Em tempos de pandemia

As adaptações do Colégio São Luiz em TI

Institucional

15.04.2021 - 14:48:12 | 3 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Em tempos de pandemia

Em fevereiro de 2020, o analista de Tecnologia da Informação (TI), Alex Diogo Moreira, 38 anos, assumiu um novo desafio profissional. Sua atribuição era manter em funcionamento a infraestrutura tecnológica do setor administrativo do Colégio São Luiz, bem como os dois laboratórios de informática, utilizados pelos alunos. Mas, o que estava prestes a acontecer, mudaria para sempre a rotina do seu trabalho, ao mesmo tempo em que interferiria, de forma permanente, no processo de ensino/aprendizagem. 
“Estava entendendo sobre a infraestrutura do colégio quando veio a pandemia. Apesar de acompanhar o avanço da doença no mundo, esta realidade ainda parecia distante. Mas, do dia para a noite as escolas fecharam e era necessário encontrar alguma alternativa”, conta Alex. 
Com consentimento da direção da escola, ele foi em busca de fornecedores. Era uma corrida contra o tempo: garantir a continuidade das aulas se tornou decisivo para a manutenção do calendário letivo.
“Em um final de semana montei as salas virtuais e cadastrei todas as contas de professores. Depois veio o treinamento. Esta transformação, que poderia ser executada com planejamento em dois anos, foi feita em duas semanas”, enfatiza.

Ensino remoto
A parceria com a Google se consolidou com o tempo. Da mesma forma, as ferramentas disponíveis no sistema, aos poucos, passaram a ser utilizadas. E quando tudo se tornou mais simples de ser operacionalizado, veio uma nova decisão estadual. Faltando poucas semanas para as férias de 2020, as escolas em Santa Catarina voltaram a abrir, apresentando um sistema que não era nem presencial e nem remoto, mas híbrido, conjugando o melhor dessas duas modalidades e prevendo o distanciamento social.
“Foi preciso rever a infraestrutura e fazer testes da rede wifi. Equipamos as salas com o audiovisual necessário para a transmissão ao vivo. Na primeira semana, apenas os professores vieram para a escola. Depois, alguns alunos. Foi uma grande emoção”, descreve.
Alex, o cara da tecnologia, se encantou com o movimento deste “novo normal”. Ao mesmo tempo, precisou cumprir quase que uma maratona pelo colégio: não liga um computador na educação infantil, falta o som de um microfone no ensino fundamental... Haja fôlego para pôr em funcionamento todo esse aparato de ensino digital.
“Acima de tudo, o que a pandemia trouxe foi uma palavrinha pouco usada: esperança. Aqui, todos nós precisamos nos esforçar para fazer uso de uma mesma ferramenta. Somos dependentes uns dos outros e devemos estar sempre disponíveis para ajudar”, atesta. 

Outros de Imprensa
Mais em Institucional
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.