Colégio São Luiz realiza campanha de Páscoa

Chocolates, doces e brinquedos serão destinados às pessoas atendidas pela Ação Social Paroquial

Notícias

31.03.2022 - 18:08:46 | 4 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Colégio São Luiz realiza campanha de Páscoa

Há mais de 70 anos, a Ação Social Paroquial São Luís Gonzaga vem sendo um porto seguro para muitas famílias carentes na cidade de Brusque. O trabalho é realizado por voluntários e se configura como um alento às pessoas em vulnerabilidade social. Nos últimos anos, a contração de uma assistente social trouxe mais profissionalismo ao serviço pois, mais do que atender à necessidade de quem busca por ajuda, é necessário apontar caminhos para a mudança e melhora de vida. 
“Estamos trabalhado muito para não sermos uma ação assistencialista, que apenas entrega roupas e comidas. Nosso propósito é oferecer à família uma condição de vida digna. Para nós, como Igreja, é extremamente importante orientar as pessoas condições para ganhar, com o suor do seu próprio trabalho, o pão de cada dia. Por isso, junto com a assistente social e os voluntários, tentamos reintegrar essas pessoas ao mercado do trabalho. Tentamos trabalhar, também, outras dimensões, através da Pastoral e o Grupo de Idosos, com as mães gestantes e os Clubes de Mães. É um serviço bastante amplo e diferenciado, justamente para ultrapassar essa ideia de que a Ação Social é um assistencialismo”, expressou o pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, Pe. Diomar Romaniv. 
Segundo a assistente social e coordenadora da Ação Social Paroquial, Patrícia Antonietti, os itens de extrema importância ainda são os alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza. Agora, com o início do inverno, as necessidades também estarão voltadas para a distribuição de cobertores e agasalhos. Tudo o que é recebido é organizado, separado e se transforma em um kit que será distribuído para centenas de famílias que, todos os meses, passam pelo local. 
Os encaminhamentos para médicos, psicólogos e a inserção no mercado de trabalho complementam o serviço da Ação Social. “Gostaria de agradecer imensamente a todos que nos ajudam, de alguma maneira. São vocês os responsáveis por manter esta iniciativa, que já ultrapassa a marca de 70 anos de atuação em Brusque, e ameniza as reais necessidades do próximo”. 

Consciência
A assistente social chama a atenção da comunidade para a partilha consciente. “Não façam doações de roupas rasgadas, sujas e sem condições de uso. Peças assim são consideradas lixo e não servirão aos necessitados. A Ação Social não é lugar de descarte. Por isso, doe conscientemente, para que mais pessoas possam ter a oportunidade de viver dignamente”, alerta Patrícia. 

Atendimento
A Ação Social Paroquial atende de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 16h30, junto ao salão da Paróquia São Luís Gonzaga, no centro de Brusque. Os bairros que integram a paróquia são Bateas, Centro 1 e 2, Cerâmica Reis, Guarani, Jardim Maluche, Primeiro de Maio, São Luiz, São Pedro, Steffen, Santa Rita, Souza Cruz, Lagoa Dourada e Volta Grande. Neste perímetro, são atendidas cerca de quatro mil pessoas. 

Projeto Coração Aberto e Solidário
Em abril, o Colégio São Luiz firmou uma parceria com a Ação Social Paroquial, com o objetivo de trazer mais alegria e esperança às famílias carentes nesta preparação para a Páscoa. 
“A Ação Social atende famílias com crianças pequenas. Por isso, queremos estimular nossos estudantes e suas famílias para a doação de chocolates, doces e brinquedos, que serão destinados às pessoas carentes. Sabemos que, muito possivelmente, este será o único presente recebido por estes pequenos nesta Páscoa”, afirma a orientadora educacional do Colégio São Luiz, Clarice Vechi.
Segundo ela, o projeto “Coração Aberto e Solidário” tem o intuito de propiciar à comunidade escolar a experiência da solidariedade, colocada em prática através de atitudes concretas. Desta forma, as doações de chocolate, doces e brinquedos já podem ser entregues na recepção do colégio. “Vamos juntos, fazer uma Páscoa mais feliz para todos”, estimula Clarice. 

Geração solidária
Para o pároco, Pe. Diomar, a parceria com o Colégio São Luiz, traz aprendizados e experiências positivas para todos. “Dar a quem precisa é um gesto de solidariedade. Mas para quem recebe, muitas vezes, é um sinal da providência de Deus. Nós queremos despertar nas gerações mais novas a solidariedade. Queremos que os alunos e adolescentes aprendam o que significa a partilha, a capacidade de olhar para o lado e enxergar a real situação em que se encontram outras crianças iguais a ela. Queremos, também, agradecer a generosidade e a solidariedade de todos aqueles que ajudam a Ação Social. Somos imensamente gratos. Procuramos, sempre, zelar e fazer bem a nossa função de acompanhar as pessoas necessitadas”. 







Outros de Imprensa
Mais em Notícias
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.