“Dia com os Avós”

Emoção marca a retomada deste evento tradicional no Colégio

Educação Infantil

04.07.2022 - 15:36:57 | 6 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
“Dia com os Avós”

Paralelo ao dia da visita do Superior Geral da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, o Colégio São Luís, através da Educação Infantil e Ensino Fundamental, voltou a promover o tradicional “Dia com os Avós”, sem acontecer por dois anos, desde a pandemia. Marcado pela emoção dos reencontros, o evento serviu um delicioso café aos avós que, em seguida, se dirigiram Auditório Paroquial, para acompanhar a apresentação dos netos e receber lembranças. O encontro ocorreu na sexta-feira, 1º de julho, e proporcionou a experiência de reviver os tempos de escola, afinal, muitos avós também estudaram no Colégio, o que despertou emoção e nostalgia.
Os alunos apresentaram as canções e, no instante seguinte, correram para o colo dos avós, entregando-lhes, além de abraço apertado e do beijinho doce, uma lembrança especial, cheia de amor e gratidão. 
"As crianças se envolvem bastante com os avós, e tê-los aqui para a apresentação torna o evento cheio de carinho, pois eles contribuem com suas experiências de vida", conta a professora Cleide Letícia Steingraber Carminatti. Já a coordenadora da Educação infantil, Sandra Cristini da Silva Ristow, destaca que “o evento é uma ação bastante tradicional, realizada pelo Colégio e que já acontecia antes da pandemia. É um momento extremamente importante para as crianças e para os avós. Quando os netos chegam ao Nível D da Educação Infantil, já se tem uma grande expectativa por esta data. É, também, um momento para agradecer esse carinho que eles têm pelos netos e o café vem para uni-los ainda mais".
O evento aconteceu em dois momentos, reunindo 170 idosos no período da manhã e 110 à tarde, como explica a coordenadora do Ensino Fundamental I, Silvana Kuner Pereira. "Para o Colégio é uma alegria muito grande voltar a realizar este encontro. Muitas crianças que aqui estudam tem um contato diário com os avós, que estão muito presentes na vida delas. A escola faz parte da vida dos avós, que no passado também estudaram conosco. Ver seus netos crescendo aqui, e poderem participar deste momento de confraternização e de gratidão, é de extrema importância".
Impressionado com a homenagem e organização do café, o Superior Geral, padre Carlos Codorniú, enalteceu a dedicação do Colégio em preservar esta tradição que aproxima ainda mais a instituição, os alunos e seus avós. "A relação dos avós com os pequenos é muito especial, e sempre irá gerar bons frutos. Os avós são os grandes missionários da sociedade. Os netos escutam e aprendem muito com o que os mais velhos contam para eles, e também há os ensinamentos na fé. Que o Senhor abençoe tanto amor e dedicação que os avós oferecem às crianças".

"Avós são adultos que têm tempo para nós"
"Os avós são pessoas adultas que têm tempo para nós. Que são mais doces e tem colos fofinhos e mais quentinhos". Assim narrava uma criança no vídeo preparado pelo Colégio para expressar o quanto a presença dos avós é importante na vida dos netos e netas. A homenagem, cheia de simplicidade, mas carregada de afeto, amor e ternura, distribuiu sorrisos e troca de olhares entre as duas gerações mais conectadas que existem: a dos avós com os netos.  
Glaci Volf, 65 anos, veio do Rio Grande do Sul prestigiar o neto Vinicius na apresentação. "Ele até não queria participar, porque eu moro no Rio Grande do Sul e não estaria aqui hoje. Mas consegui vir e só me emocionei, foi uma honra assisti-lo", conta. Da mesma forma, o avô da Sofia Cavalca Serafim, Edson Calava, de 66 anos, não escondeu a emoção. "A função de avô é muito gostosa, curtimos muito. Só de poder estar com os netos já é maravilhoso. E a apresentação foi linda. Antigamente não conseguia fazer muito pelos filhos, e hoje fazemos pelos netos", brinca. Alzira e o esposo Renato Roda, de 73 e 68 anos, comemoraram a volta do Café com os Avós e a oportunidade de poder prestigiar a apresentação. "É muito bom voltar a este evento após dois anos. Hoje viemos pela neta Helena e nas outras vezes pelo neto Arthur", lembram. 

Conexão do tempo
Na época em que o fundador da Congregação, Pe. Dehon, visitou a cidade, em 10 de novembro de 1906, também ocorreu a fundação do Colégio Santo Antônio, construído pelo Pe. Meller, com apoio da população católica brusquense. O educandário ainda não havia recebido a nova nomenclatura de 'Colégio São Luiz' quando José Moacir Merico fez parte da grade de alunos. "Nós vemos nos netos a nossa infância. Estudamos aqui há muitos anos, quando a realidade era bem diferente, mas os pequenos nos transportam no tempo", relata o avô, ex-aluno do Colégio. "Vemos nos netos que hoje estudam aqui o início da nossa vida, é como voltar no tempo e ver tudo recomeçar", reflete o avô.
Roselis Bittelbrunn também foi aluna do Colégio na década de 1960. Hoje, aos 62 anos, recorda com carinho dos tempos de escola e da alegria em ver seus sete netos alunos da instituição e os mais pequenos envolvidos na homenagem que a encheu de emoção. No passado, Roselis não teve a oportunidade de conviver com seus avós. Hoje, diante da relação com seus netos, vê na doce missão a experiência de ser e ter uma avó, ao mesmo tempo. "Os netos são os presentes mais doces que a vida nos dá. Quando estamos na função de pais, temos que dar conta de sustentar, educar e, em todos os sentidos, fazer com que esse filho vá para a vida com uma base forte e com valores. Agora, no futuro, estamos aqui para curtir os netos", revela.
Para a avó, tê-los como alunos do São Luiz é transmitir um legado às crianças. "Neste ano, quando todos os sete vieram para o São Luiz, me enchi de alegria, é como se a minha história estivesse sendo vivida outra vez. Penso que estar no Colégio hoje é poder dar o melhor que existe em termos de educação para eles no nosso município. Agradeço principalmente aos padres do Sagrado Coração de Jesus, que conseguiram dar continuidade a esse legado que, espero, prospere por muitos anos", finaliza Roselis. 

 
Outros de Imprensa
Mais em Educação Infantil
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Faça-nos uma visita virtual

Faça-nos uma visita virtual
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.