Alunas do Colégio São Luiz retornam de intercâmbio no Canadá

Estudantes viveram uma experiência de 17 dias no Séminaire du Sacré-Coeur, na província de Quebec

Institucional

10.12.2025 - 16:41:37 | 5 minutos de leitura

Autor - Notícias São Luiz
Alunas do Colégio São Luiz retornam de intercâmbio no Canadá

Após uma experiência de intercâmbio no Canadá, as estudantes do Colégio São Luiz retornaram a Brusque na última semana. O grupo, formado por 12 alunas, embarcou no dia 16 de novembro para vivenciar 17 dias de imersão cultural, esportiva e acadêmica na província de Quebec, em mais uma edição do programa desenvolvido pela instituição em parceria com o Séminaire du Sacré-Coeur. A iniciativa, criada em 2023, tem como diferencial o vínculo com o esporte e, segundo os educadores, atingiu neste ano seu formato ideal.
A coordenadora do Programa Bilíngue, Mariane Werner Zen, destaca que a experiência proporcionou uma grande integração das estudantes com o ambiente escolar canadense. “Como professora, aproveitei o momento para conferir a didática aplicada em sala de aula. No caso do intercâmbio, os professores desenvolveram metodologias para incluir as alunas nas aulas, fazendo atividades que os alunos canadenses precisavam realizar, e ao mesmo tempo integrando nossas estudantes nas aulas de forma natural”, explica. 
Em sala de aula, as alunas participaram junto com os canadenses nas disciplinas de artes, matemática, ciências, francês e inglês. Além disso, tiveram a oportunidade de ter aulas exclusivas de francês para iniciantes.  
Mariane ressalta que o equilíbrio entre atividades culturais, acadêmicas e esportivas foi determinante para o sucesso desta edição. “Acredito que este ano chegamos ao formato ideal de intercâmbio. Houve um entrosamento muito bom entre as alunas e vivenciamos experiências culturais intensas, inclusive algumas inspiradas no que os canadenses viram aqui. Por exemplo, eles organizaram um encontro entre famílias, com comidas típicas de Quebec e música popular, tipo de evento que não é comum para eles, mas algo que as alunas canadenses vivenciaram no Brasil e incorporaram a ideia lá. Foi muito especial”.
O grupo também teve a oportunidade de visitar o parlamento canadense em Ottawa e conheceram pessoalmente a senadora Marty Deacon. Ela explicou às alunas que 52% do parlamento canadense é composto por mulheres, o que torna o Canadá o país com o maior número de mulheres no governo no mundo. Ela elogiou a iniciativa do Colégio São Luiz e do Séminaire du Sacré-Coeur em integrar educação e esporte na busca da internacionalização do ensino.
O técnico de vôlei, Daniel Ricardo Pieper, destaca o impacto transformador da vivência para as adolescentes. “Tivemos a parte esportiva com muitos elementos do inverno, como o curling, e a caminhada na neve. Também acompanhamos um jogo de hóquei sub-21, o principal esporte deles. Tudo isso é muito diferente do que vivenciamos aqui”, comenta.
Para ele, o intercâmbio vai além da prática esportiva. “Parece que 17 dias é pouco, mas transforma as meninas. Elas ganham independência, maturidade e autonomia. É como se se equivalesse a seis meses de amadurecimento. Além disso, trocamos experiências sobre treinamento. O vôlei lá tem características próprias, mais dinâmicas, e aprendemos muito”.

Experiência aprovada
As estudantes afirmam que o intercâmbio superou as expectativas, tanto no acolhimento das famílias quanto no contato com uma nova cultura.
Rafaela Müller Coelho destaca as amizades e as diferenças técnicas no vôlei canadense. “Fiz amizades que vou levar pra vida inteira, aprendi muito, conheci uma cultura diferente. Também achei bem legal essa vivência que tivemos com o vôlei. Foi muito legal aprender e me senti muito em casa”, afirma.
Para Hana Pruner Koguchi, a estadia criou laços que ela quer levar para o futuro. “Agora tenho uma família em outro país. Gostei muito de conhecer novas comidas e lugares”, conta.
A vivência familiar também marcou Valentina Vechini Matos. “A experiência foi única. Me senti em casa e fui muito acolhida. Superou minhas expectativas”, diz ela, ressaltando o carinho dos estudantes canadenses.
Maria Alice de Sousa da Silva destaca o crescimento pessoal. “Aprendemos a ser mais independentes e a conviver em grupo. A experiência superou o que eu esperava”.
Para Isadora Jaraceski, o intercâmbio ampliou horizontes. “Conviver com outra cultura abre a mente. A escola é diferente, o jeito de ensinar também. Me conectei muito com as irmãs canadenses, foi muito especial”.
A adaptação inicial foi um desafio para Marina Ristow, mas logo virou encantamento. “Foi estranho no começo, mas depois me acostumei. Ver neve foi muito legal e aprender francês também”.
Valentina Battisti Archer reforça a intensidade da experiência. “Amei viver na casa de uma família canadense, ver a rotina e conhecer a organização da escola. Criamos uma conexão muito forte”.
Já Antonella Peluso Cadore ressalta o interesse dos canadenses pela cultura brasileira. “A escola é muito diferente e, no início, foi mais difícil. Depois das apresentações que fizemos sobre o Brasil, eles começaram a conversar e queriam saber sobre o nosso país”.
Para Júlia Van Wilpe Hoffmann de Souza, o acolhimento familiar fez toda a diferença. “Conhecer novas tradições e culturas foi muito especial, e minha família anfitriã era incrível”.
Maysa Zucco Gevaerd aproveitou cada novidade. “A cultura é totalmente diferente. Gostei da comida apimentada, das pessoas, dos esportes como o curling, e das visitas aos museus”.
Para Luiza Zendron Peron a experiência foi a realização de um sonho. “Sempre quis fazer intercâmbio. Ver a neve, conhecer lugares lindos e fazer amizades foi incrível. Aproveitamos muito, mesmo com o frio”.
Letícia Ferreira da Silva também aprovou a experiência. De acordo com ela, o intercâmbio superou todas as expectativas. “Foi tudo incrível. Vivi momentos maravilhosos conhecendo novas cidades, jogando vôlei, fazendo novas amizades. Me conectei muito com a minha família canadense, que me recebeu super bem. Sou grata por essa oportunidade”.

Outros de Notícias
Mais em Institucional
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.