Alunos do Colégio São Luiz participam de Simulação da ONU
O estudante Guinter Comper conquistou menção honrosa no evento que reuniu mais de 200 alunos

Os alunos do Clube de Debates do Colégio São Luiz participaram do MUNCMPA - Mundo CMPA, simulado das Nações Unidas do Colégio Militar de Porto Alegre. O evento foi realizado de 31 de julho a 2 de agosto, e reuniu em torno de 200 estudantes de instituições militares e civis do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. O Colégio São Luiz foi o único representante de Santa Catarina, com os alunos Maria Clara Petry Teixeira, Amanda Erthal da Cunha, Guinter Comper e Sophia Fischer.A simulação segue o Modelo das Nações Unidas (MUN), técnica de debate em que os participantes desenvolvem habilidades como negociação, resolução de problemas, raciocínio lógico, criatividade e oralidade. No evento, os estudantes são divididos em comitês, que existem dentro da ONU, e cada um representa uma delegação. Dentro desses grupos é apresentada uma questão que precisa ser resolvida. Ao final, os destaques do evento são premiados. A delegação do Colégio São Luiz voltou para casa com uma menção honrosa conquistada pelo aluno Guinter Comper, por seu desempenho no comitê econômico.“Participar dessas simulações é importante porque eles desenvolvem uma série de habilidades básicas. É nítido o quanto nossos alunos têm uma base forte, o quanto são bons e acabam tendo um bom desempenho e se destacando nesses eventos. Desta vez, o Guinter conquistou a menção honrosa. Na participação em Curitiba, a Amanda ficou com o prêmio de melhor delegada”, destaca a coordenadora do Ensino Médio do Colégio São Luiz, Cintia Cardoso, que acompanhou o grupo no evento.Ela explica que as simulações da ONU são uma tradição nos colégios militares e, desde muito jovens, os alunos dessas instituições são preparados para participar desses eventos, por isso, o desempenho de colégios civis, como o São Luiz, acabam se destacando. “Esta foi a segunda participação deles neste ano, e já conseguiram ter um rendimento muito superior, chamando a atenção dos demais participantes, que são bastante experientes”, ressalta.
Comitê econômico e humanitárioMaria Clara, Amanda e Guinter foram sorteados para participar do Comitê Econômico, que nesta edição do evento discutiu a crise agrária em Atenas, na Grécia, no ano 500 a.C. “Foi uma experiência muito legal. Foi a primeira vez que ficamos os três juntos. O gabinete econômico nos dá muita oportunidade de argumentar e expor nossas ideias, porque temos autonomia e podemos usar nossa criatividade”, destaca Amanda.Mentora do Clube de Debates, Maria Clara ressalta que é preciso muita preparação para poder atuar no comitê com propriedade, já que o avanço das negociações depende das decisões tomadas por todo o grupo. “Começamos em 500 a.C. e paramos em 480 a.C. A cada sessão vai passando a data e os índices da balança comercial, da dívida externa, da produção agrícola vão mudando, tudo conforme nossas decisões dentro do comitê. Por isso, é fundamental o tempo de preparo antes das simulações”.Guinter avalia que estava mais à vontade em Porto Alegre por ter participado da simulação em Curitiba anteriormente.“Pela experiência que tive em Curitiba, eu já sabia o que teria que fazer. Cheguei já com algumas propostas prontas, consegui me impor, foi bem interessante essa participação”.Já Sophia atuou no Comitê Humanitário, representando a Rússia na 5ª Convenção de Genebra, que discutiu os direitos internacionais humanitários em conflitos armados. “Nesse comitê, cada país vai dando seu posicionamento e colaborando para a construção do documento, até chegar em uma proposta de resolução final. Cada país tem que seguir sua política externa. Eu era a Rússia, e foi muito desafiador, porque todos os outros países estavam alinhados, mas eu precisava sair dessa linha, pois tinha que agir como um representante da Rússia agiria naquele cenário. Essa experiência me fez crescer muito e a cada simulação conseguimos melhorar, principalmente, a nossa oratória”, observa.
-
Visita a Chácara Edith02.06.2026 | 1 minutos de leitura

-
Estudantes chilenos falam sobre intercâmbio em BrusqueParceria entre o Colégio São Luiz e o Colegio San Juan Evangelista proporcionou experiências dentro e fora da sala de...02.06.2026 | 5 minutos de leitura

-
Faculdade São Luiz reúne comunidade em uma noite culturalCerca de 75 estudantes participaram das apresentações da 21ª Noite Cultural realizada nesta quarta-feira28.05.2026 | 4 minutos de leitura

-
Odilon Esteves debate leitura na era da IA27.05.2026 | 2 minutos de leitura

-
Conflitos escolares são tema de palestra com Aleluia Lisboa27.05.2026 | 2 minutos de leitura

-
Escola e futuro são tema de palestra com Renata27.05.2026 | 2 minutos de leitura

-
Encontro reúne 400 educadores de 15 escolas catarinensesPela terceira vez, o evento Bernoulli 360 teve como sede o Colégio São Luiz27.05.2026 | 3 minutos de leitura

-
Intercambistas do São Luiz embarcam rumo à ItáliaExperiência no Istituto Leon Dehon inclui convivência com famílias italianas, participação em aulas e troca cultura...25.05.2026 | 4 minutos de leitura

-
Alunos retornam de intercâmbio inédito no ChileDurante 18 dias, grupo viveu a rotina escolar chilena, conheceu a cultura local e aprofundou vínculos com instituiçõe...25.05.2026 | 5 minutos de leitura

-
Alunos do São Luiz emocionam com homenagens às mamãe11.05.2026 | 2 minutos de leitura

O Colégio que nos ensinou a viver01.04.2026 | 3 minutos de leitura

Alunos da Pastoral visitam seminário em CorupáNo sábado, 24 de maio, 51 estudantes que fazem parte da Pastoral do Colégio São Luiz, participaram de uma viagem para Corupá, no Norte do estado, ...28.05.2025 | 1 minutos de leitura

- Colégio São Luiz realiza Semana Anti-bullyingAs ações envolveram palestras com a Polícia Miliar e com a Dra. Raquel Peron
15.04.2025 | 2 minutos de leitura

Colégio São Luiz recebe visita da direção do Colégio DehonEncontro ocorreu na quarta-feira, 19 de junho.20.06.2024 | 2 minutos de leitura

Estudantes do Chile recebem cartas do São LuizTroca de correspondências entre as instituições faz parte do projeto “A Dehonfriend is in Everywhere”27.03.2024 | 3 minutos de leitura

Colaboradores do Colégio São Luiz são presenteados com livroObra Pedagogia da Cordialidade, do padre João Carlos Almeida, foi entregue nesta terça-feira26.03.2024 | 3 minutos de leitura

Estudantes do Colégio São Luiz se preparam para intercâmbioJovens ficarão 40 dias no país asiático, onde viverão intensamente a cultura local e terão a oportunidade de atuar como voluntários20.03.2024 | 6 minutos de leitura

Vice-diretor é empossado no Conselho da CongregaçãoMissa de posse foi realizada na quinta-feira, 14, em Corupá16.03.2024 | 2 minutos de leitura

Professoras se despedem do Colégio São LuizRose Dell’Agnolo, Eloisa Eccel e Rita de Cássia Pereira construíram uma bonita história na instituição07.03.2024 | 4 minutos de leitura

Colégio São Luiz realiza melhorias em sua estruturaObjetivo é proporcionar um ambiente cada vez mais confortável e seguro para alunos, professores e funcionários23.02.2024 | 3 minutos de leitura
