Em tempos de pandemia

As adaptações do Colégio São Luiz na biblioteca

Institucional

13.05.2021 - 10:59:06 | 2 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Em tempos de pandemia

Há oito anos a auxiliar administrativa Deise Fernanda de Souza Santos, 33, é responsável pela biblioteca do Colégio São Luiz. Ela atua diretamente no cuidado do acervo, no empréstimo de obras e na aula de Biblioteca, vinculada à disciplina de Língua Portuguesa que, até março de 2020, acontecia uma vez por semana, reunindo desde as turmas do Nível C até o 6º ano. 
Mas, com a chegada da pandemia e com o lockdown decretado em Santa Catarina, na época, a escola precisou fechar.
“Passei por um período de redução de jornada, vindo apenas dois dias por semana para o colégio quando foi permitido. Era triste trabalhar sozinha. Me dedicava à manutenção do acervo, consertando capas, limpando livros e descartando material antigo”, conta Deise.
Ela também aproveitou a ausência de demais colaboradores e, principalmente, dos alunos, para fazer a transição entre sistemas, cadastrando a classificação de cada obra disponível na biblioteca.

Adaptação
Durante todo o ano passado, as solicitações de empréstimos eram feitas por e-mail ou telefone. Deise higienizava a obra e deixava para a retirada no setor de recepção. Ao mesmo tempo, já iniciavam as reflexões sobre os protocolos de saúde e segurança que seriam adotados na biblioteca com o retorno dos estudantes, o que ocorreu de forma mais efetiva no início de 2021.
“Foi uma felicidade saber que isso aconteceria”, relata Deise.
No local foi criado o balcão de empréstimo, onde o aluno retira a obra solicitada, assim como o balcão de devolução, no qual o livro é deixado para higienização, antes de voltar à prateleira.  Diminuíram o número de mesas e cadeiras disponíveis, respeitando o distanciamento necessário entre as pessoas. E os computadores, utilizados para pesquisa, permanecem desativados neste momento, assim como o espaço destinado para leitura de periódicos. Já as aulas de Biblioteca, segundo Deise, devem ser reativadas em breve, mas com número limitado de estudantes e de livros para empréstimo.
“A pandemia reforçou a nossa essência humana de viver em coletividade. Precisamos do contato, do olhar, do sorriso. Uma escola sem alunos é uma escola sem vida”, ressalta.  

Outros de Imprensa
Mais em Institucional
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Faça-nos uma visita virtual

Faça-nos uma visita virtual
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.