Em clima de festa junina!

Semana especial no Colégio São Luiz trouxe música, dança e os quitutes deliciosos desta época

Notícias

29.06.2022 - 15:20:17 | 4 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Em clima de festa junina!

Durante a quarta semana do mês de junho, o Colégio São Luiz esteve em clima de Festa Junina. Não faltou animação, traje típico, decoração e danças tradicionais para os estudantes durante uma semana especial, com valorização da tradição e os quitutes deliciosos que esta festa oferece.
No dia 22 de junho, algumas turmas do Ensino Fundamental e Médio estiveram envolvidas em apresentações de danças típicas, que retratam a cultura e o folclore junino, para uma plateia formada por familiares e professores. 
Originalmente, a festa acontece para homenagear os três santos da Igreja Católica: Santo Antônio (dia 13); São João (dia 24) e São Pedro (dia 29).

Movimento e tradição
As danças foram preparadas pela professora de Educação Física, Seloni Cinelli, que há 13 anos ensaia os alunos para esta apresentação. “O Terceirão demanda um pouco mais de atenção, porque os grupos são maiores para ensaiar. Mas conseguimos, em cinco ensaios, fechar todos os passos, e depois só lapidamos. Com os pequenos, ensaiamos em duas aulas semanais, depois continuava na aula de Educação Física para eles não esquecerem”, destacou a professora. Os ensaios foram realizados no ginásio do Colégio, durante as semanas que antecederam a programação especial. 
Foram apresentadas a quadrilha tradicional e, no caso do Terceirão, também fizeram parte do repertório músicas selecionadas pela turma e ensaiadas por eles mesmos. “Essa seleção que eles fazem e apresentam no intervalo, são os próprios alunos que ensaiam, minha parte é a quadrilha tradicional e depois juntamos no total”, conta a professora. “Para o Terceirão é a despedida deles no Colégio, eles querem mostrar algo bonito para os pais e se esforçam para isso. E a gente também entra no clima. Porque a dança também faz parte do movimento e ela é um conteúdo de Educação Física, por isso nosso principal objetivo é trabalhar esse conteúdo junto com a tradição”, considerou Seloni.

Envolvimento e participação
A programação Junina no Colégio foi desenvolvida ao longo de uma semana, com atividades voltadas especialmente para envolver os alunos. “Nossa intenção é que os estudantes curtam muito, pois é um momento pensado totalmente para eles, com algo diferente a cada dia”, explicou a coordenadora do Ensino Médio, Cintia Cardoso. “As comidas do folclore junino fazem parte de toda esta tradição, e por isso teve dia que distribuímos pipoca quentinha, distribuímos paçoca, tivemos dança, barraca do Terceirão, e na sexta-feira todos os alunos estiveram vestidos à caráter, com um recreio maior para eles se divertirem. Com isso completamos a semana de atividades para que eles pudessem aproveitar”, explicou a coordenadora.
Silvana Kunel Pereira, coordenadora do Ensino Fundamental I, conta que é gratificante a oportunidade de proporcionar aos alunos a integração em equipe, a confraternização e ainda ter a família presente no dia da apresentação da quadrilha. “No ano passado a gente conseguiu fazer internamente também, e novamente neste ano os pequenos conseguiram se apresentar. Ficamos imensamente felizes em ter os pais aqui e principalmente ver a alegria das crianças nesta semana toda especial”, confessa. 

Programação

Educação Infantil
Apesar das atividades internas, não faltaram brincadeiras e diversão aos estudantes da Educação Infantil, que vivenciaram intensamente o clima junino. A semana começou com cheirinho e sabor de pipoca. Já na terça-feira, foi dia de baile na roça e piquenique, quando os uniformes foram substituídos por coloridos trajes juninos. 
Houve, ainda, brincadeiras alusivas à festa e pescaria surpresa.

Ensino Fundamental 1
A semana junina começou com pipoca distribuída do recreio. Houve, também, piquenique junino, além da apresentação dos 1ºs Anos na quarta-feira, durante o intervalo. Brincadeiras juninas, dia da paçoca e mais uma chance de substituir o uniforme por trajes típicos concluíram esta programação especial. 

Ensino Fundamental 2
Pipoca no intervalo também esteve garantida para os estudantes do Fundamental 2. Na terça e na sexta-feira, eles puderam fazer uso do traje típico, além de prestigiar as apresentações de quarta e de se deliciar com o dia da paçoca.

Ensino Médio
Na Semana Junina do Colégio São Luiz, até quem já está maiorzinho foi convidado a participar da festa. Os estudantes do Ensino Médio curtiram os intervalos mais doces, com pipoca e paçoca. Também se apresentaram na quarta-feira e organizaram a “Barraca do Terceirão”, na quinta. 

 
Outros de Imprensa
Mais em Notícias
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Faça-nos uma visita virtual

Faça-nos uma visita virtual
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.