Alunos do Colégio São Luiz participam de Simulação da ONU

O estudante Guinter Comper conquistou menção honrosa no evento que reuniu mais de 200 alunos

Notícias

07.08.2025 - 16:00:33 | 4 minutos de leitura

Autor - Notícias São Luiz
Alunos do Colégio São Luiz participam de Simulação da ONU

Os alunos do Clube de Debates do Colégio São Luiz participaram do MUNCMPA - Mundo CMPA, simulado das Nações Unidas do Colégio Militar de Porto Alegre. 
O evento foi realizado de 31 de julho a 2 de agosto, e reuniu em torno de 200 estudantes de instituições militares e civis do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. O Colégio São Luiz foi o único representante de Santa Catarina, com os alunos Maria Clara Petry Teixeira, Amanda Erthal da Cunha, Guinter Comper e Sophia Fischer.
A simulação segue o Modelo das Nações Unidas (MUN), técnica de debate em que os participantes desenvolvem habilidades como negociação, resolução de problemas, raciocínio lógico, criatividade e oralidade. 
No evento, os estudantes são divididos em comitês, que existem dentro da ONU, e cada um representa uma delegação. Dentro desses grupos é apresentada uma questão que precisa ser resolvida. Ao final, os destaques do evento são premiados. A delegação do Colégio São Luiz voltou para casa com uma menção honrosa conquistada pelo aluno Guinter Comper, por seu desempenho no comitê econômico.
“Participar dessas simulações é importante porque eles desenvolvem uma série de habilidades básicas. É nítido o quanto nossos alunos têm uma base forte, o quanto são bons e acabam tendo um bom desempenho e se destacando nesses eventos. Desta vez, o Guinter conquistou a menção honrosa. Na participação em Curitiba, a Amanda ficou com o prêmio de melhor delegada”, destaca a coordenadora do Ensino Médio do Colégio São Luiz, Cintia Cardoso, que acompanhou o grupo no evento.
Ela explica que as simulações da ONU são uma tradição nos colégios militares e, desde muito jovens, os alunos dessas instituições são preparados para participar desses eventos, por isso, o desempenho de colégios civis, como o São Luiz, acabam se destacando. “Esta foi a segunda participação deles neste ano, e já conseguiram ter um rendimento muito superior, chamando a atenção dos demais participantes, que são bastante experientes”, ressalta.

Comitê econômico e humanitário
Maria Clara, Amanda e Guinter foram sorteados para participar do Comitê Econômico, que nesta edição do evento discutiu a crise agrária em Atenas, na Grécia, no ano 500 a.C. 
“Foi uma experiência muito legal. Foi a primeira vez que ficamos os três juntos. O gabinete econômico nos dá muita oportunidade de argumentar e expor nossas ideias, porque temos autonomia e podemos usar nossa criatividade”, destaca Amanda.
Mentora do Clube de Debates, Maria Clara ressalta que é preciso muita preparação para poder atuar no comitê com propriedade, já que o avanço das negociações depende das decisões tomadas por todo o grupo. “Começamos em 500 a.C. e paramos em 480 a.C. A cada sessão vai passando a data e os índices da balança comercial, da dívida externa, da produção agrícola vão mudando, tudo conforme nossas decisões dentro do comitê. Por isso, é fundamental o tempo de preparo antes das simulações”.
Guinter avalia que estava mais à vontade em Porto Alegre por ter participado da simulação em Curitiba anteriormente.
“Pela experiência que tive em Curitiba, eu já sabia o que teria que fazer. Cheguei já com algumas propostas prontas, consegui me impor, foi bem interessante essa participação”.
Já Sophia atuou no Comitê Humanitário, representando a Rússia na 5ª Convenção de Genebra, que discutiu os direitos internacionais humanitários em conflitos armados. “Nesse comitê, cada país vai dando seu posicionamento e colaborando para a construção do documento, até chegar em uma proposta de resolução final. Cada país tem que seguir sua política externa. Eu era a Rússia, e foi muito desafiador, porque todos os outros países estavam alinhados, mas eu precisava sair dessa linha, pois tinha que agir como um representante da Rússia agiria naquele cenário. Essa experiência me fez crescer muito e a cada simulação conseguimos melhorar, principalmente, a nossa oratória”, observa.

Outros de Notícias
Mais em Notícias
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.