Em busca da profissão perfeita

Formandos do Colégio São Luiz recebem convidados que representam 15 áreas de atuação

Ensino Médio

28.09.2021 - 17:12:05 | 4 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Em busca da profissão perfeita

Há uma infinidade de informações disponíveis na rede sobre cursos de graduação e faculdades. Mas o que os formandos do Colégio São Luiz terão a oportunidade de ouvir, entre hoje e amanhã, são experiências reais, em 15 áreas de formação diferentes, todas trilhadas com sucesso no mercado profissional de Brusque e região. Esta é mais uma etapa do “Projeto Profissões”, que fomenta a continuidade dos estudos e a escolha de uma carreira com mais assertividade e segurança.
“O objetivo é instrumentalizar os estudantes do Terceirão com informações que subsidiem a tomada de decisão para a vida profissional. São apresentadas as exigências de cada formação, o cotidiano desta prática e os desafios da carreira”, explica a coordenadora do Ensino Médio, Cíntia Cardoso. 
Para o regente das turmas, Marcelo Noldin, o conhecimento compartilhado pelos profissionais é decisivo para os alunos, nesta reta final dos anos escolares. “Foram eles quem listaram as 15 profissões que gostariam de ouvir e que hoje se dividem entre as palestras, conforme as áreas de interesse. Todos os palestrantes escolhidos também têm vínculo com o colégio, sendo pais de alunos ou egressos”, detalha. 

Conhecimento
Entre as primeiras palestras desta terça-feira, 28 de setembro, estava a da advogada e professora universitária, Dra. Andrea Maria Vieira Bleyer Schlindwein. Apaixonada pela profissão e com mais de 30 anos de carreira, ela inspirou os estudantes para o exercício do Direito.
“A advocacia é um sacerdócio, de estudo constante e permanente e de muito amor pelo que se faz. É o único lugar em que conseguimos igualar a desigualdade. Existe a justiça e vale à pena lutar por ela”, disse Dra. Andrea, durante sua explanação.
A fala carinhosa, de quem vive do Direito em Brusque por mais de três décadas, tocou o coração da estudante Adriana Voltolini Piva, 17 anos, que também tem uma madrinha que é advogada. “Sempre me orgulhei de defender o que considero como princípios e esta palestra fez meus olhos brilharem”, relata. 
Na sala ao lado, o aluno Vinícius Andrade, 16 anos, ouvia sobre arquitetura. “Acho que tem um pouco da influência do meu pai, que é corretor de imóveis. Mas sempre me interessei pela história da arte e da arquitetura. Estava em dúvida sobre Engenharia Civil, mas agora sinto que é isso que eu quero”, afirma. 

Projeto Profissões
A primeira etapa do “Projeto Profissões” consiste em uma ação chamada “Café com Terceirão”, na qual os estudantes são provocados a refletir sobre o que deve ser levado em consideração para a escolha da profissão. Na sequência, acontece uma conversa com uma profissional de Psicologia, que fala sobre saúde mental e a importância de manter o equilíbrio nesta tomada de decisão. 
Outra ação que forma o projeto é o encontro dos alunos com egressos da instituição, que dão depoimentos sobre esta saída do Terceirão e o ingresso na vida universitária e no mercado de trabalho. 
Seguindo a rota de experimentações, os alunos são convidados a conversar com profissionais que atuam em várias áreas do mercado, conhecendo assim a vida cotidiana e os desafios das profissões.
A conclusão do projeto acontece com orientações sobre a vida universitária, estrutura do Ensino Superior (graduação e pós-graduação), formas de ingresso e visitas aos campus de algumas universidades.

Conheça os profissionais palestrantes

Medicina 
Dr. Antônio Lanna

Administração/Economia 
Professor Gonter Bartel

Arquitetura
Tamara Gevaerd Gomides

Engenharia Civil 
Leandro Comandoli
Filipe Benvenutti

Moda 
Teresa Cristina Bianchini Schlindwein

Direito 
Dra. Andrea Maria Vieira Bleyer Schlindwein

Empresário – Ramo Confecção 
Gerhard Humberto Ristow

Relações Internacionais 
Ana Paula Bonatelli

Odontologia 
William Cesar Caldas Lopes

Nutrição 
Anelise Fischer

Computação/Tecnologia da Informação
Silvanira Cervi Hort
Pablo José Motta

Empresário – Ramo Hamburgueria 
André Vinícius Tôndolo

Psicologia 
Ademir Bernardino da Silva

Publicidade e Propaganda 
Jefferson Alessandro da Silva

Medicina Veterinária 
Débora Pinheiro Campos da Silva 

 
Outros de Imprensa
Mais em Ensino Médio
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.