Colégio São Luiz comemora 118 anos

Projeto piloto de internacionalização foi lançado

Institucional

08.07.2021 - 15:40:44 | 8 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Colégio São Luiz comemora 118 anos

Nesta sexta-feira, 9 de julho, o Colégio São Luiz comemora 118 anos de fundação e anuncia algo inédito em Brusque: o início do projeto de internacionalização. Entre janeiro e fevereiro de 2022, três estudantes do Ensino Médio passarão por uma experiência de intercâmbio no Kolleg St. Sebastian, na cidade de Stegen, Alemanha. 
“É um projeto piloto de intercâmbio do Colégio São Luiz com outras educacionais da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus espalhadas pelo mundo”, conta o diretor do Colégio, padre Silvano João da Costa. 
Segundo ele, divulgar o início do processo de internacionalização nesta data de aniversário do colégio é uma forma de reverenciar o passado e de se comprometer com o futuro que se constrói nas escolhas do presente. “Celebrar o hoje desses 118 anos é ter um misto de sentimentos. O primeiro é a alegria e o prazer de colher o que foi plantado ao longo desses anos. O segundo é o de responsabilidade frente às conquistas dessa história. Dar continuidade a uma missão centenária, baseada nos valores cristãos”, afirma. 
De acordo com padre Silvano, um dos propósitos da instituição é o de continuar trazendo respostas aos desafios de cada tempo, como o atual, marcado pela pandemia da Covid-19. Além disso, manter a qualificação permanente da metodologia e adequação da estrutura, afinada com o processo de ensino-aprendizagem de um mundo em constante transformação. 
“Passado, presente e futuro são três dimensões do tempo que se caracterizam pela unidade e dependência. Nestes 118 anos de Colégio São Luiz, passado, presente e futuro se convergem como um tempo de lembranças, comprometimento e missão”, ressalta padre Silvano. 

Conselheiro geral confirma intercâmbio 
O conselheiro geral, responsável pelo setor Educacional na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (SCJ), padre Levi dos Anjos Ferreira, destaca que o intercâmbio internacional oferece um horizonte formativo mais amplo, que ultrapassa fronteiras geográficas e culturais. “Propomos a inserção do Colégio São Luiz em um projeto de intercâmbio internacional com outras Instituições Educacionais Dehonianas espalhadas pelo mundo. Essa experiência começará com os nossos colégios da Alemanha. O Colégio São Luiz tem as suas origens nesse país, considerando que os seus pioneiros foram sacerdotes de origem teutônica ou, mais precisamente, alemães, como o padre Gabriel Lux”, conta padre Levi.
Segundo ele, os colégios da Alemanha já participam há mais tempo de programas de intercâmbio que, na sua avaliação, provocam enriquecimento cultural e espiritual, para jovens, suas famílias e a instituição. “Deixo aqui o meu testemunho sobre a maravilha que é a experiência internacional. Depois de 15 anos na Alemanha, vejo como tal experiência me ajudou a aprofundar a formação do meu caráter. Esta abertura ao novo, e ao distante, com os meios atuais de comunicação, torna-se prática e fácil”, reforça o conselheiro geral.

Casa construída sobre a rocha
Atual presidente da Associação Dehoniana Brasil Meridional (ADBM), instituição mantenedora do Colégio São Luiz, padre João Carlos Almeida é brusquense e cresceu aprendendo a admirar e respeitar esta escola centenária por sua qualidade, cordialidade e sustentabilidade. “O tempo é um grande mestre. Quem educou dezenas de gerações já provou que é uma “casa construída sobre a rocha”. Vivemos tempos de uma cultura líquida, mas quem estuda no São Luiz ganha estrutura e valores para enfrentar os mais diversos desafios, seja na família, na cultura ou na sociedade. Como disse nosso patrono Padre Léon Dehon, em 1877: “Buscamos a civilização da inteligência e do coração”. Parabéns, São Luiz, por acreditar no sonho da educação integral’, diz padre Joãozinho, nesta comemoração dos 118 anos de fundação. 

Formação integral do ser humano
O superior provincial da Congregação SCJ Brasil Meridional, padre Sildo César da Costa, ressalta a importância de celebrar a história centenária do que ele considera um “centro de excelência”. “Desde 1903 a cidade de Brusque tem o Colégio São Luiz como referencial na educação. Gerações foram formadas no espaço educacional que proporcionou não só o saber, mas a formação da pessoa no seu todo. Desejo que todos sintam-se parabenizados nesse dia, porque deram a contribuição para a história tão bela do Colégio São Luís. De modo particular, parabenizo os estudantes que são a razão de ser do Colégio, como outros já foram. Nossa Congregação se alegra em poder fazer parte dessa história e assim cumprir a nossa missão, confiada por nosso fundador, Pe. Dehon”, enaltece padre Sildo. 

Leia as felicitações recebidas na íntegra: 

Por ocasião dos 118 anos de história do Colégio São Luiz 
- Brusque SC. 

Prezado Diretor, Pe. Silvano João da Costa SCJ, digníssimo Corpo Administrativo, ilustres professores, caríssimos pais, alunos e ex-alunos e amigos da respeitada Instituição Educacional, o Colégio São Luiz. 
Em nome do Governo Geral saúdo e parabenizo a Província BRM e todos você pelos 118 anos de história do Colégio. Um agradecimento grande à cidade de Brusque, que tanto contribuiu, e continua a contribuir, para que a Educação seja uma prioridade nesse Município.
A presença religiosa no meio educacional sempre foi uma prioridade para o nosso Fundador, o Padre Leão Dehon. Em muitos países onde atuamos, estamos presentes em Colégios e em diversos setores educacionais e Centros Universitários. 
O nosso Venerável Fundador insistia muito na importância da formação do caráter. Quando era Diretor do Colégio São João, em Saint Quentin, França, foi convidado a proferir um discurso na Universidade de Lille, onde afirmou: “O caráter tem na vida dos homens, como na das nações, uma importância capital. Ele é um dos principais fatores do destino de uns e de outros. A vida de um homem,  como  a de  um povo,  está  sobretudo  no  que  constitui  os  seus  sentimentos,  as  suas  paixões,  a  sua vontade.  Um defeito de caráter poderá estragar uma vida inteira” .
Com o intuito de oferecer aos alunos de nossas instituições um horizonte formativo mais amplo, que ultrapasse as fronteiras geográficas e culturais, propomos a inserção do Colégio São Luiz em um projeto de intercâmbio internacional com outras Instituições Educacionais Dehonianas espalhadas pelo mundo. Essa experiência começará com os nossos colégios da Alemanha. O Colégio São Luiz tem as suas origens nesse país, considerando que os seus pioneiros foram sacerdotes de origem teutônica ou mais precisamente alemães, como o padre Gabriel Lux.  
Na Alemanha temos dois grandes Colégios, que já há muito tempo participam desse tipo de programa. O intercâmbio com eles será, sem sombra de dúvida, um enriquecimento não só cultural, mas também espiritual para os alunos e para as suas famílias, bem como para essa Instituição. 
Como conselheiro geral responsável pelo setor Educacional em nossa Congregação, deixo aqui o meu testemunho  sobre a  maravilha que é a experiência internacional. Depois de 15 anos na Alemanha, vejo como tal experiência me ajudou a aprofundar a formação do meu caráter. Esta abertura ao novo, e ao distante, com os meios atuais de comunicação, torna-se prática e fácil. 
Que Deus continue a abençoar o Colégio São Luiz, com todos os seus colaboradores, alunos e suas famílias. 
Um abraço fraterno,
Pe. Levi dos Anjos Ferreira SCJ 
 Conselheiro Geral

Sou Brusquense de nascimento e, hoje, presido a ADBM, mantenedora do Colégio São Luiz. Desde criança aprendi a admirar e respeitar essa obra centenária pela sua qualidade, cordialidade e sustentabilidade. O tempo é um grande mestre. Quem educou dezenas de gerações já provou que é uma “casa construída sobre a rocha”. Vivemos tempos de uma cultura líquida, mas quem estuda no São Luiz ganham estrutura e valores para enfrentar os mais diversos desafios, seja na família, na cultura ou na sociedade. Como disse nosso patrono Padre Léon Dehon, em 1877: “Buscamos a civilização da inteligência e do coração”. Parabéns, São Luiz, por acreditar no sonho da Educação Integral. 
Pe. João Carlos Almeida, scj 
Doutor em Educação – USP 
Presidente da ADBM 

Em nome da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus venho parabenizar os 118 anos do Colégio São Luís. Hoje é dia de celebrar, de agradecer e de festejar! Há motivos para comemorar e parabenizar a todos que fazem dele um centro de excelência. Desde 1903 a cidade de Brusque tem o Colégio São Luís como referencial na educação. Gerações foram formadas no espaço educacional que proporcionou não só o saber, mas a formação da pessoa no seu todo.  Hoje estamos agradecidos por tudo que este colégio já viveu e ainda vai viver. Desejo que cada um e cada uma sinta-se parabenizado(a) nesse dia, porque todos deram a contribuição para a história tão bela do Colégio São Luís. De modo particular parabenizo os estudantes que são a razão de ser do Colégio, como outros já foram. Nossa Congregação se alegra em poder fazer parte dessa história e assim cumprir a nossa missão, confiada por nosso fundador, Pe. Dehon. Deus abençoe toda a Família Colégio São Luís. Parabéns!
Pe. Sildo César da Costa, scj
Superior Provincial


Outros de Imprensa
Mais em Institucional
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Faça-nos uma visita virtual

Faça-nos uma visita virtual
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.