Campanha de conscientização sobre Autismo

Ação reuniu toda a comunidade escolar

Notícias

01.04.2022 - 17:53:03 | 3 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Campanha de conscientização sobre Autismo

Quem esteve no Colégio e Faculdade São Luiz na sexta-feira, 1º de abril, percebeu algo diferente na instituição. Isso porque ao invés dos tradicionais uniformes, alunos e colaboradores utilizaram camisetas e agasalhos nas cores amarelo, vermelho e azul. A ação foi alusiva ao Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, celebrado em 2 de abril e, além do colorido que tomou conta do pátio e das salas de aula, também engajou estudantes, professores e demais funcionários em prol da conscientização a respeito da data. 
A orientadora educacional, Clarice Vechi, explica que o planejamento da instituição, feito em 2021, já previa a organização de campanhas de inclusão. Com a realização da recente ação das “meias coloridas”, realizada no dia 21 de março, alusiva ao Dia Internacional da Conscientização da Síndrome de Down, surgiu a ideia de fazer algo semelhante também para o Autismo. Assim, foi estendido o convite para que alunos e colaboradores vestissem camisetas das cores que simbolizam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). 
“São duas datas bem próximas, com ações espontâneas e que tiveram grande adesão de toda a comunidade escolar. E foi muito positivo, pois vimos que esta é uma conscientização que inicia na Educação Infantil, e que envolve o respeito e a inclusão de pessoas com algum transtorno ou deficiência. Hoje, todos os nossos alunos têm participação efetiva nas atividades propostas, bem como no dia a dia da escola”, declara. 
Além do convite ao uso das camisetas coloridas, também foram disponibilizados murais, nas entradas da escola, com informações a respeito do Autismo, para pais e demais familiares. 

Na prática
Ao todo, cerca de 30 alunos que estudam no Colégio, em diferentes níveis de aprendizagem, possuem TEA. Para a coordenadora da Educação Infantil, Sandra Ristow, as campanhas realizadas integram os objetivos da instituição, em não apenas educar para o conhecimento, mas também para a vida. “O Colégio e Faculdade São Luiz tem o projeto ‘Coração Aberto e Solidário’ que trabalha os valores, como amor, respeito, união, solidariedade, fraternidade, entre outros. Então, essas campanhas, das datas referentes ao Down e ao Autismo, vem ao encontro desse projeto, e permitem com que crianças e adolescentes possam sentir na prática a questão dos valores, da boa convivência e do amor ao próximo”, declara.
Segundo a coordenadora, a ideia é que nos próximos anos as ações possam ser ampliadas dentro do calendário escolar e se tornem eventos anuais de conscientização da instituição. 

 
Outros de Imprensa
Mais em Notícias
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.