Colégio é contemplado em Programa de Eficiência Energética

Notícias

05.07.2021 - 15:14:42 | 4 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Colégio é contemplado em Programa de Eficiência Energética

A Associação Dehoniana Brasil Meridional, mantenedora do Colégio e Faculdade São Luiz, foi uma das 10 organizações contempladas pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) Celesc/Aneel 2021. A divulgação dos projetos contemplados ocorreu em março deste ano, em solenidade virtual que contou com a presença do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva. O contrato, no entanto, chegou ao colégio na última semana, sendo assinado pelo diretor, padre Silvano João da Costa. 
Desenvolvido pela empresa P3 Engenharia, com sede em Indaial, o projeto aprovado pelo PEE prevê a troca de quase duas mil lâmpadas e seus reatores, que passarão por um processo de descarte correto. Também está prevista a instalação de 248 placas fotovoltaicas em cima da quadra externa e no prédio do Ensino Superior. Por fim, serão realizadas nove palestras sobre eficiência energética na instituição, bem como a execução de um vídeo demonstrando todas as etapas desta obra, que deve ser concluída em dois anos. 
“Sustentabilidade é a palavra-chave. Ser contemplado pelo projeto nos causa alegria, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, mas também nos traz uma responsabilidade. Este projeto só vai ter sentido se tocar no coração e nas atitudes daqueles que estão conosco. Não é apenas um projeto de estrutura, ou de redução financeira e de custo. É uma possibilidade de levar conscientização sobre o uso de recursos naturais. Pais, alunos e professores são convidados a refletir sobre uma terra e um planeta mais sustentável”, destaca o diretor do Colégio e Faculdade São Luiz, padre Silvano João da Costa. 

Reconhecimento 
De acordo com o gerente de projetos do PEE, Willian dos Santos, o projeto apresentado pelo colégio foi selecionado porque obteve destaque na eficiência de equipamentos, pela melhor relação de custo-benefício para a instituição. “Podemos destacar a economia de energia ao substituir lâmpadas ineficientes por lâmpadas de tecnologia LED, que possuem baixo consumo de energia, melhor fluxo luminoso e vida útil três vezes maior que as lâmpadas fluorescentes. Outro ponto analisado é o Sistema Fotovoltaico (SFV), instalado na quadra coberta e telhado do edifício. Além de ser uma geração de energia limpa, faz com que durante o dia a demanda de energia consumida da Celesc diminua”, explica.
Segundo ele, contemplar uma instituição de ensino é garantir que, finalizada a fase de execução, seja enaltecida a aplicabilidade de um projeto de forma eficiente e sustentável. “Para manter esta ação temos que conscientizar, também, os usuários quanto ao uso racional da energia elétrica, tais como: apagar as lâmpadas quando não estiver mais em sala de aula, laboratório, biblioteca, entre outros ambientes; desligar o monitor de computador quando não estiver utilizando; aproveitar ao máximo a iluminação natural, em detrimento à iluminação artificial (lâmpadas). Outras ações sustentáveis que podemos destacar são os descartes corretos dos materiais substituídos e a utilização de equipamentos certificados pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel)”, informa o gerente de projetos.

Saiba mais
Tecnicamente em funcionamento, a lâmpada LED pode atingir mais de 80% de economia de energia se comparada com a lâmpada de vapor pois, além de baixo consumo de energia, não produzir calor e de manutenção praticamente zero, pode ser controlada seu fluxo luminoso através da dimerização do conjunto.
As lâmpadas de LED possuem baixo consumo de energia, melhor fluxo luminoso e vida útil três vezes maior do que as lâmpadas do tipo vapor de sódio, metálico e de mercúrio. Além disso, as lâmpadas de LED não entram na Lei de Resíduos Sólidos, pois não possuem metais pesados em sua composição, sendo um equipamento ecologicamente correto.

Outros de Imprensa
Mais em Notícias
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Faça-nos uma visita virtual

Faça-nos uma visita virtual
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.