Brincadeiras e brinquedos do passado

Ensino Fundamental

31.07.2025 - 17:06:28 | 2 minutos de leitura

Autor - Vitoria Hoffmann Rubick
Brincadeiras e brinquedos do passado

Durante as aulas de História, os alunos do 2º ano III estudaram o tema “Brincadeiras e brinquedos do passado” e foram convidados a realizar, juntamente com a família, a produção de um brinquedo antigo, como: peteca, vai-e-vem, telefone sem fio, bilboquê, boneca de pano, bola de meias, entre outros.

A professora, Juçara Wippel Schumacher, explica que a proposta é que o brinquedo fosse confeccionado com materiais recicláveis ou de fácil acesso, valorizando a criatividade, a sustentabilidade e o resgate de memórias afetivas.

“Os objetivos desta atividade foram de reconhecer e valorizar as brincadeiras tradicionais de outras épocas; bem como estimular o contato entre gerações, promovendo momentos de troca entre as crianças e seus familiares, fortalecendo o vínculo entre escola e família. Também foi possível desenvolver habilidades manuais e criatividade na confecção de brinquedos. E por fim refletir sobre as mudanças nas formas de brincar ao longo do tempo”.

Ela afirma que a atividade foi aprovada pelos alunos que se divertiram com os brinquedos produzidos por eles. “Para a família proporcionou um momento de resgate cultural, valorização das memórias familiares e fortalecimento dos laços entre gerações também criou momentos de aproximação e diálogo com a criança, resgatando lembranças afetivas da infância. Para os alunos estimulou a curiosidade sobre o passado e as histórias das brincadeiras. Desenvolveu a criatividade, coordenação motora e capacidade de seguir orientações”, finalizou

 
Outros de Vitoria
Mais em Ensino Fundamental
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.