Colégio São Luiz realiza entrega do TOEFL

Teste de proficiência na língua inglesa revela eficiência do Programa Bilíngue

Ensino Fundamental

01.03.2023 - 13:20:20 | 4 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Colégio São Luiz realiza entrega do TOEFL

Uma noite para celebrar o presente e sonhar com um futuro internacional. Este foi o espírito que marcou a entrega dos resultados do teste TOEFL, que avalia a proficiência na língua inglesa dos estudantes que, neste momento, cursam o 6º Ano do Ensino Fundamental e o 1º Ano do Ensino Médio, no Colégio São Luiz. A avaliação diagnóstica foi aplicada em 2022 e traz indicativos, de forma individual, que podem ser observados pelos alunos, seus pais e professores, na busca efetiva pelo domínio do segundo idioma.
“É um momento significativo pela escolha que fizemos, de ser um colégio bilíngue. O inglês não é mais uma opção, é uma necessidade, especialmente para quem busca objetivos maiores nos estudos e em seus projetos de vida”, avalia o diretor do Colégio São Luiz, padre Silvano João da Costa. 
Ao mesmo tempo em que oferece o acesso à língua inglesa, a instituição também avança em seu programa de intercâmbio, através de parcerias firmadas com Escolas Dehonianas em outros países. “É um caminho que não tem mais volta. Estamos abertos a estabelecer pontes e diálogos com instituições internacionais. Já promovemos dois intercâmbios para a Alemanha e, ainda que nossos estudantes não dominem o alemão, o inglês é o que permite a comunicação com todos os povos”, enfatiza padre Silvano. 

Resultados expressivos
Este é o segundo ano que o Colégio São Luiz disponibiliza o teste TOEFL aos seus alunos e os resultados foram expressivos. O TOEFL Primary, aplicado no 5º Ano do Ensino Fundamental, tem a validade de um ano e analisa a proficiência dos estudantes no inglês básico, com os conhecimentos recebidos desde a Educação Infantil. Cerca de 80% dos estudantes alcançaram o conceito A1 e A2 em leitura e compreensão. 
Já o TOEFL Junior, aplicado em alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental, avalia o domínio do inglês intermediário e é reconhecido por instituições internacionais. Neste exame, o resultado é definido por cores e 80% dos estudantes alcançaram os critérios máximos: silver e gold.
“Percebemos um grande avanço no nivelamento dos alunos nesta última edição. A maioria atingiu o nível de proficiência da língua inglesa, atestando que os investimentos feitos pelo colégio já demonstram resultados positivos”, destaca a coordenadora do Programa Bilíngue, professora Mariane Werner Zen.
Mais do que trazer a colocação individual, os certificados também apontam critérios a serem aprimorados. “É uma avaliação diagnóstica que nos revela o que ainda precisa ser desenvolvido em leitura, compreensão e atividades auditivas”, esclarece. 
A coordenadora de Suporte Pedagógico Bilíngue do Sistema Bernoulli, Ana Paula Barbosa Garcia, acompanhou a solenidade de certificação do TOEFL e comemorou os resultados. “É um fator motivacional para que o estudante continue se empenhando no aprendizado e estabeleça metas para sua vida. Hoje, o inglês está integrado ao Sistema Bernoulli em um conhecimento que faz sentido e que flui de maneira natural”, destaca. 

Pais orgulhosos
Neide Daiana Lang, mãe dos gêmeos José Luís e Mauro José, falou sobre a alegria de receber o aprendizado do inglês dentro da escola. “É gratificante, porque eles conseguem estar todos os dias em contato com a língua inglesa. Os dois planejam fazer atividades esportivas fora do Brasil e já sabem da necessidade do segundo idioma. Nós, como pais, procuramos incentivá-los”, afirma. 
Silvanira Hort também era só orgulho de suas filhas. A caçula, Gabriela, fez o TOEFL na primeira edição e, agora, foi a vez da primogênita, Sabrina, avaliar seu entendimento do inglês. “É um sonho que a gente queria realizar, mas não teve oportunidade. Hoje, incentivo minhas filhas, que planejam um intercâmbio de dança”, revela.
Sueli Alicke, mãe do Felipe, de 14 anos, também celebrou a entrega da certificação. “É interessante porque teremos a noção do que precisa melhorar e eu espero que ele avance cada vez mais, já que tem a intenção de fazer um intercâmbio no futuro”, diz a mamãe, cheia de orgulho. 

Outros de Imprensa
Mais em Ensino Fundamental
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.