Atualização do Sistema de Ensino Bernoulli

Equipe pedagógica passou por consultoria do novo modelo de ensino durante a semana de formação continuada

Notícias

21.07.2022 - 11:37:55 | 5 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Atualização do Sistema de Ensino Bernoulli

Durante a semana de formação continuada, o Colégio e Faculdade São Luiz dedicou três dias para a atualização do seu novo sistema de ensino, implantado em janeiro deste ano. Com presença de consultores e assessores do Sistema Bernoulli de Educação, os professores puderam se integrar ainda mais à nova plataforma, que já possui bom respaldo na instituição e domínio das ferramentas por parte da equipe gestora, pedagógica e dos alunos. 
Novo modelo de ensino
Hoje, o Bernoulli Sistema de Ensino é utilizado por mais de 200 mil estudantes e em mais de 700 escolas parceiras em todas as regiões do Brasil. O diretor do Colégio São Luiz, padre Silvano João Costa, comenta que a adesão ao novo método faz parte da base de qualificação do colégio, e o Bernoulli se conecta ao compromisso da instituição em oferecer um serviço de educação qualificado à sociedade brusquense. \"Essa assessoria também auxilia para que nossos professores conheçam ainda mais esse material que está chegando e, conhecendo, possam ter o domínio que necessitam para qualificar seu trabalho em sala de aula\", frisou. \"Em nossos relacionamentos, enquanto sociedade, sempre valorizamos as pessoas que estão atualizando constantemente seu conhecimento. E o Bernoulli é uma empresa que promove essa atualização constante, e não só uma promoção, mas uma preocupação\", complementa o diretor. 

Adaptação
O Sistema Bernoulli de Educação foi implantado no Colégio São Luiz em janeiro de 2022. A plataforma desenvolve soluções educacionais de excelência, que facilitam a vida da escola e geram resultados. São soluções eficientes e totalmente integradas, que acompanham o estudante em cada etapa da trajetória escolar, como destaca Maurício Bernz, Consultor Pedagógico do Sistema Bernoulli de Educação. \"O primeiro passo após a implantação sempre é fazer a utilização e o reconhecimento das nossas soluções didáticas. Isso compreende tanto o material didático, usado em sala de aula, quanto nossa plataforma e as soluções digitais. Para que isso aconteça, existe um fator muito importante que é a presença do consultor pedagógico, ou seja, a escola, por mais que tenha o material em mãos e uma plataforma excelente, precisa desse itinerário de formação com nossos professores, e isso aconteceu gradativamente: primeiro com a equipe de gestores, depois com os professores e depois com as famílias\", destaca o consultor.
O processo de formação tem sido atualizado desde a implantação do novo modelo de ensino, e durante a semana de formação continuada isso aconteceu de forma presencial, com três dias de consultoria pedagógica na instituição, no recesso escolar. \"Nosso grande diferencial é estar totalmente integrado à proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pois a educação no Brasil passa por essa reforma de implantação, e todo nosso material é pautado justamente nisso\", revela Maurício.
A proposta da semana pedagógica, em consonância com o Bernoulli, serviu para se trabalhar três pontos na instituição: o planejamento, a plataforma digital e a avaliação. “Também trabalhamos as diversas maneiras de se avaliar o aluno e todo seu processo cognitivo educacional dos nossos educandos. O primeiro ano de utilização do método é sempre o mais intenso, principalmente na parte formativa, onde é necessária a apresentação do consultor, de formações com os professores,e diálogo com os alunos. Do segundo ano em diante o colégio já possui uma autonomia para aplicar o sistema de ensino com muita tranquilidade\", enfatiza Maurício.

Descobertas e aprendizado
O professor do Ensino Médio, Marcelo Noldin, docente da instituição há 17 anos, destaca que a chegada do sistema Bernoulli trouxe um clima de novidade e adaptação. \"Toda mudança exige adaptações, mas garanto que esta novidade é fantástica. As formações são pontuais, atualizadas, sempre somando a tudo que fazemos na escola\". Da mesma forma, Ivana Pühler, professora do São Luiz há 12 anos, vem se adaptando à mudança do sistema desde o início do ano. Para ela, mesmo sendo desafiador compreender o novo processo, os bons resultados apresentados no primeiro semestre demonstram que a mudança foi positiva. Docente do Fundamental, ela aponta que os alunos já dominam o sistema, com autonomia no manuseio. \"Os estudantes gostam muito e já entendem bem o sistema. Para nós professores, a consultoria é fundamental e somos bem assistidos pela equipe sempre que precisamos, são prestativos conosco desde o início\", observa o docente.
Professora do setor infantil do Colégio há 15 anos, Fernanda Atanasio dos Santos Kretzschmar Corrêa, vê com bons olhos a mudança implantada na escola desde o início do ano, com respaldo positivo também por parte das crianças. \"Percebo que o Bernoulli veio para trazer mudanças muito significativas para a Educação Infantil. Ele traz muita ludicidade nos livros, porque antes de aplicarmos as atividades, fazemos brincadeiras com os pequenos. O Bernoulli está muito presente no nosso dia a dia e com certeza veio para agregar muito\", garante.
Adair Eduardo Alberton, professor de música no setor da Educação Infantil, também observa com otimismo esse primeiro semestre de utilização do sistema. \"Na experiência que pudemos ver aqui, é muito oportuno trabalhar com os alunos e integrar tudo ao novo sistema, principalmente do 2º ao 5º ano, pois podemos criar atividades que os alunos resolverão em casa, conteúdo que depois será aproveitado em sala de aula. Isso abre um leque na forma de trabalhar com os alunos, cria-se motivação e desperta o interesse dos estudantes, pois a plataforma oferece muitas possibilidades de interação e participação\", ressalta.

 
Outros de Imprensa
Mais em Notícias
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.