ALUNOS DO COLÉGIO SE CONSAGRAM EM CAMPEONATO DE DEBATES

Delegação de alunos do Colégio São Luiz se consagra em um dos maiores campeonatos brasileiros de debates escolares

Notícias

16.12.2021 - 15:11:02 | 3 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
ALUNOS DO COLÉGIO SE CONSAGRAM EM CAMPEONATO DE DEBATES

Castro Alves não é só um dos grandes poetas brasileiros: reconhecido pela sua eloquência, o poeta baiano também dá nome a um dos maiores concursos de debates do Brasil: o Prêmio Castro Alves de Debates Escolares, uma forma de prestigiar as artes da retórica e da oratória.

Neste ano, em virtude da pandemia, a disputa decorreu de forma virtual, do dia 30/11 ao dia 05/12, reunindo dezenas de estudantes de Ensino Médio do Brasil inteiro, todos aficionados da modalidade do debate competitivo. Composto por 4 rodadas classificatórias, semifinal e finalíssima, o torneio recompensou os esforços dos estudantes do Colégio São Luiz de Brusque, agrupados no projeto extracurricular Sociedade de Debates CSL, do colégio. 

Nesta edição, participaram duas equipes de alunos do São Luiz:  Bruno Zen, Maria Fernanda Knihs e Júlia Belli disputaram a semifinal, na qual conquistaram o terceiro lugar; já Ana Alice Kohler, Clarissa Dias, Heloisa Ficagna e Vitória Gomes ficaram em primeiro lugar, vencendo todas as rodadas de debate de que participaram. Fato raro, uma vez que, dada a qualificação das equipes, dificilmente se vence de forma invicta um campeonato com tamanha tradição. 

Cabe ressaltar, também, as performances individuais de nossos estudantes: Clarissa Dias sagrou-se a melhor debatedora do torneio; Ana Alice Kohler, a terceira melhor; além do sexto lugar para Heloisa Ficagna, sétimo para Maria Fernanda Knihs e nono lugar para Bruno Zen. Como forma de valorizar o empenho das instituições participantes, também coube ao Colégio São Luiz o prêmio de Melhor Delegação, posto que a instituição chegou às semifinais com duas de suas equipes. 

Por último, mas não menos importante, saliente-se que todo esse empenho principiou a partir da iniciativa das estudantes de segunda série Clarissa, Ana Alice e Vitória, responsáveis por fundar a Sociedade de Debates do colégio, com o objetivo de motivar os estudantes brusquenses à prática do debate competitivo, um saber frequentemente negligenciado na tradição curricular brasileira. Nesse sentido, o propósito principal é fomentar a criação de grupos de debates em outras escolas de nossa região, a fim de disseminarmos uma prática que começa a se tornar usual nos grandes centros do país. Para tanto, a equipe da Sociedade de Debates do colégio está à disposição de alunos interessados nesta modalidade, para, por meio de palestras, cursos e orientações diversas, auxiliar no compartilhamento de um saber tão útil à formação de uma sociedade mais plural e democrática. 

 
Outros de Imprensa
Mais em Notícias
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Faça-nos uma visita virtual

Faça-nos uma visita virtual
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.