
Até a chegada da Covid-19, a atribuição de Sandra era o apoio pedagógico para professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1. Materiais de sala, fotocópias, processuais e provas passavam por suas mãos. A organização de calendários, planos de atividade, atualização da lista de materiais escolares e a conferência de produtos no almoxarifado também eram de sua responsabilidade. 
“Quando as escolas foram fechadas em Santa Catarina, a gente não sabia ao certo o que iria acontecer. Por alguns dias continuei editando materiais recebidos em home-office, até a consolidação das aulas online. Então, passei a auxiliar no setor de TI, oferecendo suporte e apoio aos pais no acesso ao ambiente virtual”, recorda Sandra.
No sábado de tarde, que antecedeu o início das aulas síncronas, Sandra lembra de permanecer de plantão, respondendo as dúvidas que chegavam por email e aplicativo. E, na primeira semana desta implantação, as dúvidas eram simples, mas permanentes. “Era preciso ser bem didático, entrar junto com os pais, ir localizando cada ícone. Tínhamos a consciência de que seria um período natural de adaptação”, afirma. 
Em poucos dias, as principais dúvidas sobre o novo método de ensino haviam sido superadas. Sandra, então, começou a migrar o funcionamento do apoio pedagógico para o ambiente digital. “Minha vida antes da pandemia era em meio aos papéis. E a Covid-19 apressou mudanças necessárias, principalmente relacionadas à sustentabilidade. Penso que a escola nunca mais voltará a ser a mesma. Se alguém falasse que seria preciso adaptar o colégio para aulas virtuais em duas semanas, certamente ouviria que essa meta era impossível. A pandemia também nos apresentou um novo mundo de possibilidades”, reflete.

Outros de Imprensa
Mais em Institucional
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.