Colégio e Faculdade São Luiz dá início a 35ª Maratona

Diversas atividades esportivas, culturais e de aprendizagem marcam a programação desta edição

Notícias

12.10.2022 - 11:53:57 | 5 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Colégio e Faculdade São Luiz dá início a 35ª Maratona

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral da comunidade escolar, com a prática e a vivência de diversas atividades físicas, recreativas, sociais e culturais, o Colégio e Faculdade São Luiz realizou na noite de segunda-feira, 10 de outubro, a abertura da 35ª Maratona. O evento tradicional no calendário da instituição voltou a ser realizado, após dois anos, por conta da pandemia. Assim, alunos, pais, familiares, professores, coordenadores e demais colaboradores da instituição de ensino se reuniram no ginásio do colégio para a solenidade que deu início ao evento. A abertura estava prevista para ser realizada na última sexta-feira, 7 de outubro, entretanto foi adiada por conta do Desfile da 35ª Fenarreco. 
“A Maratona deste ano promove aprendizados de formas diferentes: na coletividade, com respeito, criatividade, e também no aprendizado social. O protagonismo é dos nossos alunos, por isso, queremos trabalhar esse senso de equipe. Sem dúvida é uma edição diferente de todas as outras e, mais do que resultados, medalhas e troféus, a conquista nesta edição será sobre vencermos uma pandemia, em termos esses momentos onde é possível se colocar no lugar do outro, no respeito, no trabalho, e com amor ao próximo”, comentou o diretor da instituição, padre Silvano João da Costa. 

Temáticas 
Este ano o evento teve como tema principal a sustentabilidade, oportunizando aos alunos o aprendizado de práticas e hábitos relacionados ao tema, instigando a responsabilidade de cada um de forma individual e coletiva. 
Já o tema da abertura da 35ª Maratona foi a Copa do Mundo, onde cada uma das 32 equipes/turmas, do primeiro ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio, representou um país que participará do evento desportivo mundial, que acontece em novembro no Catar. Assim: Japão, Gana, Sérvia, Canadá, Coreia do Sul, País de Gales, Uruguai, Polônia, Arábia Saudita, Costa Rica, Holanda, Tunísia, Senegal, Catar, Equador, Croácia, Equador, Irã, Suíça, Austrália, Camarões, Dinamarca, Marrocos, Bélgica, Estados Unidos, México, Alemanha, Portugal, França, Argentina, Espanha e Inglaterra foram representados pelas equipes na oportunidade. Apresentação das bandeiras de cada país e turma, bem como de danças típicas, por parte dos alunos do nono ano ao terceirão, também abrilhantaram a noite. “É uma grande felicidade para nós, como instituição, reativar os eventos desse porte, com o ginásio completamente lotado, ou como a participação de mais de 500 pessoas no nosso passeio ciclístico, realizado no domingo, 9. Para nós é motivador e aconchegante receber todo esse público e, nada mais justo do que retribuirmos isso e continuar fazendo a diferença dentro do nosso município e na região”, comenta o coordenador do Ensino Fundamental 2, Fabrício Bado.

Solidariedade
Um dos momentos mais especiais da abertura da Maratona foi a participação de representantes de quatro entidades locais: Lar Menino Deus; Ação Social da Paróquia São Luís Gonzaga; Casa de Acolhimento, Restauração e Evangelização (Care), de São João Batista; e Comunidade Bethânia; que foram contemplados com a doação de alimentos, distribuídos para cada entidade. A arrecadação fez parte de uma das principais provas da Maratona, que angariou quase 1,5 tonelada de itens. “A entrega desses alimentos significa parabenizar o trabalho que essas instituições fazem, acolhendo indivíduos e pessoas com necessidades em toda a região. Assim, essa arrecadação é um dos grandes objetivos da Maratona, com certeza ainda pequena diante de tudo aquilo que essas entidades realizam. Sem dúvida é uma iniciativa que esperamos que contagie toda nossa comunidade para que contribua também com essas instituições”, detalhou Bado. 
Para a diretora do Lar Menino Deus, Helena Dias, as doações são de grande importância para a casa, que é 100% filantrópica. “Gostaria muito de agradecer pelo Lar ter sido lembrado pelo Colégio, e por poder estar aqui hoje, para receber essas doações e presenciar essas maravilhosas apresentações dos alunos. Toda a nossa gratidão”, declarou.
Da mesma forma, a assistente social e coordenadora da Ação Social, Patrícia Antonietti, agradeceu pela oportunidade e pelos alimentos doados, que irá contribuir para muitas famílias da cidade. “É uma grande alegria poder fazer parte deste momento do Colégio São Luiz, que é muito parceiro da Ação Social da Paróquia. São 400 quilos de alimentos recebidos que irão fazer diferença na vida de muitas famílias, alimentar o corpo e o coração de muitas pessoas. Por isso, nossos agradecimentos por todo o apoio”, enfatizou. 

Representatividade 
Durante a abertura da Maratona, alunos representaram as equipes campeãs e vice-campeãs dos Jogos Escolares deste ano, nas modalidades de atletismo, basquete, futsal, handebol, xadrez, voleibol e no Moleque Bom de Bola (municipal e microrregional). Também foram apresentados os estudantes que irão participar de intercâmbios na Alemanha, nos meses de janeiro a março de 2023, e nos Estados Unidos, no mês de janeiro. A cerimônia foi encerrada com o acendimento do fogo simbólico dos jogos. Ao longo das próximas semanas, diversas outras provas serão realizadas entre as equipes. 

 
Outros de Imprensa
Mais em Notícias
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.