Em tempos de pandemia

As adaptações do Colégio e Faculdade São Luiz na Comunicação e Marketing

Institucional

17.06.2021 - 16:46:14 | 3 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Em tempos de pandemia

O publicitário Jefferson Alessandro da Silva, 30 anos, assumiu o setor de Comunicação e Marketing do Colégio São Luiz em julho de 2019. Entre os desafios estava a reorganização do departamento, com a centralização dos serviços prestados e foco no planejamento estratégico.
“A comunicação interna também precisava de alinhamento. Implementamos algumas medidas que melhoraram este fluxo, fazendo com que a informação a ser disseminada chegasse em todos que precisavam saber, como o setor de recepção, por exemplo”, conta Jefferson.
O que ninguém poderia prever é o quanto esta organização, aperfeiçoada por cerca de seis meses, seria decisiva para um mundo em pandemia.
“Em março de 2020, quando foi decretado o lockdown em Santa Catarina, já havia me antecipado, feito algumas pesquisas e o pronunciamento do diretor do Colégio estava pronto. Mas só quando houve a confirmação do fechamento no Estado é que nos demos conta de que a situação era grave”, recorda Jefferson.

Adaptações
Um mundo que estabelece distância entre as pessoas precisa de comunicação. Desta forma, o “home-office” de Jefferson foi prontamente adaptado: mais do que nunca era preciso informar colaboradores e a comunidade escolar. 
“Contribui na elaboração, adaptação e revisão de grandes comunicados, destinados às orientações gerais. Também recebia retorno dos pais, através do e-mail e aplicativo. Nem sempre eram questões relacionadas ao setor pedagógico. Haviam dúvidas e inseguranças sobre a Covid-19. Procurava acolher e responder cada pedido, com as orientações básicas de prevenção”, afirma Jefferson.
Com a reabertura das escolas no Estado, o publicitário viveu mais uma experiência que, até então, não conhecia: um colégio sem alunos. Planejamento de campanhas e atualização de redes sociais deram espaço à geração de conteúdo, em meio a uma semana de intensas mudanças, com a transição da aula presencial para a educação online. 
“Focamos na realidade que nos competia na época. Lembro que, em um único dia, enviamos cinco ofícios, apresentando a plataforma de ensino, a criação de usuários, tutoriais para uso, principais dúvidas relacionadas ao sistema e novos canais de comunicação com o colégio. Era comum encerrar esses documentos orientando os pais a aguardarem novas informações. Nós também dependíamos de atualizações enviadas pelo Estado”, recorda o publicitário.
Hoje, ainda atravessando a pandemia, com o uso obrigatório de máscaras, álcool gel disponível por todos os lados e distanciamento entre as pessoas, já é possível voltar a direcionar a atenção para além da comunicação, atuando também no marketing e, claro, ressignificando pequenas vivências.
“Minha sala fica ao lado de um corredor e, antes da pandemia, era comum ouvir barulho das crianças, o que comprometia a criatividade e a concentração. Eu ainda não sabia que um colégio em silêncio parece perder sua razão de ser” diz Jefferson, emocionado. Hoje, o barulho não distrai mais. O som, produzido pelo movimento de vida no corredor ao lado, inspira.  
 

Outros de Imprensa
Mais em Institucional
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Faça-nos uma visita virtual

Faça-nos uma visita virtual
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.