Colégio São Luiz homenageia Independência do Brasil

Momento cívico contou com o hasteamento da Bandeira, execução de hinos e apresentações culturais

Ensino Fundamental

06.09.2022 - 10:12:27 | 3 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Colégio São Luiz homenageia Independência do Brasil

Na manhã desta terça-feira, que antecede o feriado de 7 de Setembro, dia da Independência do Brasil, os alunos do Ensino Fundamental do Colégio São Luiz se reuniram na quadra da escola para um momento cívico, que contou com o hasteamento da Bandeira Nacional, execução de hinos e apresentações culturais. Para a instituição, celebrar a data é fazer referência à liberdade e expressar a gratidão de viver no país.
“Neste propósito de evidenciar valores humanos e cristãos, queremos reconhecer a importância do Brasil e manifestar nosso amor à pátria. Render homenagem é dizer publicamente o quanto somos gratos à esta terra, aos nossos antepassados e à história, que segue em construção”, afirma o diretor do Colégio São Luiz, padre Silvano João da Costa.
Segundo ele, é papel da escola despertar no aluno esta consciência cidadã, para que o civismo seja também uma prática no futuro. “Nossos alunos são o nosso presente e o futuro desta nação. Espero que eles possam sempre falar sobre o quanto amam o Brasil e valorizar a história do pais”, ressalta o diretor. 

Homenagens
Todas as séries, do 1º ao 8º ano do Colégio São Luiz, prestaram homenagens à Independência do Brasil. Seja através de canções ou recitando poesias, os estudantes apreciaram o momento cívico e aplaudiram as apresentações.
“Participar deste momento é homenagear todo cidadão brasileiro e nossos antepassados que lutaram para alcançarmos a liberdade que temos hoje. É motivo de gratidão viver a nossa autonomia de forma tranquila e pacífica”, destaca o coordenador do Ensino Fundamental 2, Fabrício Bado. 
A coordenadora do Ensino Fundamental 1, Silvana Kunel Pereira, também enaltece a importância do evento. “A Bandeira é um símbolo representativo da soberania de um país.  Falar dela no dia da Independência é dizer que somos um povo que lutou pela sua liberdade. Como colégio precisamos ensinar às crianças o respeito pela nação e pelos povos que aqui habitam. Isso é reconhecer nossa história e despertar o orgulho de ser brasileiro”, pontua.

Saiba mais
*Texto da estudante Lauren Pyetra Esposito, do 8º Ano
Amanhã, dia 7 de Setembro, o Brasil comemora o Bicentenário de sua Independência, assinada por Maria Leopoldina, no dia 2 de setembro de 1822, que após cinco dias foi declarada por Dom Pedro, fazendo com que o Brasil conquistasse a sua autonomia. Desta forma, nosso país deixou de pertencer a uma colônia portuguesa e se tornou uma nação independente. 
A independência deu ao Brasil a liberdade de criar suas próprias regras políticas e permitiu a soberania da administração pública. Foi a partir disso que entramos em nosso período cultural, sociológico e histórico. E, graças a isso, o Brasil hoje é um país onde o povo escolhe seus representantes. Nossa democracia permite a liberdade individual de expressão e a igualdade de direitos para todos. 

 
Outros de Imprensa
Mais em Ensino Fundamental
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.