Avança projeto piloto de intercâmbio

Conselheiro Geral da Congregação, padre Levi dos Anjos visita o Colégio

Ensino Médio

13.08.2021 - 14:46:03 | 2 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Avança projeto piloto de intercâmbio

O Conselheiro Geral da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (SCJ), padre Levi dos Anjos, que atualmente mora em Roma (Itália), conversou com os primeiros intercambistas do Colégio e Faculdade São Luiz, nesta terça-feira, 10 de agosto. Apesar de encontros anteriores terem acontecido de forma virtual, o religioso fez questão de se encontrar presencialmente com as famílias, nesse período em que passa férias no Brasil. Natural de Formiga (MG), padre Levi será responsável pelo acolhimento dos estudantes brusquenses no Kolleg St. Sebastian, na cidade de Stegen, Alemanha, a partir de janeiro de 2022.
“O intercâmbio já é uma prática comum nas escolas europeias. Mas o que enriquece esta experiência é a chegada dos estudantes do Brasil, pois há uma grande abertura do povo alemão”, destaca padre Levi.
Segundo ele, com a internacionalidade, os alunos conhecerão pessoas com uma língua e um modo de viver diferente, mas com aspectos que também se assemelham, como os sonhos e a vontade permanente de aprender. Já as famílias alemãs, que acolherão os estudantes brasileiros, se aproximarão de comportamentos menos rígidos, sobretudo relacionados à disciplina, e a um modo mais aberto de se comunicar. “Vai ser uma troca de experiências, de recebimento e entrega”, projeta o Conselheiro Geral. 
Padre Levi conta que, em um segundo momento, já se vislumbra a oportunidade de alunos alemães também passarem por um período de intercâmbio em Brusque. “Eles são curiosos com relação ao Brasil. Mas talvez tenhamos que mudar o objetivo, que é o aperfeiçoamento do idioma. Aqui, os adolescentes cresceram com acesso ao dialeto alemão, ainda mantido como tradição por muitas famílias. Lá não há esta relação com o português, que é um idioma difícil de ser aprendido”, esclarece. 

Projeto piloto
O diretor do Colégio e Faculdade São Luiz, padre Silvano João da Costa, voltou a citar durante o encontro que o intercâmbio é um projeto piloto da instituição. Por isso, não houve nenhum processo seletivo e este desejo partiu dos próprios estudantes. A intenção é que eles, inclusive, façam suas avaliações ao final do processo, para lançar luz sobre o que será, efetivamente, o programa de internacionalização do colégio.
“É de responsabilidade desses alunos a ajuda na construção do projeto definitivo, para que outros estudantes do São Luiz possam fazer esta experiência”, comenta o diretor. 
Neste momento, as principais indefinições sobre a viagem estão relacionadas à pandemia da Covid-19 e o processo de vacinação. Superadas as dúvidas que ainda permeiam este processo, três adolescentes embarcam para a Alemanha no início de janeiro e devem permanecer no país até março de 2022. 

Confiança na escola
Os pais desses primeiros intercambistas participaram da reunião presencial com padre Silvano e padre Levi. Apesar de muitas dúvidas já terem sido esclarecidas em encontros virtuais anteriores, eles enalteceram que a iniciativa trouxe ainda mais segurança sobre a experiência que seus filhos irão viver. 
“Será uma oportunidade fantástica. Filha única, tenho certeza de que ela irá amadurecer com o intercâmbio. Nesta estadia mais longa, será possível conhecer e conversar com as pessoas, entender os costumes e acessar uma nova cultura. O fato de estar relacionado com a escola nos traz ainda mais confiança”, enaltece Marcos Vinícius Schmidt, pai da Laura, de 17 anos. 
O mesmo sentimento é partilhado por Roseane Dirschnabel, Schlindwein, mãe da Ana Lina, de 16. “Ela já fala o dialeto, mas não tem fluência na gramática. Vai, com certeza, aperfeiçoar o alemão na escrita e na leitura. Além disso, temos o respaldo de um colégio de confiança, o que nos deixa mais tranquilos”, atesta. 

 
Outros de Imprensa
Mais em Ensino Médio
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.