Clube de Debates reinicia atividades

Egressa Clarissa Dias faz parte da equipe de formadores

Ensino Médio

10.03.2023 - 13:29:17 | 4 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Clube de Debates reinicia atividades

Sala cheia, silêncio e muita atenção. Este foi o clima da primeira aula do Clube de Debates, na última quinta-feira, 9 de março, das 13h30 às 14h30, no Colégio São Luiz. Os encontros são semanais e reúnem estudantes do 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental e do 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Médio. No comando da formação está a egressa Clarissa Dias, que se formou em 2022. Enquanto aguarda o resultado para seguir sua formação acadêmica em Economia em instituições americanas, ela se dedica a compartilhar tudo que aprendeu nos últimos dois anos, com a imersão na dinâmica dos debates escolares nacionais e internacionais. 
“A Clarissa detém o conhecimento das regras do debate competitivo e se propôs a fazer esta socialização com os outros alunos, para que o Clube de Debates cresça no Colégio São Luiz e tenha sempre sua mentoria renovada entre os próprios estudantes”, explica a coordenadora do Ensino Médio, Cíntia Cardoso. 
Segundo ela, o Clube de Debates foi formado oficialmente em 2022, mas o Colégio já vinha sendo representado por seus estudantes em campeonatos desde 2021. “É uma demanda que partiu dos alunos e que foi acolhida pela instituição. Percebemos que há um movimento forte desta nova geração em argumentar, em defender seu ponto de vista e refletir sobre qual leitura tem de muito para poder se posicionar”, destaca a coordenadora.
Cíntia vibra com o envolvimento e a proporção que o projeto tomou, agora envolvendo alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. “Num primeiro momento, a gente pensa que o debate contribui apenas com a oratória. Mas ele também desenvolve o pensamento crítico, a lógica, a gestão do tempo, a coragem de falar em público, a necessidade de resolver problemas e o pensar criativo. A prática do debate competitivo exige o pensar rápido, de forma lógica, e estratégias de argumentação”, ressalta. 

Destaque nacional
Clarissa Dias descobriu o esporte do Debate em 2021, ainda durante a pandemia, através das redes sociais. Por curiosidade, se inscreveu em um torneio e, desde então, já participou de todos os eventos nacionais. Agora, na rotina da jovem, o exercício virou hobby e ela se dedica a compartilhar conhecimento e treinar escolas. 
Em 2022, Clarissa ganhou dois torneios nacionais. No Campeonato Nacional das Escolas, considerado o mais importante da categoria, ela foi considerada a melhor debatedora. Treinada pelo Instituto Brasileiro de Debates, Clarissa estava na equipe que defendeu o Brasil no torneio mundial, que ocorreu de forma online, na Holanda. Também integrou o grupo nacional que, pela primeira vez, conseguiu se classificar para a fase eliminatória do campeonato de Debates organizado por Harvard. 
“Hoje é o primeiro encontro do Clube de Debates e o propósito é explicar o que é, quem faz e como funciona este esporte. Começamos pela teoria até a introdução à prática”, planeja Clarissa.  

Continuidade
A coordenação do Clube de Debates é da estudante Julia Belli, que está no Terceirão. No ano passado, a jovem viveu a experiência de alguns torneios, integrando a equipe de Clarissa. Ela também passou pela seletiva do Instituto Brasileiro de Debates e tem sido treinada pelos melhores debatedores do país, garantindo seu título de embaixadora, ou seja, a possibilidade de multiplicar o conhecimento que tem recebido para os demais estudantes do colégio.
“Em abril, o USP Schools abre a temporada de debates e esperamos estar envolvidos nos torneios mais importantes do ano, sobretudo engajando os novos estudantes, para entenderem como funciona”, planeja a coordenadora. 
Segundo ela, ainda não há uma categoria de debates apenas para o Ensino Fundamental no Brasil. No entanto, os alunos desta fase podem competir com o Ensino Médio e ir formando experiência para serem grandes debatedores no futuro. 

 
Outros de Imprensa
Mais em Ensino Médio
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.